Uma tarde no sertão

sertao_1

Amigos,

eu sou uma entusiasta da cultura brasileira. A história, o folclore, as tradições, a gastronomia… e o nordeste é um daqueles cenários que mais refletem a identidade do brasileiro.

sertao_2

Parte desta trajetória se fez às margens do rio São Francisco. Navegando por suas águas, chegamos a uma cidade de nome bastante peculiar: Piranhas. Inclusive, a teledramaturgia fez uso da locação para contar as histórias das novelas “Cordel Encantado” e “Velho Chico”.

 

sertao_3

O cenário agreste, de lindos cânions margeados por águas cor de esmeralda, guarda a lembrança de uma importante passagem da história do sertão. A cidade dá acesso ao local onde Lampião foi morto com Maria Bonita e outros cangaceiros.

 

sertao_4

Após decapitado, o bando teve suas cabeças expostas nas escadarias da prefeitura de Piranhas.

Fiz um filme com a guia local, onde ela conta um pouco do que antecedeu o cerco ao bando do Lampião, assistam:

 

E como não poderia faltar, quero falar da gastronomia nordestina e suas tradições. Experimentei da carne de sol na chapa com queijo coalho a um peixe maravilhoso, o surubim, típico do São Francisco, de carne branca, leve e saborosa.

 

sertao_5

Uma delícia não?

E o que eu trouxe na bagagem comigo depois desta viagem é a essência da famosa frase de Guimarães Rosa, que diz: “o sertão está em toda parte, o sertão está dentro da gente”.

#leiaasmeninas


sangria_1

:Como fazer uma sangria

Amigos, ainda no clima de férias, hoje vou trazer a receita de um drinque que preparamos para acompanhar a paella. Ou melhor, que foi feita a quatro mãos. (mais…)(mais...)

paella_1

:Paella na fazenda

Amigos, as férias são sempre uma delícia, não acham? São um tempo de encontros com familiares e amigos. E não há nada melhor nestes encontros do que saborear uma deliciosa receita. (mais…)(mais...)

IMG_0598

:Dia da pizza

Amigos, tão conhecida por ser terrível, esta segunda-feira tem um gosto especial: gosto de pizza! Afinal de contas, hoje, dia 10 de julho, celebra-se o Dia da Pizza. (mais…)(mais...)

kitty_1

:In cucina con Kitty: pudim de queijo

  Amigos, a culinária desta semana foi preparada a 4 mãos. Na verdade, foi mesmo preparada com as duas mãos da minha convidada, Kitty Assis. (mais…)(mais...)

orecchiete_1

:Como fazer orecchiete com brócolis e linguiça?

Amigos, estão gostando da série de receitas para o inverno? (mais…)(mais...)

irish coffee

:Como fazer um Irish Coffee

Agora que o inverno chegou para valer, a gente busca todo tipo de receita para se aquecer por dentro, né? Não bastassem as delícias da Menina Silvana Tinelli, nós vamos hoje trazer aqui uma receita de um drinque clássico de inverno: o Irish Coffee. (mais…)(mais...)