O mingau de aveia não é mais o mesmo

mingau de aveia

Um dos ingredientes mais queridinhos dos nutricionistas, a aveia regula o intestino e reduz o colesterol o ruim e, ainda por cima, é naturalmente livre de glúten. Sim, você sabia que as aveias mais fáceis de encontrar no mercado apenas têm glúten porque são processadas junto com o trigo? Se não fosse isso – e há boas marcas orgânicas disponíveis por aí – ela não teria um miligrama de glúten. Pois é. Dito isso, vamos ao mingau.

Combinações são a chave do negócio. Além da aveia – que pode ser em flocos, para preservar melhor o sabor – comece pelo leite. Os leites vegetais, como de coco, amêndoas e arroz, são opções leves e saudáveis, mas se a lactose não for um problema para você, qualquer leite vale.

Há duas maneiras de fazer: preparar na hora em uma panela ou deixar de um dia para o outro um bowl com leite e aveia na geladeira. Pode incrementar com alguma gordura boa, como óleo de coco e manteiga de amendoim, por exemplo.

Dica: uma pitada de sal desperta o paladar, enquanto especiarias como canela, cravo, cardamomo e baunilha podem fazer as vezes de açúcar. Umas gotas de mel ou maple syrup também resolvem.

Na hora de comer acrescente frutas. Ao natural, morango, blueberry, banana e manga ficam uma delícia (ainda mais se o leite for de coco!). Frutas secas, como gojiberry, damasco, ameixa, passas e tâmaras, se você tiver predileção por doce, também ficam uma delícia. E ainda, compotas de maçã, pera, pêssego, goiaba e cereja, trazem um toque gourmet ao seu café-da-manhã.

Por fim, que tal um toque crocante: gergelim, sementes e castanhas completam seu mingau de aveia com uma textura inusitada e um toque extra de antioxidante.

 

 


C56FD3AD-BBC2-46A6-917F-C045CE8571C8

:Ciência não é gasto!

Hoje o publicitário Nizan Guanaes se juntou a nós cientistas, cedendo seu espaço semanal na Folha de São Paulo para insistirmos no nosso bordão: ciência não é gasto, ciência é investimento! (mais…)(mais...)

jane fonda jogging

:5 benefícios da corrida no pós-menopausa

A chegada da menopausa traz calores incômodos e pode ser que você se sinta desanimada para começar uma atividade física. Reunimos, então, 5 benefícios que a corrida traz para qualquer pessoa – mas que fazem muita diferença na vida de quem convive com a menopausa. (mais…)(mais...)

dificil emagrecer depois dos 40

:Por que é tão difícil emagrecer depois dos 40?

Afinal, por que é tão difícil emagrecer depois dos 40? O caderno Madame, suplemento feminino do jornal francês Le Figaro publicou uma reportagem especial a respeito do assunto – que imediatamente foi parar entre os mais lidos do site, é claro. (mais…)(mais...)

:Vamos salvar a ciência brasileira

A Menina Lygia da Veiga Pereira e outros renomados cientistas brasileiros estão com uma campanha de fundamental importância: vamos salvar a ciência brasileira. (mais…)(mais...)

supe humanosss

:Nós, super-humanos

“A biotecnologia vai criar desigualdades”, disse a aluna do ensino médio depois de ouvir minha aula sobre as novidades das pesquisas em genética, genomas e células-tronco. “Sim, professora, porque quem vai ter acesso a essas tecnologias médicas sofisticadas? Só uma classe privilegiada! Is(mais...)

IMG_2401

:Terapia, budismo e algumas lições

Às vésperas de fazer 80 anos, minha mãe me pediu de presente que fizéssemos uma “terapia” de mãe/filha. (mais…)(mais...)