Probióticos para depressão e ansiedade

ansiedade

Não é de hoje que os benefícios de probióticos – como kefir e kimchi – são divulgados aos quatro ventos. A principal razão? Eles são bactérias “do bem”, com função anti-inflamatória, que melhoram a saúde do intestino e é lá, como se sabe, que reside quase toda a defesa do nosso organismo.

O que se descobriu recentemente foi que, além de nos proteger de doenças como câncer, diabetes e alergias, um intestino equilibrado protege até de doenças mentais e emocionais, como a depressão e a ansiedade.

Neste artigo, a psiquiatra holística Aparna Iyer explica que a flora intestinal ajuda a metabolizar as gorduras dos alimentos, as proteínas e certas vitaminas. “Ela também fornece uma defesa contra infecções, mas é prejudicada quando temos inflamações e nosso corpo vive situações estressantes, como ansiedade, depressão e outros problemas mentais. Esse estresse cria um ambiente ruim para a flora intestina e pode prejudicar a sobrevivências das boas bactérias que vivem naturalmente por lá”, diz.

É aí que entra o consumo de probióticos, pois eles oferecem apoio para o crescimento da flora e equilíbrio de suas boas bactérias no intestino. Por fim, a médica fala sobre estudos em que alimentos probióticos se mostraram úteis no tratamento de pacientes depressivos e ansiosos. Além disso, as pessoas que fizeram essa dieta viram seu bem-estar cognitivo, emocional, físico e digestivo melhorar. Sem contar, é claro, que comparados aos medicamentos tarja preta, os probióticos não têm risco de efeitos colaterais.

 

 


C56FD3AD-BBC2-46A6-917F-C045CE8571C8

:Ciência não é gasto!

Hoje o publicitário Nizan Guanaes se juntou a nós cientistas, cedendo seu espaço semanal na Folha de São Paulo para insistirmos no nosso bordão: ciência não é gasto, ciência é investimento! (mais…)(mais...)

jane fonda jogging

:5 benefícios da corrida no pós-menopausa

A chegada da menopausa traz calores incômodos e pode ser que você se sinta desanimada para começar uma atividade física. Reunimos, então, 5 benefícios que a corrida traz para qualquer pessoa – mas que fazem muita diferença na vida de quem convive com a menopausa. (mais…)(mais...)

dificil emagrecer depois dos 40

:Por que é tão difícil emagrecer depois dos 40?

Afinal, por que é tão difícil emagrecer depois dos 40? O caderno Madame, suplemento feminino do jornal francês Le Figaro publicou uma reportagem especial a respeito do assunto – que imediatamente foi parar entre os mais lidos do site, é claro. (mais…)(mais...)

:Vamos salvar a ciência brasileira

A Menina Lygia da Veiga Pereira e outros renomados cientistas brasileiros estão com uma campanha de fundamental importância: vamos salvar a ciência brasileira. (mais…)(mais...)

supe humanosss

:Nós, super-humanos

“A biotecnologia vai criar desigualdades”, disse a aluna do ensino médio depois de ouvir minha aula sobre as novidades das pesquisas em genética, genomas e células-tronco. “Sim, professora, porque quem vai ter acesso a essas tecnologias médicas sofisticadas? Só uma classe privilegiada! Is(mais...)

IMG_2401

:Terapia, budismo e algumas lições

Às vésperas de fazer 80 anos, minha mãe me pediu de presente que fizéssemos uma “terapia” de mãe/filha. (mais…)(mais...)