Tal mãe, tal filha. A ciência explica por quê

Cindy e filha

Embora pareça (muito) a mesma pessoa, as modelos que ilustram os retratos acima são mãe e filha. Mais precisamente Cindy Crawford e Kaia Gerber. E o que os olhos veem – uma semelhança que impressiona – a ciência explica.

Recentemente, pesquisadores da universidade King’s College, de Londres, divulgaram um estudo que detectou as “partes” do rosto com mais propensão para uma notável herança genética. Em primeiro lugar ficou a ponta do nariz, com 66% de chance de ser herdada. Na sequência, vêm as maçãs do rosto e o canto interno dos olhos. Por isso mesmo que a semelhança entre mãe e filha não seja tão gritante, o sorriso, por exemplo, acaba sendo igual. Menos aparente, mas de muito peso na definição do formato e da expressão facial está o “philtrum”, que é a pequena cova situada entre o nariz e o lábio superior.

O pesquisador Giovanni Montana, um dos autores do estudo, disse ao site da universidade que esta é a primeira vez que se determina com tanta precisão quais são as partes do rosto herdadas de nossas mães. Isso porque, para identificar melhor os pontos de semelhança, sua equipe estudou a face de várias pessoas, sobretudo pares de gêmeos. Com a ajuda de uma câmera 3D, eles encontraram esses pontos nos gêmeos idênticos. E a conclusão pôde ser estendida às duplas de mães e filhas. Curioso, não?

 

 

 


IMG_2401

:Terapia, budismo e algumas lições

Às vésperas de fazer 80 anos, minha mãe me pediu de presente que fizéssemos uma “terapia” de mãe/filha. (mais…)(mais...)

lygia mulher

:O ciclo da vida feminina

Não percam hoje, na Folha. Tati Bernardi, grávida, descrevendo sua busca por um(a) ginecologista/obstetra, e as barbaridades que experimentou em seu périplo.  Ela me inspirou a contar a minha história de outra fase do ciclo reprodutivo feminino. Aí vai! (mais…)(mais...)

ansiedade

:Probióticos para depressão e ansiedade

Não é de hoje que os benefícios de probióticos – como kefir e kimchi – são divulgados aos quatro ventos. (mais…)(mais...)

livro A Primeira Chance

:A perversa loteria da vida

Semana passada em artigo na Folha de São Paulo, o médico Miguel Srougi falou da derrocada de nossa sociedade e a decorrente miséria e falta de oportunidades dos brasileiros. (mais…)(mais...)

azit

:Os benefícios do azeite extra virgem e do sashimi

Aí vai a dica do meu querido endocrinologista, o dr. Mauricio Hirata: não dispense na sua dieta o azeite extra virgem e o sashimi. Por quê? Eles são ricos em ômega 3 e antioxidantes. Ambos evitam o envelhecimento precoce da pele. E têm mais benefícios ainda. (mais…)(mais...)

embrião

:Mais perto do embrião humano transgênico

Estamos mais perto do embrião humano transgênico. É o que diz a Menina Lygia da Veiga Pereira, em um artigo publicado hoje com esse tema, aqui, no jornal O Globo. Confira abaixo: (mais…)(mais...)