Mãos poderosas de uma ceramista

ED05E79C-F28A-4B03-8A65-A8B90E87F981

Amigos,

Estou começando uma nova série de filmes aqui nas Meninas.

Vocês sabem da minha identificação com as artes, sobre o quanto aprecio todas suas formas e manifestações. A ideia desta série surgiu após visitar uma exposição de ceramistas paraguaias, pois fiquei encantada.

Tempos depois, Walter Cabral, que aqui já participou com o lindo trabalho do Xingu, conseguiu o contato delas e partimos para o Paraguai. Eu, ele, Teresa Fittipaldi e o Fernando Silva Telles fomos, então, conhecer o rico e belo trabalho dessas mulheres extraordinárias.

8A958144-F681-468E-A3C3-9007036A2828

Vou abrir esta série falando de Ediltrudes Nogueira, que nos recebeu em sua casa na pobre cidade de Tobati, que é conhecida por ter muitas ceramistas. Com uma generosidade e simpatia fora do comum, Ediltrudes mostrou o seu talento com argila, com a qual ela esculpe lindas peças, quase sem ferramentas. As poucas que ela utiliza, vocês irão assistir no filme, são adaptadas de utensílios, objetos e peças do dia-a-dia.

774E121A-CDA4-4A0E-ADA5-7B7A2699BF7D

Agora vejam como a arte é um instrumento de inclusão, pois o fio condutor da nossa narrativa nesta série é que estamos falando de gente simples, que vive em lugares distantes e sem recursos. Pessoas que não receberam instrução na escola, mas que venceram todas as dificuldades pelo talento de seus trabalhos.

Agora assistam comigo a este primeiro filme:

No próximo post irei falar dos brilhantes artistas do sertão de Alagoas.

#leiaasmeninas e aproveite o feriado.

 

 


surpresa

:Vem surpresa aí!

Meninas, vocês nem imaginam! Vem surpresa boa aí! A partir de março, vocês encontram o nosso conteúdo em outro endereço! Aguardem!(mais...)

espaco_arte_são miguel dos milagres

:Arte em São Miguel dos Milagres

Amigos, acabo de chegar de uma viagem a um lugar maravilhoso: São Miguel dos Milagres, em Alagoas. (mais…)(mais...)

amsterda

:GPS off-line em Amsterdã

São poucos os aplicativos de localização que podem ser acessados off-line e isso pode se tornar um problema na primeira vez que a gente visita uma nova cidade. Pensando nisso, a companhia aérea KLM criou uma tag de malas inteligente batizada de KLM Care Tag para quem vai visitar Amsterdã. (mai(mais...)

Nikunotoriko Restaurant

:Não é só a comida que impressiona

No restaurante Nikunotoriko, especializado em carnes grelhadas, não é só a comida que impressiona. Obra do arquiteto japonês Ryoji Iedokoro, o restaurante, situado no übercool distrito de Roppongi, em Tóquio, passou um ano em obras até se transformar nessa impactante estrutura. (mais…)(mais...)

espada de sao jorge na sala

:Espada-de-São-Jorge na decoração

Há um certo tempo, falamos aqui n’As Meninas sobre a tendência de usar as suculentas na decoração, lembra? (Se não lembra, clique aqui). (mais…)(mais...)

lutetia

:Vem aí a reinauguração do Lutetia

Os últimos dois anos foram marcados pela reinauguração de grandes clássicos da hotelaria parisiense: o Hôtel de Crillon e o Ritz. Em 2018, é a vez do Lutetia reabrir suas portas. (mais…)(mais...)