Tal mãe, tal filha. A ciência explica por quê

Cindy e filha

Embora pareça (muito) a mesma pessoa, as modelos que ilustram os retratos acima são mãe e filha. Mais precisamente Cindy Crawford e Kaia Gerber. E o que os olhos veem – uma semelhança que impressiona – a ciência explica.

Recentemente, pesquisadores da universidade King’s College, de Londres, divulgaram um estudo que detectou as “partes” do rosto com mais propensão para uma notável herança genética. Em primeiro lugar ficou a ponta do nariz, com 66% de chance de ser herdada. Na sequência, vêm as maçãs do rosto e o canto interno dos olhos. Por isso mesmo que a semelhança entre mãe e filha não seja tão gritante, o sorriso, por exemplo, acaba sendo igual. Menos aparente, mas de muito peso na definição do formato e da expressão facial está o “philtrum”, que é a pequena cova situada entre o nariz e o lábio superior.

O pesquisador Giovanni Montana, um dos autores do estudo, disse ao site da universidade que esta é a primeira vez que se determina com tanta precisão quais são as partes do rosto herdadas de nossas mães. Isso porque, para identificar melhor os pontos de semelhança, sua equipe estudou a face de várias pessoas, sobretudo pares de gêmeos. Com a ajuda de uma câmera 3D, eles encontraram esses pontos nos gêmeos idênticos. E a conclusão pôde ser estendida às duplas de mães e filhas. Curioso, não?

 

 

 


imunidade

:Como reforçar a imunidade no inverno?

Segundo o meu querido endocrinologista Dr. Maurício Hirata, com a chegada do inverno vêm as doenças típicas da época, como problemas respiratórios, gripes e resfriados. (mais…)(mais...)

mingau de aveia

:O mingau de aveia não é mais o mesmo

Um dos ingredientes mais queridinhos dos nutricionistas, a aveia regula o intestino e reduz o colesterol o ruim e, ainda por cima, é naturalmente livre de glúten. (mais…)(mais...)

fatherhood

:Ser bom pai é genético?

No século do DNA, tudo é culpa da genética. Se comemos demais é porque nossos ancestrais da Idade da Pedra passavam fome, e só sobreviveram aqueles com genes glutões que, quando surgia a oportunidade, caíam de boca no mamute abatido. (mais…)(mais...)

:Na dieta, equilíbrio é a chave do sucesso

Para emagrecer tem mesmo que cortar glúten? E lactose? E chocolate? “Não! Sou avessa a modismos e não existe alimento proibido”, diz, categoricamente a nutricionista e consultora de alimentação Valéria Rangel. (mais…)(mais...)

comida-saudavel

:Minha primeira vez com uma nutricionista

 Amigos, Sabem aquelas questões da vida que por algum motivo a gente vai deixando de lado, adiando e fechando os olhos, até que num belo dia toma aquele susto? (mais…)(mais...)

testosterona

:Como repor a testosterona?

A testosterona é um hormônio encontrado nos homens e nas mulheres, porém, em quantidades bem maiores no corpo masculino. Por isso, costuma ser conhecida como sinônimo de masculinidade. (mais…)(mais...)