O top 10 da Semana de Alta Costura

Giorgio Armani Prive

Aconteceu no começo desse mês o evento mais inspirador para a moda: a Semana de Alta Costura de Paris. Assim, com maiúsculas, mesmo. Afinal, trata-se de uma reunião de grifes talentosas que vai de Proenza Schouler a Dior, passando por Schiaparelli, Rodarte, Chanel e Maison Margiela. Todas apresentando sua linha mais exclusiva, limitada e de produção artesanal. Selecionamos o melhor do melhor para você:

Uma miríade de padronagens – grafismos, flores, listras e até animal print – foi a escolha da Azzedine Alaïa para se diferenciar em silhuetas que apostaram no comprimento mini e na cintura bem definida.

Azzedine Alaia Couture Fall 2017

Azzedine Alaïa

 

Pelos, plumas, flores tridimensionais, veludo, rendas. As texturas reinaram absolutas na coleção da Fendi.

Fendi Paris - Alta Costura - Inverno 2017 foto: FOTOSITE

Fendi

As bonecas gigantes de Viktor & Rolf exemplificaram a volumetria que a marca trabalhou magistralmente. Usando primordialmente um mesmo tecido – que lembra um neoprene – eles mostraram que a inovação ainda pode vir das formas.

Viktor Rolf  Paris - Alta Costura - Inverno 2017 foto: FOTOSITE

Viktor Rolf

As amarrações e a desconstrução – tão característica da marca – deram o tom no desfile da Maison Margiela. E a paleta neutra deixou esses elementos brilharem sozinhos.

Maison Margiela Paris Haute Couture Fall Winter 2017-2018 Paris July 2017

Maison Margiela

 

Os detalhes do desfile da Armani Privé mostram porque a marca italiana sempre esteve no topo: da meia-calça com furos simétricos frontais às luvinhas transparentes, passando pelos gorros, pelas bolsas, pelos apliqués das blusas e pelo fechamento dos casaquetos, signore Armani criou uma das coleções mais desejáveis dessa semana.

Giorgio Armani Prive Paris - Alta Costura - Inverno 2017 foto: FOTOSITE

Giorgio Armani Privé

As cores (e que cores!) escolhidas por Pierpaolo Piccioli para o desfile da Valentino ganharam nosso coração. Assim como as sobreposições, que trazem um ar superfresh para a Alta Costura e combinam com a vida da mulher atual, que emenda um compromisso no outro, como sabemos bem, né?

Valentino Paris - Alta Costura - Inverno 2017 foto: FOTOSITE

Valentino

Tudo combinando. A proposta da Chanel foi repetir matéria-prima, cor, padronagem, textura, tudo (!) em séparés e em vestido + chapéu ou vestido + casaco 7/8… prático, talvez? Pode ser, mas nem de longe o desfile mais interessante de Karl Lagerfeld.

Chanel Paris Haute Couture Fall Winter 2017-2018 Paris July 2017

Chanel 

 

Maria Graza Chiuri deixou o universo onírico de lado em uma coleção bem sóbria para a Dior. O colo foi o maior destaque: da manga diagonal de um ombro só ao cache-coeur, passando pelo tomara-que-caia e pelo decote império, ele brilhou. Chic, chic, chic!

Dior Paris - Alta Costura - Inverno 2017 foto: FOTOSITE

Dior

Por sua vez, Jean Paul Gaultier optou por levar todas as atenções para os ombros. Para isso, desconstruiu blazers, estruturou mantas, se inspirou no Japão, na Rússia e, mais diretamente, criou mesmo ombreiras para que não restassem dúvidas sobre qual é o poder da sua mulher neste inverno.

Jean Paul Gaultier Paris - Alta Costura - Inverno 2017 foto: FOTOSITE

Jean Paul Gaultier

 

Fazendo jus à sua fundadora, a coleção da Schiaparelli foi uma ode à arte e ao trabalho artesanal, nas aplicações, nos trompe-l’oeil que consagraram à italiana, no trabalho delicado e sofisticado da matéria-prima e nas composições de cores.

Schiaparelli Paris Haute Couture Fall Winter 2017-2018 Paris July 2017

Schiaparelli 

 

(por Priscilla Portugal)


bolsa cult gaia

:As bolsas-desejo da Cult Gaia

Fundada em 2012 pela designer Jasmin Larian, a marca Cult Gaia tem os acessórios mais desejados do momento. A proposta da grife é criar objetos de arte únicos e que chamem a atenção e ela traz até um manifesto no site: “Um bom design não é o overdesign”. (mais…)(mais...)

surpresa

:Vem surpresa aí!

Meninas, vocês nem imaginam! Vem surpresa boa aí! A partir de março, vocês encontram o nosso conteúdo em outro endereço! Aguardem!(mais...)

Baile da Vogue 1

:O Baile de Carnaval da Vogue

O Baile de Carnaval da Vogue 2018 aconteceu ontem no Hotel Unique, em São Paulo. O tema era "Divino, Maravilhoso", uma presta homenagem às diferentes culturas brasileiras. Selecionamos os looks mais comentados do red carpet aqui, vem ver:  (mais…)(mais...)

abre - laços são tendência

:Ata-me: a tendência dos laços

Eles foram quase onipresentes nos desfiles de alta costura da primavera 2018 – a semana mais inspiradora da moda – e são aposta certeira se você pretende investir em um vestido de festa nos próximos meses. O bacana é que os laços, embora sejam imediatamente associados a um estilo romântico(mais...)

abre terno

:5 tendências de moda para 2018

Está de olho em quais peças comprar nesse começo de ano para se adiantar às tendências de moda para 2018? Pois a gente traz os 5 investimentos que mais valem a pena para as leitoras d’As Meninas: (mais…)(mais...)

livro Schiaparelli capa

:Elsa Schiaparelli e os artistas

Quando o assunto é a estilista italiana Elsa Schiaparelli (1890-1973) não faltam lendas, sobretudo a respeito de sua rivalidade com Coco Chanel, que a apelidou de “a artista italiana que faz roupas”. Mas também sobra criatividade e um papel poucas vezes ocupado na história da moda: o de mulh(mais...)