Tal mãe, tal filha. A ciência explica por quê

Cindy e filha

Embora pareça (muito) a mesma pessoa, as modelos que ilustram os retratos acima são mãe e filha. Mais precisamente Cindy Crawford e Kaia Gerber. E o que os olhos veem – uma semelhança que impressiona – a ciência explica.

Recentemente, pesquisadores da universidade King’s College, de Londres, divulgaram um estudo que detectou as “partes” do rosto com mais propensão para uma notável herança genética. Em primeiro lugar ficou a ponta do nariz, com 66% de chance de ser herdada. Na sequência, vêm as maçãs do rosto e o canto interno dos olhos. Por isso mesmo que a semelhança entre mãe e filha não seja tão gritante, o sorriso, por exemplo, acaba sendo igual. Menos aparente, mas de muito peso na definição do formato e da expressão facial está o “philtrum”, que é a pequena cova situada entre o nariz e o lábio superior.

O pesquisador Giovanni Montana, um dos autores do estudo, disse ao site da universidade que esta é a primeira vez que se determina com tanta precisão quais são as partes do rosto herdadas de nossas mães. Isso porque, para identificar melhor os pontos de semelhança, sua equipe estudou a face de várias pessoas, sobretudo pares de gêmeos. Com a ajuda de uma câmera 3D, eles encontraram esses pontos nos gêmeos idênticos. E a conclusão pôde ser estendida às duplas de mães e filhas. Curioso, não?

 

 

 


C56FD3AD-BBC2-46A6-917F-C045CE8571C8

:Ciência não é gasto!

Hoje o publicitário Nizan Guanaes se juntou a nós cientistas, cedendo seu espaço semanal na Folha de São Paulo para insistirmos no nosso bordão: ciência não é gasto, ciência é investimento! (mais…)(mais...)

jane fonda jogging

:5 benefícios da corrida no pós-menopausa

A chegada da menopausa traz calores incômodos e pode ser que você se sinta desanimada para começar uma atividade física. Reunimos, então, 5 benefícios que a corrida traz para qualquer pessoa – mas que fazem muita diferença na vida de quem convive com a menopausa. (mais…)(mais...)

dificil emagrecer depois dos 40

:Por que é tão difícil emagrecer depois dos 40?

Afinal, por que é tão difícil emagrecer depois dos 40? O caderno Madame, suplemento feminino do jornal francês Le Figaro publicou uma reportagem especial a respeito do assunto – que imediatamente foi parar entre os mais lidos do site, é claro. (mais…)(mais...)

:Vamos salvar a ciência brasileira

A Menina Lygia da Veiga Pereira e outros renomados cientistas brasileiros estão com uma campanha de fundamental importância: vamos salvar a ciência brasileira. (mais…)(mais...)

supe humanosss

:Nós, super-humanos

“A biotecnologia vai criar desigualdades”, disse a aluna do ensino médio depois de ouvir minha aula sobre as novidades das pesquisas em genética, genomas e células-tronco. “Sim, professora, porque quem vai ter acesso a essas tecnologias médicas sofisticadas? Só uma classe privilegiada! Is(mais...)

IMG_2401

:Terapia, budismo e algumas lições

Às vésperas de fazer 80 anos, minha mãe me pediu de presente que fizéssemos uma “terapia” de mãe/filha. (mais…)(mais...)