Para ter energia e não engordar

prato perfeito

Como seria o prato perfeito para sempre ter energia sem engordar? Se você leva comida para o trabalho – como a maioria das pessoas que querem manter o peso – certamente já se perguntou isso.

E o site Refinery 29 foi atrás do atleta Scott Jurek para resolver este mistério. O currículo dele é inspirador: uma Spartthlon – ultramaratona de 246 quilômetros entre as cidades gregas de Atenas e Esparta – uma Hardrock 100 (166 quilômetros a 20 km acima do nível do mar) e a ultramaratona de Badwater, com outros 246 quilômetros. Para manter a energia sem aumentar o peso – afinal isso sobrecarregaria todas as suas articulações – ele desenvolveu um método de montar seus pratos em todas as refeições. É simples e vai facilitar a sua vida. Quer ver?

A fórmula é: base de carboidrato + boost de carboidrato + proteína + vegetal + gordura.

As sugestões dele para suprir tudo isso é que você sempre tenha um alimento dos grupos abaixo e seu prato estará equilibrado:

1. Base de carboidrato: grãos, arroz, massa, grãos de trigo, quinoa, massa integral, massa de arroz, painço, cevadinha, trigo sarraceno.

2. Boost de carboidrato: variedades de abóbora, batata doce, inhame, batata, mandioca,  Squash, sweet potatoes, yams, potatoes, frutas secas.

3. Proteína: qualquer tipo de feijão, ervilha e vagem, lentilha, tofu, edamame.

4. Vegetal: alguma das seguintes variedades crua ou cozida: folhas, brócolis, couve-flor, tomates, cenouras, repolho, couve.

5. Gordura: abacate, azeitona, coco, amêndoas, nozes, castanhas, sementes (de gergelim, girassol ou abóbora), óleo de gergelim, azeite de oliva, óleo de linhaça.

 


IMG_2401

:Terapia, budismo e algumas lições

Às vésperas de fazer 80 anos, minha mãe me pediu de presente que fizéssemos uma “terapia” de mãe/filha. (mais…)(mais...)

lygia mulher

:O ciclo da vida feminina

Não percam hoje, na Folha. Tati Bernardi, grávida, descrevendo sua busca por um(a) ginecologista/obstetra, e as barbaridades que experimentou em seu périplo.  Ela me inspirou a contar a minha história de outra fase do ciclo reprodutivo feminino. Aí vai! (mais…)(mais...)

ansiedade

:Probióticos para depressão e ansiedade

Não é de hoje que os benefícios de probióticos – como kefir e kimchi – são divulgados aos quatro ventos. (mais…)(mais...)

livro A Primeira Chance

:A perversa loteria da vida

Semana passada em artigo na Folha de São Paulo, o médico Miguel Srougi falou da derrocada de nossa sociedade e a decorrente miséria e falta de oportunidades dos brasileiros. (mais…)(mais...)

azit

:Os benefícios do azeite extra virgem e do sashimi

Aí vai a dica do meu querido endocrinologista, o dr. Mauricio Hirata: não dispense na sua dieta o azeite extra virgem e o sashimi. Por quê? Eles são ricos em ômega 3 e antioxidantes. Ambos evitam o envelhecimento precoce da pele. E têm mais benefícios ainda. (mais…)(mais...)

embrião

:Mais perto do embrião humano transgênico

Estamos mais perto do embrião humano transgênico. É o que diz a Menina Lygia da Veiga Pereira, em um artigo publicado hoje com esse tema, aqui, no jornal O Globo. Confira abaixo: (mais…)(mais...)