Declaração do imposto de renda

IMG_7605

Gente. O governo Temer decidiu que não haverá correção da tabela de restituição do imposto de renda. O que significa que todo assalariado sofrerá um aumento no pagamento de seu imposto. A correção de valores teria que ter sido ajustada para ao menos o tamanho da inflação do ano de 2016, que ficou acima dos 4,5%. Mas nada. Um absurdo em um País onde pagamos impostos e não enxergamos o devido retorno.

Mas como é que começou o pagamento de impostos de pessoas físicas no Brasil? Foi em 31 de dezembro de 1922, quando criou-se a cobrança de imposto de renda anual. Os critérios ficaram a cargo do Poder Executivo. Que, de lá pra cá, só fez o imposto subir. A sociedade brasileira, sabe-se lá por que, não reage. Talvez não saiba que a defasagem ultrapassa os 80%. Ela é gigante e ninguém sequer reclama. Para você ter uma ideia, se a tabela fosse corrigida como deveria, hoje quem ganha até R$ 3.460 por mês não pagaria nada. Entretanto, este limite está fixado em R$ 1.900. Passou disso, o Leão morde.

Mas como não tem jeito, pelo menos por ora, vale o aviso: o prazo de entrega da declaração do imposto de renda começou dia 2 de março e termina no dia 28 de abril.


raquel dodge primeira mulher procuradora

:Uma mulher na Procuradoria-Geral

  O Brasil tem uma nova procuradora-geral da República: Raquel Elias Ferreira Dodge, de 56 anos, foi indicada para o cargo pelo presidente Michel Temer após ficar em segundo lugar na lista tríplice elaborada por procuradores de todo o país. (mais…)(mais...)

Rita Lee

:Casa dos Políticos, já!

A cantora e ativista Rita Lee teve uma daquelas ideias brilhantes, dignas do seu gênio criativo. (mais…)(mais...)

arianna

:O poder de Arianna Huffington

Esta semana, Travis Kalanick, CEO e fundador da Uber, deixou a empresa depois de períodos turbulentos para a companhia, entre denúncias de assédio sexual e a debandada de seus principais executivos. (mais…)(mais...)

anfibio

:Michel Temer

Vejam diálogo entre os personagens de meu livro “Todo Vícios”, páginas 67 e 68: (mais…)(mais...)

bode

:A Lei da Previdência e o bode na sala

Na terça-feira, o presidente Michel Temer admitiu, em alto e bom som, que iria mudar o projeto de lei da Previdência no Congresso. (mais…)(mais...)

IMG_7729

:Muita informação pode significar informação nenhuma

Muitos números circulam pela mídia brasileira, mas os que parecem mais corretos são de os 83 pedidos de inquérito encaminhados pela PGR ao Supremo Tribunal Federal e outros 211 que vão ser enviados a instâncias inferiores, que citam mais de 350 pessoas. (mais…)(mais...)