A cerâmica do Marrocos

ceramica_1

Amigos,

quanta beleza pode ter em uma fábrica de cerâmicas? A pergunta já seria fácil de responder se considerássemos apenas o encanto das peças prontas, mas confesso que é muito mais.

 

ceramica_2

Estava na cidade de Fez, no Marrocos, e vi de perto tudo isso. Fomos muito bem recebidos pelo dono da fábrica, que fez questão de mostrá-la para nós: cada tarefa, cada detalhe. No início, fiquei encantada com a habilidade do escultor, que apenas “de olho” esculpiu as duas peças de um Tajine.

ceramica_3

Depois, visitamos o local onde as peças começam a ganhar vida com a pintura, realizada por moças com uma maestria que impressiona. De seus gestos disciplinados surgem pontos, linhas… formando lindas composições visuais.

 

ceramica_4

E por fim vi de onde surge o lindo colorido dos mosaicos, com suas peças talhadas manualmente uma por uma. Em um mundo tão digital e tão instantâneo é lindo ter contato com caminhos que sugerem o sentido inverso, o caminho do tempo.

Melhor do que falar é convidá-los a assistir ao filme que gravei lá:

 

Não é impressionante tamanha habilidade e simplicidade?

ceramica_5

 

#leiaasmeninas


amsterda

:GPS off-line em Amsterdã

São poucos os aplicativos de localização que podem ser acessados off-line e isso pode se tornar um problema na primeira vez que a gente visita uma nova cidade. Pensando nisso, a companhia aérea KLM criou uma tag de malas inteligente batizada de KLM Care Tag para quem vai visitar Amsterdã. (mai(mais...)

Nikunotoriko Restaurant

:Não é só a comida que impressiona

No restaurante Nikunotoriko, especializado em carnes grelhadas, não é só a comida que impressiona. Obra do arquiteto japonês Ryoji Iedokoro, o restaurante, situado no übercool distrito de Roppongi, em Tóquio, passou um ano em obras até se transformar nessa impactante estrutura. (mais…)(mais...)

espada de sao jorge na sala

:Espada-de-São-Jorge na decoração

Há um certo tempo, falamos aqui n’As Meninas sobre a tendência de usar as suculentas na decoração, lembra? (Se não lembra, clique aqui). (mais…)(mais...)

lutetia

:Vem aí a reinauguração do Lutetia

Os últimos dois anos foram marcados pela reinauguração de grandes clássicos da hotelaria parisiense: o Hôtel de Crillon e o Ritz. Em 2018, é a vez do Lutetia reabrir suas portas. (mais…)(mais...)

delivery

:O delivery de pizza do futuro

Quando a gente pensa em carro do futuro, sempre imagina um automóvel de design futurista, que dirige sozinho e, quiçá, a nave dos Jetsons que voa para escapar do trânsito. (mais…)(mais...)

0A6346A4-26B3-4B34-829D-5098E6E6D6BB

:O restaurante da Gucci

A Gucci resolveu se juntar à Cavalli, à Armani, à Prada (que patrocina a tradicional Pasticceria Marchesi) e à Tiffany. (mais…)(mais...)