Um chatbot feminista

beta chatbot feminista

Você sabe o que é chatbot? Trata-se de um programa de computador que tenta simular um ser humano em chats, normalmente usado em serviços de atendimento ao consumidor. Ele é programado para dar respostas prontas e levar a links que possam responder a determinadas perguntas. Normalmente, aparece no canto inferior esquerdo da tela quando você abre o tira-dúvidas de um site.

Acontece que um grupo de programadoras brasileiras resolveu usar a tecnologia a favor da causa feminista. As meninas do Nossas, um laboratório de ativismo, criaram o chatbot Beta e o colocaram à disposição de todos os grupos, organizações e ativistas que defendem os direitos das mulheres no Brasil.

Funciona assim: esse robô monitora em tempo real todas as ameaças aos direitos das mulheres no Brasil e avisa as mulheres cadastradas nessa página assim que alguma delas entrar em pauta para que possa enviar e-mails que pressionem o poder público. Ela também vai mobilizar mulheres a irem pra rua quando alguma campanha importante estiver acontecendo.

Em resumo, como diz a “própria” Beta: “A missão não é fácil: como reconfigurar um sistema que é programado prioritariamente por homens e para homens? Então, sempre que uma notificação de mensagem minha aparecer, pode ter certeza de que será alguma campanha ou ação feminista que está precisando da sua ajuda. Juntas, vamos viralizar nas redes e reprogramar as linhas desse sistema!”.

E nós aplaudimos a iniciativa!

 


amsterda

:GPS off-line em Amsterdã

São poucos os aplicativos de localização que podem ser acessados off-line e isso pode se tornar um problema na primeira vez que a gente visita uma nova cidade. Pensando nisso, a companhia aérea KLM criou uma tag de malas inteligente batizada de KLM Care Tag para quem vai visitar Amsterdã. (mai(mais...)

Nikunotoriko Restaurant

:Não é só a comida que impressiona

No restaurante Nikunotoriko, especializado em carnes grelhadas, não é só a comida que impressiona. Obra do arquiteto japonês Ryoji Iedokoro, o restaurante, situado no übercool distrito de Roppongi, em Tóquio, passou um ano em obras até se transformar nessa impactante estrutura. (mais…)(mais...)

espada de sao jorge na sala

:Espada-de-São-Jorge na decoração

Há um certo tempo, falamos aqui n’As Meninas sobre a tendência de usar as suculentas na decoração, lembra? (Se não lembra, clique aqui). (mais…)(mais...)

lutetia

:Vem aí a reinauguração do Lutetia

Os últimos dois anos foram marcados pela reinauguração de grandes clássicos da hotelaria parisiense: o Hôtel de Crillon e o Ritz. Em 2018, é a vez do Lutetia reabrir suas portas. (mais…)(mais...)

delivery

:O delivery de pizza do futuro

Quando a gente pensa em carro do futuro, sempre imagina um automóvel de design futurista, que dirige sozinho e, quiçá, a nave dos Jetsons que voa para escapar do trânsito. (mais…)(mais...)

0A6346A4-26B3-4B34-829D-5098E6E6D6BB

:O restaurante da Gucci

A Gucci resolveu se juntar à Cavalli, à Armani, à Prada (que patrocina a tradicional Pasticceria Marchesi) e à Tiffany. (mais…)(mais...)