O dia do “fico”

renan

 

Gente, é chocante. O governo Temer, o STF e o Congresso estão derretendo. A credibilidade dos três poderes está sendo martelada a cada acontecimento esdrúxulo, como o que ocorreu essa semana entre a liminar do ministro Marco Aurélio Mello e o dia do “fico” de Renan Calheiros, à frente do Senado. 

Qual é o impacto disto na iniciativa privada? Em rodas fechadas, os aplausos para o governo Temer diminuem gradualmente. Em palestra para investidores na terça-feira, organizada por Carlos Eduardo Sobral, da gestora Taler, Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central e um dos pais do Plano Real, concluiu que o governo está perdido e que a equipe econômica se mostra fraca – ainda que detenha notória capacidade técnica.

Vão aqui algumas razões expostas:

1. Qualquer ministro da Fazenda, além de competência profissional, deve ter aptidão natural para comandar e animar a torcida, talento que não se vê em Henrique Meirelles.

2. A cadeira de ministro do Planejamento não poderia permanecer à espera do retorno de Romero Jucá.

3. Medidas de incentivo e antiburocracia, que não eram implementadas pelo governo petista por ideologia, agora são deixadas de lado para que se foque em duas ou três reformas insuficientes.

4. A corrupção deveria ser encarada e explicada à sociedade como uma parte indissociável da dívida pública e não como algo alheio à economia.

5. Falta relatório explicativo, quando do impeachment, sobre a real situação macro e microeconômica. O governo federal não poderia ter feito vistas grossas às finanças dos Estados.


raquel dodge primeira mulher procuradora

:Uma mulher na Procuradoria-Geral

  O Brasil tem uma nova procuradora-geral da República: Raquel Elias Ferreira Dodge, de 56 anos, foi indicada para o cargo pelo presidente Michel Temer após ficar em segundo lugar na lista tríplice elaborada por procuradores de todo o país. (mais…)(mais...)

Rita Lee

:Casa dos Políticos, já!

A cantora e ativista Rita Lee teve uma daquelas ideias brilhantes, dignas do seu gênio criativo. (mais…)(mais...)

arianna

:O poder de Arianna Huffington

Esta semana, Travis Kalanick, CEO e fundador da Uber, deixou a empresa depois de períodos turbulentos para a companhia, entre denúncias de assédio sexual e a debandada de seus principais executivos. (mais…)(mais...)

anfibio

:Michel Temer

Vejam diálogo entre os personagens de meu livro “Todo Vícios”, páginas 67 e 68: (mais…)(mais...)

bode

:A Lei da Previdência e o bode na sala

Na terça-feira, o presidente Michel Temer admitiu, em alto e bom som, que iria mudar o projeto de lei da Previdência no Congresso. (mais…)(mais...)

IMG_7729

:Muita informação pode significar informação nenhuma

Muitos números circulam pela mídia brasileira, mas os que parecem mais corretos são de os 83 pedidos de inquérito encaminhados pela PGR ao Supremo Tribunal Federal e outros 211 que vão ser enviados a instâncias inferiores, que citam mais de 350 pessoas. (mais…)(mais...)