Flavio de Carvalho e a Casa do Sabor

flavio_1

Amigos,

nesta semana publiquei um post falando sobre o belíssimo trabalho de minha amiga Luiza Olivetto com seus chocolates AMMA. Mas há um detalhe sobre o local onde está instalada a loja da marca, batizada de Casa do Sabor, que merece um post à parte, pois é rico em história.

Tudo começa nos anos 30, quando Flavio de Carvalho, figura fundamental da Semana Modernista de 22, que instaurou os princípios antropofágicos e instituiu as bases tropicalistas da arte e da cultura brasileiras, criou esse projeto aqui no bairro dos Jardins, em São Paulo:

 

Flavio de Carvalho e a Casa do Sabor

 

Pensador e criador muito bem humorado, Flavio de Carvalho ficou conhecido por sair às ruas de São Paulo vestido com uma saia, para proclamar as questões tropicais de nosso país, que, devido ao clima, não deveriam obedecer a estética europeia que pregava ternos e calças compridas. Detalhe: em 1956!

Mas antes mesmo desse divertido protesto, entre 1936 e 1938, este sonhador, pintor, arquiteto e autointitulado Rei da Amazônia criaria a Vila Modernista. O projeto possuía 16 casas, uma diferente da outra. Para demonstrar essa diversidade – e destacar suas características – o artista escreveu um manual de instruções para o uso das casas, educando também a população de São Paulo, que vivia em uma cidade de crescimento surpreendente à época.

Entre elas estava a Casa do Sabor, usada hoje como loja-conceito da AMMA Chocolates. E Luiza Olivetto preservou e restaurou elementos desta criação, tais como os ladrilhos hidráulicos que representam os 5 sentidos humanos e as cadeiras, desenhadas por ele.

 

flavio_3

Por todo este contexto histórico, está aí mais um motivo para fazer uma visita à Casa do Sabor. Como se precisasse, diante daqueles chocolates deliciosos…

 

Aproveite o fim de semana para ir lá.

 

#leiaasmeninas e um beijo.


5C9F4512-9479-4BAA-BA17-EE7B8EB40952

:Um bom lugar pra ler um livro… na China!

Não é novidade para ninguém que eu sou fã assídua de bibliotecas. (mais…)(mais...)

65503D36-BC05-4A5B-BC16-2220E1F83947

:Tecnologia a favor da produtividade

Com a chegada do final do ano, parece que nosso rendimento cai e a cabeça fica tão cheia de coisas que não cabe mais nada na memória. (mais…)(mais...)

intercambio depois dos 45

:Que tal um intercâmbio?

Estudar fora depois dos 45? Está se tornando mais comum que você imagina. (mais…)(mais...)

ED05E79C-F28A-4B03-8A65-A8B90E87F981

:Mãos poderosas de uma ceramista

Amigos, Estou começando uma nova série de filmes aqui nas Meninas. (mais…)(mais...)

Café da Tiffany

:O café da Tiffany

Atire o primeiro croissant quem nunca se imaginou vivendo essa cena do filme “Bonequinha de Luxo” diante da vitrine da Tiffany’s na 5ª Avenida, em Nova York. (mais…)(mais...)

maite no roda viva

:Maitê no Roda Viva

A Menina Maitê Proença é a convidada de hoje do programa Roda Viva, que vai ao ar às segundas-feiras às 22h15, na TV Cultura. (mais…)(mais...)