Sylvia Earle, 81 anos: uma vida dedicada ao mar

sylva

“Eu tinha 12 anos quando meus pais se mudaram para o oeste da Flórida. Descobri cavalos-marinhos e ouriços-do-mar e queria saber quem eram essas criaturas. Então, quando tive a chance de fazer mergulho subaquático, não conseguia acreditar que podia respirar debaixo d’água”, conta a bióloga marinha Sylvia Earle, 81 anos.

Sylvia se encantou com o universo marinho e nunca mais deixou os oceanos. Em 1969 ela liderou um time de mulheres aquanautas: elas passaram duas semanas debaixo da água explorando a vida marinha. E desde então, sua paixão só aumentou. Mas junto com ela vem a preocupação pela forma como os seres humanos tratam os mares.

“Cerca de 90% dos grandes peixes não existem mais. Metade dos recifes de corais desapareceram. Meu objetivo é chamar a atenção para isso. Então, criei uma ONG chamada Mission Blue para incentivar os cuidados e o respeito ao meio ambiente”, explica.

A ONG de Sylvia Earle ganhou o apoio da relojoaria suíça Rolex e ela, aos 81 anos, se tornou uma embaixadora da marca. E nós, aqui d’As Meninas, aplaudimos seu admirável trabalho.

Veja aqui um pouco mais de sua história:

 


livro Libraries by Candida Höfer

:As bibliotecas mais lindas do mundo

Quais são as bibliotecas mais lindas do mundo? Mesmo em tempos de iPad e do tal do touch, as bibliotecas continuam funcionando como verdadeiras fortalezas do conhecimento. Claro, fortalezas bem charmosas. (mais…)(mais...)

livro coquetel 4

:Consulte antes do próximo happy hour

À procura de uma inspiração para o próximo happy hour? O livro “Cocktail Chameleon” (Assouline, 240 pág.) tem uma miríade de opções. (mais…)(mais...)

piso e mesa de madeira de demolição

:Inspiração: madeira de demolição

Retirada de antigas construções e transformada em pisos, painéis e até móveis, a madeira de demolição é cheia de personalidade e transforma mesmo o mais básico dos ambientes em um lugar acolhedor. (mais…)(mais...)

amazonia

:A internacionalização da Amazônia

Essa merece ser lida, afinal não é todo dia que um brasileiro dá um esculacho educadíssimo nos americanos! (mais…)(mais...)

Cynthia Garcia vale (1)

:Mulheres de poder: Cynthia Garcia

Obras de arte por todas as paredes, caixas da Hermès, livros e mais livros... tudo em uma “desorganização organizada”. (mais…)(mais...)

Vale

:Lugares imperdíveis pelo vale do Douro

Passei esse mês na Europa. Na parte final da viagem, tive o prazer de ficar na parte portuguesa do vale do Douro, que fica ao norte do país. Embora nasça na Espanha, o Rio Douro tem sua maior parte em Portugal – uma região híbrida entre os dois países ibéricos que só visitando para entende(mais...)