Para ter energia e não engordar

prato perfeito

Como seria o prato perfeito para sempre ter energia sem engordar? Se você leva comida para o trabalho – como a maioria das pessoas que querem manter o peso – certamente já se perguntou isso.

E o site Refinery 29 foi atrás do atleta Scott Jurek para resolver este mistério. O currículo dele é inspirador: uma Spartthlon – ultramaratona de 246 quilômetros entre as cidades gregas de Atenas e Esparta – uma Hardrock 100 (166 quilômetros a 20 km acima do nível do mar) e a ultramaratona de Badwater, com outros 246 quilômetros. Para manter a energia sem aumentar o peso – afinal isso sobrecarregaria todas as suas articulações – ele desenvolveu um método de montar seus pratos em todas as refeições. É simples e vai facilitar a sua vida. Quer ver?

A fórmula é: base de carboidrato + boost de carboidrato + proteína + vegetal + gordura.

As sugestões dele para suprir tudo isso é que você sempre tenha um alimento dos grupos abaixo e seu prato estará equilibrado:

1. Base de carboidrato: grãos, arroz, massa, grãos de trigo, quinoa, massa integral, massa de arroz, painço, cevadinha, trigo sarraceno.

2. Boost de carboidrato: variedades de abóbora, batata doce, inhame, batata, mandioca,  Squash, sweet potatoes, yams, potatoes, frutas secas.

3. Proteína: qualquer tipo de feijão, ervilha e vagem, lentilha, tofu, edamame.

4. Vegetal: alguma das seguintes variedades crua ou cozida: folhas, brócolis, couve-flor, tomates, cenouras, repolho, couve.

5. Gordura: abacate, azeitona, coco, amêndoas, nozes, castanhas, sementes (de gergelim, girassol ou abóbora), óleo de gergelim, azeite de oliva, óleo de linhaça.

 


C56FD3AD-BBC2-46A6-917F-C045CE8571C8

:Ciência não é gasto!

Hoje o publicitário Nizan Guanaes se juntou a nós cientistas, cedendo seu espaço semanal na Folha de São Paulo para insistirmos no nosso bordão: ciência não é gasto, ciência é investimento! (mais…)(mais...)

jane fonda jogging

:5 benefícios da corrida no pós-menopausa

A chegada da menopausa traz calores incômodos e pode ser que você se sinta desanimada para começar uma atividade física. Reunimos, então, 5 benefícios que a corrida traz para qualquer pessoa – mas que fazem muita diferença na vida de quem convive com a menopausa. (mais…)(mais...)

dificil emagrecer depois dos 40

:Por que é tão difícil emagrecer depois dos 40?

Afinal, por que é tão difícil emagrecer depois dos 40? O caderno Madame, suplemento feminino do jornal francês Le Figaro publicou uma reportagem especial a respeito do assunto – que imediatamente foi parar entre os mais lidos do site, é claro. (mais…)(mais...)

:Vamos salvar a ciência brasileira

A Menina Lygia da Veiga Pereira e outros renomados cientistas brasileiros estão com uma campanha de fundamental importância: vamos salvar a ciência brasileira. (mais…)(mais...)

supe humanosss

:Nós, super-humanos

“A biotecnologia vai criar desigualdades”, disse a aluna do ensino médio depois de ouvir minha aula sobre as novidades das pesquisas em genética, genomas e células-tronco. “Sim, professora, porque quem vai ter acesso a essas tecnologias médicas sofisticadas? Só uma classe privilegiada! Is(mais...)

IMG_2401

:Terapia, budismo e algumas lições

Às vésperas de fazer 80 anos, minha mãe me pediu de presente que fizéssemos uma “terapia” de mãe/filha. (mais…)(mais...)