A curiosa Praça da Vergonha

praca_1

Amigos,

ainda em Palermo, uma cidade rica de cultura e história, centro econômico da Sicília, quero hoje falar de dois lugares bastante peculiares.

Vou começar pela Piazza Pretoria, também conhecida como Praça da Vergonha. É conhecida assim porque ao longo do século XVII, ela representou a corrupção do município. E também pela nudez das estátuas, que foram dispostas de maneira a provocar os moradores do entorno. De um lado, monges que residiam num mosteiro e se deparavam com o nu de divindades gregas Ártemis e Afrodite. Do outro, as mulheres que residiam em um convento encontravam diariamente com as esculturas de Adônis nu.

 

praca_2

Acima vocês podem ver as 16 estátuas distribuídas nos arredores da fonte.

Depois de passar pela Praça da Vergonha, me perguntei: podem as questões do zodíaco se relacionar com a igreja? Pelo menos na Catedral de Palermo, podemos dizer que sim. O visitante que estiver por ali e, por distração, olhar para o chão irá encontrar pequenos mosaicos com os símbolos do zodíaco.

Foi engraçado me deparar com o mosaico do meu signo, que é Leão, e o do meu ascendente, Virgem. Mais curioso ainda: o uso dos símbolos do zodíaco tem função de calendário, definindo as datas ao longo do ano.

Aproveitei para gravar um filme nestes dois lugares. Assistam:

 

 

#leiaasmeninas e uma ótima semana!


livro Libraries by Candida Höfer

:As bibliotecas mais lindas do mundo

Quais são as bibliotecas mais lindas do mundo? Mesmo em tempos de iPad e do tal do touch, as bibliotecas continuam funcionando como verdadeiras fortalezas do conhecimento. Claro, fortalezas bem charmosas. (mais…)(mais...)

livro coquetel 4

:Consulte antes do próximo happy hour

À procura de uma inspiração para o próximo happy hour? O livro “Cocktail Chameleon” (Assouline, 240 pág.) tem uma miríade de opções. (mais…)(mais...)

piso e mesa de madeira de demolição

:Inspiração: madeira de demolição

Retirada de antigas construções e transformada em pisos, painéis e até móveis, a madeira de demolição é cheia de personalidade e transforma mesmo o mais básico dos ambientes em um lugar acolhedor. (mais…)(mais...)

amazonia

:A internacionalização da Amazônia

Essa merece ser lida, afinal não é todo dia que um brasileiro dá um esculacho educadíssimo nos americanos! (mais…)(mais...)

Cynthia Garcia vale (1)

:Mulheres de poder: Cynthia Garcia

Obras de arte por todas as paredes, caixas da Hermès, livros e mais livros... tudo em uma “desorganização organizada”. (mais…)(mais...)

Vale

:Lugares imperdíveis pelo vale do Douro

Passei esse mês na Europa. Na parte final da viagem, tive o prazer de ficar na parte portuguesa do vale do Douro, que fica ao norte do país. Embora nasça na Espanha, o Rio Douro tem sua maior parte em Portugal – uma região híbrida entre os dois países ibéricos que só visitando para entende(mais...)