Cidade inventada

IMG_8640

Amigos,

se hoje usufruímos de muitos benefícios da ciência e da medicina, devemos ser muito agradecidos, pois houve um tempo em que as coisas não eram tão acessíveis.

Exemplo disso é o tratamento da hanseníase, também conhecida como lepra, que na atualidade, por conta dos recursos, leva de seis meses a um ano.

Agora, em 1940, como era isso?

IMG_8641

Durante o Estado Novo, foram construídas 37 colônias para o confinamento compulsório de enfermos de hanseníase. O projeto Cidade Inventada conta como era a vida em uma dessas colônias, a Itapuã, localizada a apenas 50 km de Porto Alegre.

Para garantir o isolamento, a colônia tinha estrutura de uma cidade, com restaurante, hospital, escola, igreja, cadeia e até tinham uma moeda própria.

Nela já se abrigaram quase 1500 pacientes, mas hoje é habitada por apenas oito ex-pacientes que perderam o vínculo com o mundo exterior, mesmo quando receberam permissão para sair em 1986.

Eu assisti ao curta da documentarista Liliana Sulzbach que é exibido no site e gostaria de convidar a todos que assistam neste link aqui.

IMG_8642

O Brasil continua tendo elevados números de hanseníase, cerca de 26 mil novos casos ao ano, muitos deles em crianças. Ela é provocada por um bacilo e transmitida pela respiração, e reflete o desenvolvimento social, pois incide em pessoas com baixa resistência e desnutridas.

Há registros de colônias deste tipo na Índia e no Japão, e neste, devido as duras regras os homens eram esterilizados e as mulheres eram obrigadas a cometer o aborto, caso engravidassem.

Uma realidade difícil, não acham?

#leiaasmeninas


IMG_2401

:Terapia, budismo e algumas lições

Às vésperas de fazer 80 anos, minha mãe me pediu de presente que fizéssemos uma “terapia” de mãe/filha. (mais…)(mais...)

lygia mulher

:O ciclo da vida feminina

Não percam hoje, na Folha. Tati Bernardi, grávida, descrevendo sua busca por um(a) ginecologista/obstetra, e as barbaridades que experimentou em seu périplo.  Ela me inspirou a contar a minha história de outra fase do ciclo reprodutivo feminino. Aí vai! (mais…)(mais...)

ansiedade

:Probióticos para depressão e ansiedade

Não é de hoje que os benefícios de probióticos – como kefir e kimchi – são divulgados aos quatro ventos. (mais…)(mais...)

livro A Primeira Chance

:A perversa loteria da vida

Semana passada em artigo na Folha de São Paulo, o médico Miguel Srougi falou da derrocada de nossa sociedade e a decorrente miséria e falta de oportunidades dos brasileiros. (mais…)(mais...)

azit

:Os benefícios do azeite extra virgem e do sashimi

Aí vai a dica do meu querido endocrinologista, o dr. Mauricio Hirata: não dispense na sua dieta o azeite extra virgem e o sashimi. Por quê? Eles são ricos em ômega 3 e antioxidantes. Ambos evitam o envelhecimento precoce da pele. E têm mais benefícios ainda. (mais…)(mais...)

embrião

:Mais perto do embrião humano transgênico

Estamos mais perto do embrião humano transgênico. É o que diz a Menina Lygia da Veiga Pereira, em um artigo publicado hoje com esse tema, aqui, no jornal O Globo. Confira abaixo: (mais…)(mais...)