Para ter energia e não engordar

prato perfeito

Como seria o prato perfeito para sempre ter energia sem engordar? Se você leva comida para o trabalho – como a maioria das pessoas que querem manter o peso – certamente já se perguntou isso.

E o site Refinery 29 foi atrás do atleta Scott Jurek para resolver este mistério. O currículo dele é inspirador: uma Spartthlon – ultramaratona de 246 quilômetros entre as cidades gregas de Atenas e Esparta – uma Hardrock 100 (166 quilômetros a 20 km acima do nível do mar) e a ultramaratona de Badwater, com outros 246 quilômetros. Para manter a energia sem aumentar o peso – afinal isso sobrecarregaria todas as suas articulações – ele desenvolveu um método de montar seus pratos em todas as refeições. É simples e vai facilitar a sua vida. Quer ver?

A fórmula é: base de carboidrato + boost de carboidrato + proteína + vegetal + gordura.

As sugestões dele para suprir tudo isso é que você sempre tenha um alimento dos grupos abaixo e seu prato estará equilibrado:

1. Base de carboidrato: grãos, arroz, massa, grãos de trigo, quinoa, massa integral, massa de arroz, painço, cevadinha, trigo sarraceno.

2. Boost de carboidrato: variedades de abóbora, batata doce, inhame, batata, mandioca,  Squash, sweet potatoes, yams, potatoes, frutas secas.

3. Proteína: qualquer tipo de feijão, ervilha e vagem, lentilha, tofu, edamame.

4. Vegetal: alguma das seguintes variedades crua ou cozida: folhas, brócolis, couve-flor, tomates, cenouras, repolho, couve.

5. Gordura: abacate, azeitona, coco, amêndoas, nozes, castanhas, sementes (de gergelim, girassol ou abóbora), óleo de gergelim, azeite de oliva, óleo de linhaça.

 


neuroCare_neuroConn_tDCS

:A ciência contra a corrupção

Pois é, escrever sobre o quê no grande tema da ciência que seja relevante para o momento terrivelmente histórico que estamos vivendo?  Que tal sobre a biologia da honestidade?!! (mais…)(mais...)

insonia

:Bem-disposta após uma noite de insônia: 5 dicas

Um dos grandes males dos nossos tempos, a insônia costuma deixar a gente destruída no dia seguinte – e os compromissos não se cancelam apenas porque a noite anterior foi mal aproveitada, certo? Por isso adoramos essa matéria da revista Madame, do jornal Le Figaro. (mais…)(mais...)

Cindy e filha

:Tal mãe, tal filha. A ciência explica por quê

Embora pareça (muito) a mesma pessoa, as modelos que ilustram os retratos acima são mãe e filha. Mais precisamente Cindy Crawford e Kaia Gerber. E o que os olhos veem – uma semelhança que impressiona – a ciência explica. (mais…)(mais...)

kasha-cuit

:Kasha, o supercereal da vez

Você sabe o que é o kasha? Trata-se de um preparo que lembra um mingau e é popular na Rússia, mas que está ganhando muita dieta do lado de cá do planeta por ser à base de grão de trigo sarraceno tostado e leite. (mais…)(mais...)

IMG_8640

:Cidade inventada

Amigos, se hoje usufruímos de muitos benefícios da ciência e da medicina, devemos ser muito agradecidos, pois houve um tempo em que as coisas não eram tão acessíveis. (mais…)(mais...)

3 gerações

:Flashback – ou por que o Brasil não muda

“Mãe, o Brasil tem que parar de só produzir bens primários!  Devemos produzir bens manufaturados, que têm muito mais valor!”, exclamou minha filha de 14 anos durante o jantar.  (mais…)(mais...)