Um google só para moda

we wear vale

O calendário de exposições de moda mundo afora anda mais interessante que o de desfiles, mas é praticamente impossível acompanhar essa agenda presencialmente. Rei Kawakubo no Met, Dior no Arts Décoratifs de Paris, Guy Bourdin na galeria Carla Sozzani… Quem dera poder estar em todos os lugares ao-mesmo-tempo-agora.

Foi pensando nisso que o Google criou, dentro de sua plataforma Art Project, o sensacional We Wear Culture. Com a mesma proposta de digitalizar as obras de arte dos museus mais incríveis do mundo, a plataforma de moda já fez uma parceria com instituições como o próprio Costume Institute do Met, o Victoria & Albert Museum e o Kyoto Costume Institute para reunir um acervo inédito online.

we wear

Comandado por Kate Lauterbach (ex-Condé Nast e ex- J.Crew), o projeto trará fotos de peças de roupa e acessórios, apresentará exposições virtuais e deve servir como um banco de dados, imagens e histórias – de criadores e estudantes de moda. Uma tecnologia semelhante ao Google Street View oferece uma experiência imersiva por dentro das coleções e acervos de museus.

Em entrevista ao site Business of Fashion, Kate disse que pela primeira vez será possível pesquisar mais de  15.000 novos artefatos online com alta resolução. “E você pode pesquisar por época, por cor… imagine que você quer fazer um moodboard em um tom específico de vermelho. Você encontra todas as peças nesse matiz. Ou você quer ver chapéus do século 16… você pode selecionar o conteúdo de uma maneira que vai se tornar útil à indústria. E eu espero que gere conversas e conexões”, conclui.

Para acessa a plataforma, clique aqui.

 

Por Priscilla Portugal

 

 


livro Catwalking 3

:Moda de passarela, por Chris Moore

  De Paris a Nova York, se você entrasse em uma sala de desfiles ao longo dos anos 60, 70, 80 e 90, certamente passaria ao lado de Chris Moore. Nos pits lotados de fotógrafos, esse britânico se consagrou como um dos maiores documentadores da moda de passarela do planeta. (mais…)(mais...)

vitrine da Hermès 3

:As incríveis vitrines da Hermès

 Quando vê uma vitrine montada assim, feito obra de arte, você se pergunta quem é o nome por trás daquela criação? No caso da Hermès e suas incríveis vitrines essa pessoa é Leïla Menchari, 90 anos. (mais…)(mais...)

the shopkeepers - dicas de compras

:Dicas de compras únicas pelo mundo

Butiques independentes, pequenas e únicas. É tudo o que a gente procura na hora de fazer compras, né? Itens exclusivos, que só podem ser encontrados em um lugar, além de atendimento acolhedor são os principais atrativos desse tipo de lugar e a designer Paula Flynn concorda. (mais…)(mais...)

Gloria Coelho

:5 perguntas para Gloria Coelho

Como a gente adiantou aqui, As Meninas estão com um especial indo ao ar todas as semanas, chamado “5 perguntas para”. (mais…)(mais...)

lais-ribeiro-sutiã Victorias

:O sutiã de US$2 milhões

Um dos eventos mais esperados do ano, o desfile anual da grife de lingeries Victoria’s Secret, já tem data para acontecer: será no próximo dia 28 em Xangai, na China. A ideia da grife é marcar sua expansão no país mais populoso do mundo, mas o destaque do desfile ficará por conta de uma br(mais...)

vestido produzido em impressora 3D, em 2013

:A incrível moda do futuro no MoMA

Até o próximo dia 28 de janeiro, o MoMA, em NY, exibe a mostra “Items: Is Fashion Modern?”, primeira exposição sobre moda da história do museu. (mais…)(mais...)