A cerâmica do Marrocos

ceramica_1

Amigos,

quanta beleza pode ter em uma fábrica de cerâmicas? A pergunta já seria fácil de responder se considerássemos apenas o encanto das peças prontas, mas confesso que é muito mais.

 

ceramica_2

Estava na cidade de Fez, no Marrocos, e vi de perto tudo isso. Fomos muito bem recebidos pelo dono da fábrica, que fez questão de mostrá-la para nós: cada tarefa, cada detalhe. No início, fiquei encantada com a habilidade do escultor, que apenas “de olho” esculpiu as duas peças de um Tajine.

ceramica_3

Depois, visitamos o local onde as peças começam a ganhar vida com a pintura, realizada por moças com uma maestria que impressiona. De seus gestos disciplinados surgem pontos, linhas… formando lindas composições visuais.

 

ceramica_4

E por fim vi de onde surge o lindo colorido dos mosaicos, com suas peças talhadas manualmente uma por uma. Em um mundo tão digital e tão instantâneo é lindo ter contato com caminhos que sugerem o sentido inverso, o caminho do tempo.

Melhor do que falar é convidá-los a assistir ao filme que gravei lá:

 

Não é impressionante tamanha habilidade e simplicidade?

ceramica_5

 

#leiaasmeninas


6

:O impressionante Calendário Pirelli 2018

A gente adora acompanhar as mudanças que a imagem da mulher está passando nas campanhas publicitárias recentes. Antes tarde do que nunca! E a Pirelli foi uma das marcas de mais destaque nesse quesito. (mais…)(mais...)

abre

:Arte sobre o café derramado

A Menina Eliana Michaelichen já falou aqui sobre a latte art, ou seja, a arte de criar desenhos com a espuma do cappuccino. Mas hoje descobrimos outro trabalho feito com café que é de cair o queixo! (mais…)(mais...)

paricá 2

:Teçume: a marca must have da vez

Cris Barros, Giuliana Romanno e a nossa Menina Esther Giobbi já se encantaram e levaram para as coleções de suas marcas. Donata Meirelles e Daniela Falcão já foram vistas desfilando com as suas bolsas por aí. (mais…)(mais...)

lucianok_baixa

:Um charmoso hotel-butique em Santiago

  Apesar de ser uma das mais charmosas capitais da América do Sul, Santiago ainda não conta com uma oferta diversificada de hotéis-butique. Aqueles, pequenos e com personalidade, sabe? (mais…)(mais...)

No fim da exposição, a marca de papel lançou de um helicóptero pedaços de papel com a cor escolhida pelo público

:Marrs Green: a cor favorita do mundo

Muito se especula sobre gostos e preferências. Há de se concordar, no entanto, que existe um limite para esse tipo de discussão. (mais…)(mais...)

2

:O faz-de-conta é essencial

O faz-de-conta é essencial para o aprendizado e para estimular a criatividade e a imaginação dos pequenos. (mais…)(mais...)