Cidade inventada

IMG_8640

Amigos,

se hoje usufruímos de muitos benefícios da ciência e da medicina, devemos ser muito agradecidos, pois houve um tempo em que as coisas não eram tão acessíveis.

Exemplo disso é o tratamento da hanseníase, também conhecida como lepra, que na atualidade, por conta dos recursos, leva de seis meses a um ano.

Agora, em 1940, como era isso?

IMG_8641

Durante o Estado Novo, foram construídas 37 colônias para o confinamento compulsório de enfermos de hanseníase. O projeto Cidade Inventada conta como era a vida em uma dessas colônias, a Itapuã, localizada a apenas 50 km de Porto Alegre.

Para garantir o isolamento, a colônia tinha estrutura de uma cidade, com restaurante, hospital, escola, igreja, cadeia e até tinham uma moeda própria.

Nela já se abrigaram quase 1500 pacientes, mas hoje é habitada por apenas oito ex-pacientes que perderam o vínculo com o mundo exterior, mesmo quando receberam permissão para sair em 1986.

Eu assisti ao curta da documentarista Liliana Sulzbach que é exibido no site e gostaria de convidar a todos que assistam neste link aqui.

IMG_8642

O Brasil continua tendo elevados números de hanseníase, cerca de 26 mil novos casos ao ano, muitos deles em crianças. Ela é provocada por um bacilo e transmitida pela respiração, e reflete o desenvolvimento social, pois incide em pessoas com baixa resistência e desnutridas.

Há registros de colônias deste tipo na Índia e no Japão, e neste, devido as duras regras os homens eram esterilizados e as mulheres eram obrigadas a cometer o aborto, caso engravidassem.

Uma realidade difícil, não acham?

#leiaasmeninas


imunidade

:Como reforçar a imunidade no inverno?

Segundo o meu querido endocrinologista Dr. Maurício Hirata, com a chegada do inverno vêm as doenças típicas da época, como problemas respiratórios, gripes e resfriados. (mais…)(mais...)

mingau de aveia

:O mingau de aveia não é mais o mesmo

Um dos ingredientes mais queridinhos dos nutricionistas, a aveia regula o intestino e reduz o colesterol o ruim e, ainda por cima, é naturalmente livre de glúten. (mais…)(mais...)

fatherhood

:Ser bom pai é genético?

No século do DNA, tudo é culpa da genética. Se comemos demais é porque nossos ancestrais da Idade da Pedra passavam fome, e só sobreviveram aqueles com genes glutões que, quando surgia a oportunidade, caíam de boca no mamute abatido. (mais…)(mais...)

:Na dieta, equilíbrio é a chave do sucesso

Para emagrecer tem mesmo que cortar glúten? E lactose? E chocolate? “Não! Sou avessa a modismos e não existe alimento proibido”, diz, categoricamente a nutricionista e consultora de alimentação Valéria Rangel. (mais…)(mais...)

comida-saudavel

:Minha primeira vez com uma nutricionista

 Amigos, Sabem aquelas questões da vida que por algum motivo a gente vai deixando de lado, adiando e fechando os olhos, até que num belo dia toma aquele susto? (mais…)(mais...)

testosterona

:Como repor a testosterona?

A testosterona é um hormônio encontrado nos homens e nas mulheres, porém, em quantidades bem maiores no corpo masculino. Por isso, costuma ser conhecida como sinônimo de masculinidade. (mais…)(mais...)