Tal mãe, tal filha. A ciência explica por quê

Cindy e filha

Embora pareça (muito) a mesma pessoa, as modelos que ilustram os retratos acima são mãe e filha. Mais precisamente Cindy Crawford e Kaia Gerber. E o que os olhos veem – uma semelhança que impressiona – a ciência explica.

Recentemente, pesquisadores da universidade King’s College, de Londres, divulgaram um estudo que detectou as “partes” do rosto com mais propensão para uma notável herança genética. Em primeiro lugar ficou a ponta do nariz, com 66% de chance de ser herdada. Na sequência, vêm as maçãs do rosto e o canto interno dos olhos. Por isso mesmo que a semelhança entre mãe e filha não seja tão gritante, o sorriso, por exemplo, acaba sendo igual. Menos aparente, mas de muito peso na definição do formato e da expressão facial está o “philtrum”, que é a pequena cova situada entre o nariz e o lábio superior.

O pesquisador Giovanni Montana, um dos autores do estudo, disse ao site da universidade que esta é a primeira vez que se determina com tanta precisão quais são as partes do rosto herdadas de nossas mães. Isso porque, para identificar melhor os pontos de semelhança, sua equipe estudou a face de várias pessoas, sobretudo pares de gêmeos. Com a ajuda de uma câmera 3D, eles encontraram esses pontos nos gêmeos idênticos. E a conclusão pôde ser estendida às duplas de mães e filhas. Curioso, não?

 

 

 


neuroCare_neuroConn_tDCS

:A ciência contra a corrupção

Pois é, escrever sobre o quê no grande tema da ciência que seja relevante para o momento terrivelmente histórico que estamos vivendo?  Que tal sobre a biologia da honestidade?!! (mais…)(mais...)

insonia

:Bem-disposta após uma noite de insônia: 5 dicas

Um dos grandes males dos nossos tempos, a insônia costuma deixar a gente destruída no dia seguinte – e os compromissos não se cancelam apenas porque a noite anterior foi mal aproveitada, certo? Por isso adoramos essa matéria da revista Madame, do jornal Le Figaro. (mais…)(mais...)

Cindy e filha

:Tal mãe, tal filha. A ciência explica por quê

Embora pareça (muito) a mesma pessoa, as modelos que ilustram os retratos acima são mãe e filha. Mais precisamente Cindy Crawford e Kaia Gerber. E o que os olhos veem – uma semelhança que impressiona – a ciência explica. (mais…)(mais...)

kasha-cuit

:Kasha, o supercereal da vez

Você sabe o que é o kasha? Trata-se de um preparo que lembra um mingau e é popular na Rússia, mas que está ganhando muita dieta do lado de cá do planeta por ser à base de grão de trigo sarraceno tostado e leite. (mais…)(mais...)

IMG_8640

:Cidade inventada

Amigos, se hoje usufruímos de muitos benefícios da ciência e da medicina, devemos ser muito agradecidos, pois houve um tempo em que as coisas não eram tão acessíveis. (mais…)(mais...)

3 gerações

:Flashback – ou por que o Brasil não muda

“Mãe, o Brasil tem que parar de só produzir bens primários!  Devemos produzir bens manufaturados, que têm muito mais valor!”, exclamou minha filha de 14 anos durante o jantar.  (mais…)(mais...)