Flavio de Carvalho e a Casa do Sabor

flavio_1

Amigos,

nesta semana publiquei um post falando sobre o belíssimo trabalho de minha amiga Luiza Olivetto com seus chocolates AMMA. Mas há um detalhe sobre o local onde está instalada a loja da marca, batizada de Casa do Sabor, que merece um post à parte, pois é rico em história.

Tudo começa nos anos 30, quando Flavio de Carvalho, figura fundamental da Semana Modernista de 22, que instaurou os princípios antropofágicos e instituiu as bases tropicalistas da arte e da cultura brasileiras, criou esse projeto aqui no bairro dos Jardins, em São Paulo:

 

Flavio de Carvalho e a Casa do Sabor

 

Pensador e criador muito bem humorado, Flavio de Carvalho ficou conhecido por sair às ruas de São Paulo vestido com uma saia, para proclamar as questões tropicais de nosso país, que, devido ao clima, não deveriam obedecer a estética europeia que pregava ternos e calças compridas. Detalhe: em 1956!

Mas antes mesmo desse divertido protesto, entre 1936 e 1938, este sonhador, pintor, arquiteto e autointitulado Rei da Amazônia criaria a Vila Modernista. O projeto possuía 16 casas, uma diferente da outra. Para demonstrar essa diversidade – e destacar suas características – o artista escreveu um manual de instruções para o uso das casas, educando também a população de São Paulo, que vivia em uma cidade de crescimento surpreendente à época.

Entre elas estava a Casa do Sabor, usada hoje como loja-conceito da AMMA Chocolates. E Luiza Olivetto preservou e restaurou elementos desta criação, tais como os ladrilhos hidráulicos que representam os 5 sentidos humanos e as cadeiras, desenhadas por ele.

 

flavio_3

Por todo este contexto histórico, está aí mais um motivo para fazer uma visita à Casa do Sabor. Como se precisasse, diante daqueles chocolates deliciosos…

 

Aproveite o fim de semana para ir lá.

 

#leiaasmeninas e um beijo.


surpresa

:Vem surpresa aí!

Meninas, vocês nem imaginam! Vem surpresa boa aí! A partir de março, vocês encontram o nosso conteúdo em outro endereço! Aguardem!(mais...)

espaco_arte_são miguel dos milagres

:Arte em São Miguel dos Milagres

Amigos, acabo de chegar de uma viagem a um lugar maravilhoso: São Miguel dos Milagres, em Alagoas. (mais…)(mais...)

amsterda

:GPS off-line em Amsterdã

São poucos os aplicativos de localização que podem ser acessados off-line e isso pode se tornar um problema na primeira vez que a gente visita uma nova cidade. Pensando nisso, a companhia aérea KLM criou uma tag de malas inteligente batizada de KLM Care Tag para quem vai visitar Amsterdã. (mai(mais...)

Nikunotoriko Restaurant

:Não é só a comida que impressiona

No restaurante Nikunotoriko, especializado em carnes grelhadas, não é só a comida que impressiona. Obra do arquiteto japonês Ryoji Iedokoro, o restaurante, situado no übercool distrito de Roppongi, em Tóquio, passou um ano em obras até se transformar nessa impactante estrutura. (mais…)(mais...)

espada de sao jorge na sala

:Espada-de-São-Jorge na decoração

Há um certo tempo, falamos aqui n’As Meninas sobre a tendência de usar as suculentas na decoração, lembra? (Se não lembra, clique aqui). (mais…)(mais...)

lutetia

:Vem aí a reinauguração do Lutetia

Os últimos dois anos foram marcados pela reinauguração de grandes clássicos da hotelaria parisiense: o Hôtel de Crillon e o Ritz. Em 2018, é a vez do Lutetia reabrir suas portas. (mais…)(mais...)