Tarsila em Nova York

Tarsila do Amaral - sol poente

Enxergar além do óbvio. Essa era uma das mais marcantes características da artista paulista Tarsila do Amaral (1886–1973), figura fundamental no Modernismo brasileiro. E enxergar além do óbvio é também o maior mérito do museu de arte moderna de Nova York, o MoMA, com sua programação sempre imperdível e cortes fora do comum.

Agora, pela primeira vez, as obras de Tarsila estarão reunidas no MoMA, na mostra individual “Tarsila do Amaral: Inventing Modern Art in Brazil”, que vai de 11 de fevereiro a 3 de junho. O foco da exposição está em sua produção modernista dos anos 20, de seus primeiros trabalhos em Paris aos trabalhos de cunho social do começo dos anos 30, passando por pinturas emblemáticas, como “O sol poente”, de 1929.

São 130 obras, incluindo pinturas, desenhos, anotações, fotografias e outros documentos históricos, que hoje ficam em coleções espalhadas pela América Latina, Europa e Estados Unidos, e contam um pouco de sua história. Tarsila estudou piano escultura e desenho no Brasil, antes de partir para Paris, para cursar a Académie Julian, onde estudou com André Lhote, Albert Gleizes e Fernand Léger. Com eles, sofreu influência do Cubismo.

Foi daí que desenvolveu seu estilo particular, usando linhas sintéticas e volumes sensuais para retratar paisagens e cenas bucólicas com uma ampla paleta de cores. E, não poderia ser diferente, a mostra traz o “Abaporu”, de 1928, que consolidou o Modernismo brasileiro e gerou o Manifesto Antropofágico, germe de um dos movimentos de arte mais transformadores do Brasil.

 

Por Priscilla Portugal

Foto: © Tarsila do Amaral Licenciamentos/Divulgação MoMA

 

 


Tarsila do Amaral - sol poente

:Tarsila em Nova York

Enxergar além do óbvio. Essa era uma das mais marcantes características da artista paulista Tarsila do Amaral (1886–1973), figura fundamental no Modernismo brasileiro. E enxergar além do óbvio é também o maior mérito do museu de arte moderna de Nova York, o MoMA, com sua programação semp(mais...)

discurso de oprah winfrey no globo de ouro

:O discurso de Oprah Winfrey

“Já entrevistei e representei gente que sofreu muitíssimo na vida. O que essas pessoas têm em comum é manterem viva a esperança de um mundo melhor. Quero que todas as meninas que virem isto saibam que temos um novo dia pela frente. (mais…)(mais...)

Bispo do Rosário

:Mostra de Arthur Bispo do Rosário vai até dia 14

Vai até o próximo domingo, dia 14, a exposição “Flutuações”, de Arthur Bispo do Rosário, em cartaz na Casa Museu Eva Klabin, no Rio de Janeiro.  (mais…)(mais...)

cate-blanchett

:Cate Blanchett preside Cannes

  Ao que tudo indica, a indústria do cinema está mesmo preocupada com a questão do assédio sexual, ainda bem! O Festival de Cinema de Cannes, que este ano acontece de 8 a 19 de maio, escolheu como presidente do seu júri a atriz Cate Blanchett, de 48 anos. (mais…)(mais...)

nuptias

:Nuptias: casamento reinventado

Retratos antigos de casamento feitos na região do Cariri, no nordeste do Brasil, se transformam em fotopinturas nas mãos de Rosângela Rennó graças a  tinta, objetos, recortes e recomposições. (mais…)(mais...)

trama fantasma - estreia cinema 2018

:Cinema: 6 estreias imperdíveis de 2018

O ano já começou e mal podemos esperar para assistir a esses filmes. Confira aqui os trailers das nossas 6 estreias imperdíveis de 2018: (mais…)(mais...)