Vinhos de terroir, orgânicos e biodinâmicos

vinho organico

Vinhos de terroir, orgânicos ou biodinâmicos são os novos queridinhos dos apreciadores. Com mais personalidade, são normalmente cultivados por pequenos produtores, e não recebem aditivos, como taninos em pó, corretivos de açúcar ou acidez, espessantes ou leveduras artificiais que acrescentam aromas estranhos, entre outros artifícios utilizados pela indústria. O resultado? Uma riqueza de aromas e sabores na garrafa e mais respeito pelo consumidor e pelo meio-ambiente.

A diferença entre os vinhos orgânicos e biodinâmicos é que, nos primeiros, o sistema de plantio se baseia na interação com a fauna e a flora do ambiente em que a videira cresce. Esse cultivo não utiliza defensivos químicos, e utiliza a própria natureza e sua biodiversidade no controle de pragas. Já a biodinâmica vai além disso. A proposta é um retorno às técnicas ancestrais de agricultura. O cultivo da videira leva em conta as fases da lua, as estações do ano e os ritmos da natureza para determinar os momentos mais adequados para o plantio, poda e colheita. Os vinhos de terroir, por sua vez, são de pequenos produtores e, muitas vezes, têm produção orgânica, embora nem sempre tenham o selo certificado – pois ele custa caro.

Interessado? Três importadoras no Brasil optaram por focar por rótulos com essas características: a De La Croix, mais focada em vinhos franceses, a Garrafa Livre, que também se concentra em rótulos da França e tem uma proposta sustentável até de comercialização, e a Vindame, que reúne garrafas da Alemanha, da Espanha e da Itália.

E os vinhos brasileiros? Pois é. Enquanto isso, os rótulos nacionais vivem esse momento polêmico que comentamos aqui.

 

 

 


cooktop e celular tasty

:Cooktop + celular = Tasty One Top

Você certamente já assistiu a um dos deliciosos vídeos do canal Tasty. Quer ver? (mais…)(mais...)

ravioli doce

:Ravioli doce com nutella. Que tal?

Amigos, devido ao enorme sucesso da minha receita de ravióli doce, hoje trago para vocês novamente essa delícia. (mais…)(mais...)

delivery

:O delivery de pizza do futuro

Quando a gente pensa em carro do futuro, sempre imagina um automóvel de design futurista, que dirige sozinho e, quiçá, a nave dos Jetsons que voa para escapar do trânsito. (mais…)(mais...)

0A6346A4-26B3-4B34-829D-5098E6E6D6BB

:O restaurante da Gucci

A Gucci resolveu se juntar à Cavalli, à Armani, à Prada (que patrocina a tradicional Pasticceria Marchesi) e à Tiffany. (mais…)(mais...)

4D1F2777-73FF-4145-8E3A-92C0AC80FE2E

:Você sabe fazer um arroz a banda?

Meus amigos, 2018 começou a pleno vapor. Não parece, mas já estamos na segunda semana de janeiro. Simplesmente assustador. (mais…)(mais...)

99427686-1D0C-4FC0-83E9-2126BDBBC86C

:Espaguete ao maçunim. Ou seria vôngole?

Amigos, Iniciando o ano novo, quero trazer uma ilustre convidada e uma receita deliciosa para abrir o ano. A curiosidade aqui é sobre o nome do principal ingrediente. (mais…)(mais...)