Cidade inventada

IMG_8640

Amigos,

se hoje usufruímos de muitos benefícios da ciência e da medicina, devemos ser muito agradecidos, pois houve um tempo em que as coisas não eram tão acessíveis.

Exemplo disso é o tratamento da hanseníase, também conhecida como lepra, que na atualidade, por conta dos recursos, leva de seis meses a um ano.

Agora, em 1940, como era isso?

IMG_8641

Durante o Estado Novo, foram construídas 37 colônias para o confinamento compulsório de enfermos de hanseníase. O projeto Cidade Inventada conta como era a vida em uma dessas colônias, a Itapuã, localizada a apenas 50 km de Porto Alegre.

Para garantir o isolamento, a colônia tinha estrutura de uma cidade, com restaurante, hospital, escola, igreja, cadeia e até tinham uma moeda própria.

Nela já se abrigaram quase 1500 pacientes, mas hoje é habitada por apenas oito ex-pacientes que perderam o vínculo com o mundo exterior, mesmo quando receberam permissão para sair em 1986.

Eu assisti ao curta da documentarista Liliana Sulzbach que é exibido no site e gostaria de convidar a todos que assistam neste link aqui.

IMG_8642

O Brasil continua tendo elevados números de hanseníase, cerca de 26 mil novos casos ao ano, muitos deles em crianças. Ela é provocada por um bacilo e transmitida pela respiração, e reflete o desenvolvimento social, pois incide em pessoas com baixa resistência e desnutridas.

Há registros de colônias deste tipo na Índia e no Japão, e neste, devido as duras regras os homens eram esterilizados e as mulheres eram obrigadas a cometer o aborto, caso engravidassem.

Uma realidade difícil, não acham?

#leiaasmeninas


neuroCare_neuroConn_tDCS

:A ciência contra a corrupção

Pois é, escrever sobre o quê no grande tema da ciência que seja relevante para o momento terrivelmente histórico que estamos vivendo?  Que tal sobre a biologia da honestidade?!! (mais…)(mais...)

insonia

:Bem-disposta após uma noite de insônia: 5 dicas

Um dos grandes males dos nossos tempos, a insônia costuma deixar a gente destruída no dia seguinte – e os compromissos não se cancelam apenas porque a noite anterior foi mal aproveitada, certo? Por isso adoramos essa matéria da revista Madame, do jornal Le Figaro. (mais…)(mais...)

Cindy e filha

:Tal mãe, tal filha. A ciência explica por quê

Embora pareça (muito) a mesma pessoa, as modelos que ilustram os retratos acima são mãe e filha. Mais precisamente Cindy Crawford e Kaia Gerber. E o que os olhos veem – uma semelhança que impressiona – a ciência explica. (mais…)(mais...)

kasha-cuit

:Kasha, o supercereal da vez

Você sabe o que é o kasha? Trata-se de um preparo que lembra um mingau e é popular na Rússia, mas que está ganhando muita dieta do lado de cá do planeta por ser à base de grão de trigo sarraceno tostado e leite. (mais…)(mais...)

IMG_8640

:Cidade inventada

Amigos, se hoje usufruímos de muitos benefícios da ciência e da medicina, devemos ser muito agradecidos, pois houve um tempo em que as coisas não eram tão acessíveis. (mais…)(mais...)

3 gerações

:Flashback – ou por que o Brasil não muda

“Mãe, o Brasil tem que parar de só produzir bens primários!  Devemos produzir bens manufaturados, que têm muito mais valor!”, exclamou minha filha de 14 anos durante o jantar.  (mais…)(mais...)