Menos pirotecnia e mais razão

trump

A vitória de Trump nas eleições deve provocar um novo problema de refugiados no mundo: a de americanos. Seguida de dúvida: será que eles vão ser acolhidos?

Brincadeiras à parte, o choque da vitória de Trump foi geral, mas confesso que para mim, nem tanto. Sempre acreditei, ainda que de má vontade, que ele tinha muita chance de ganhar apesar das pesquisas. Por quê? porque o voto nele é um voto envergonhado, de protesto, de revolta. A população média americana, ao desconhecer os problemas do resto do mundo, acha que vive em péssimas condições. E tem reagido a isso.

Mas, por outro lado, tampouco acho que vai ser uma grande catástrofe. Primeiro porque o Presidente da República dos EUA manda menos do que a gente imagina, já que a forte administração pública mais o Congresso o “engessa”. Depois porque Trump sabe que dinheiro não leva desaforo para casa: ele já quebrou quatro vezes e não vai deixar isso acontecer com a economia americana.

O perigo do Trump é em relação ao que ele vai fazer em relação à política externa: ele pode perpetuar estragos em relação ao Oriente Médio, por exemplo. Mas desfazer o acordo que Obama fez com Cuba. A relação que existe com o Brasil também deve continuar igual. Não há sinais de que ela vá mudar para melhor ou para pior.

Gente, espero deste governo menos pirotecnia e mais ações racionais. O resto é firula.


raquel dodge primeira mulher procuradora

:Uma mulher na Procuradoria-Geral

  O Brasil tem uma nova procuradora-geral da República: Raquel Elias Ferreira Dodge, de 56 anos, foi indicada para o cargo pelo presidente Michel Temer após ficar em segundo lugar na lista tríplice elaborada por procuradores de todo o país. (mais…)(mais...)

Rita Lee

:Casa dos Políticos, já!

A cantora e ativista Rita Lee teve uma daquelas ideias brilhantes, dignas do seu gênio criativo. (mais…)(mais...)

arianna

:O poder de Arianna Huffington

Esta semana, Travis Kalanick, CEO e fundador da Uber, deixou a empresa depois de períodos turbulentos para a companhia, entre denúncias de assédio sexual e a debandada de seus principais executivos. (mais…)(mais...)

anfibio

:Michel Temer

Vejam diálogo entre os personagens de meu livro “Todo Vícios”, páginas 67 e 68: (mais…)(mais...)

bode

:A Lei da Previdência e o bode na sala

Na terça-feira, o presidente Michel Temer admitiu, em alto e bom som, que iria mudar o projeto de lei da Previdência no Congresso. (mais…)(mais...)

IMG_7729

:Muita informação pode significar informação nenhuma

Muitos números circulam pela mídia brasileira, mas os que parecem mais corretos são de os 83 pedidos de inquérito encaminhados pela PGR ao Supremo Tribunal Federal e outros 211 que vão ser enviados a instâncias inferiores, que citam mais de 350 pessoas. (mais…)(mais...)