Para ter energia e não engordar

prato perfeito

Como seria o prato perfeito para sempre ter energia sem engordar? Se você leva comida para o trabalho – como a maioria das pessoas que querem manter o peso – certamente já se perguntou isso.

E o site Refinery 29 foi atrás do atleta Scott Jurek para resolver este mistério. O currículo dele é inspirador: uma Spartthlon – ultramaratona de 246 quilômetros entre as cidades gregas de Atenas e Esparta – uma Hardrock 100 (166 quilômetros a 20 km acima do nível do mar) e a ultramaratona de Badwater, com outros 246 quilômetros. Para manter a energia sem aumentar o peso – afinal isso sobrecarregaria todas as suas articulações – ele desenvolveu um método de montar seus pratos em todas as refeições. É simples e vai facilitar a sua vida. Quer ver?

A fórmula é: base de carboidrato + boost de carboidrato + proteína + vegetal + gordura.

As sugestões dele para suprir tudo isso é que você sempre tenha um alimento dos grupos abaixo e seu prato estará equilibrado:

1. Base de carboidrato: grãos, arroz, massa, grãos de trigo, quinoa, massa integral, massa de arroz, painço, cevadinha, trigo sarraceno.

2. Boost de carboidrato: variedades de abóbora, batata doce, inhame, batata, mandioca,  Squash, sweet potatoes, yams, potatoes, frutas secas.

3. Proteína: qualquer tipo de feijão, ervilha e vagem, lentilha, tofu, edamame.

4. Vegetal: alguma das seguintes variedades crua ou cozida: folhas, brócolis, couve-flor, tomates, cenouras, repolho, couve.

5. Gordura: abacate, azeitona, coco, amêndoas, nozes, castanhas, sementes (de gergelim, girassol ou abóbora), óleo de gergelim, azeite de oliva, óleo de linhaça.

 


imunidade

:Como reforçar a imunidade no inverno?

Segundo o meu querido endocrinologista Dr. Maurício Hirata, com a chegada do inverno vêm as doenças típicas da época, como problemas respiratórios, gripes e resfriados. (mais…)(mais...)

mingau de aveia

:O mingau de aveia não é mais o mesmo

Um dos ingredientes mais queridinhos dos nutricionistas, a aveia regula o intestino e reduz o colesterol o ruim e, ainda por cima, é naturalmente livre de glúten. (mais…)(mais...)

fatherhood

:Ser bom pai é genético?

No século do DNA, tudo é culpa da genética. Se comemos demais é porque nossos ancestrais da Idade da Pedra passavam fome, e só sobreviveram aqueles com genes glutões que, quando surgia a oportunidade, caíam de boca no mamute abatido. (mais…)(mais...)

:Na dieta, equilíbrio é a chave do sucesso

Para emagrecer tem mesmo que cortar glúten? E lactose? E chocolate? “Não! Sou avessa a modismos e não existe alimento proibido”, diz, categoricamente a nutricionista e consultora de alimentação Valéria Rangel. (mais…)(mais...)

comida-saudavel

:Minha primeira vez com uma nutricionista

 Amigos, Sabem aquelas questões da vida que por algum motivo a gente vai deixando de lado, adiando e fechando os olhos, até que num belo dia toma aquele susto? (mais…)(mais...)

testosterona

:Como repor a testosterona?

A testosterona é um hormônio encontrado nos homens e nas mulheres, porém, em quantidades bem maiores no corpo masculino. Por isso, costuma ser conhecida como sinônimo de masculinidade. (mais…)(mais...)