O mingau de aveia não é mais o mesmo

mingau de aveia

Um dos ingredientes mais queridinhos dos nutricionistas, a aveia regula o intestino e reduz o colesterol o ruim e, ainda por cima, é naturalmente livre de glúten. Sim, você sabia que as aveias mais fáceis de encontrar no mercado apenas têm glúten porque são processadas junto com o trigo? Se não fosse isso – e há boas marcas orgânicas disponíveis por aí – ela não teria um miligrama de glúten. Pois é. Dito isso, vamos ao mingau.

Combinações são a chave do negócio. Além da aveia – que pode ser em flocos, para preservar melhor o sabor – comece pelo leite. Os leites vegetais, como de coco, amêndoas e arroz, são opções leves e saudáveis, mas se a lactose não for um problema para você, qualquer leite vale.

Há duas maneiras de fazer: preparar na hora em uma panela ou deixar de um dia para o outro um bowl com leite e aveia na geladeira. Pode incrementar com alguma gordura boa, como óleo de coco e manteiga de amendoim, por exemplo.

Dica: uma pitada de sal desperta o paladar, enquanto especiarias como canela, cravo, cardamomo e baunilha podem fazer as vezes de açúcar. Umas gotas de mel ou maple syrup também resolvem.

Na hora de comer acrescente frutas. Ao natural, morango, blueberry, banana e manga ficam uma delícia (ainda mais se o leite for de coco!). Frutas secas, como gojiberry, damasco, ameixa, passas e tâmaras, se você tiver predileção por doce, também ficam uma delícia. E ainda, compotas de maçã, pera, pêssego, goiaba e cereja, trazem um toque gourmet ao seu café-da-manhã.

Por fim, que tal um toque crocante: gergelim, sementes e castanhas completam seu mingau de aveia com uma textura inusitada e um toque extra de antioxidante.

 

 


IMG_2401

:Terapia, budismo e algumas lições

Às vésperas de fazer 80 anos, minha mãe me pediu de presente que fizéssemos uma “terapia” de mãe/filha. (mais…)(mais...)

lygia mulher

:O ciclo da vida feminina

Não percam hoje, na Folha. Tati Bernardi, grávida, descrevendo sua busca por um(a) ginecologista/obstetra, e as barbaridades que experimentou em seu périplo.  Ela me inspirou a contar a minha história de outra fase do ciclo reprodutivo feminino. Aí vai! (mais…)(mais...)

ansiedade

:Probióticos para depressão e ansiedade

Não é de hoje que os benefícios de probióticos – como kefir e kimchi – são divulgados aos quatro ventos. (mais…)(mais...)

livro A Primeira Chance

:A perversa loteria da vida

Semana passada em artigo na Folha de São Paulo, o médico Miguel Srougi falou da derrocada de nossa sociedade e a decorrente miséria e falta de oportunidades dos brasileiros. (mais…)(mais...)

azit

:Os benefícios do azeite extra virgem e do sashimi

Aí vai a dica do meu querido endocrinologista, o dr. Mauricio Hirata: não dispense na sua dieta o azeite extra virgem e o sashimi. Por quê? Eles são ricos em ômega 3 e antioxidantes. Ambos evitam o envelhecimento precoce da pele. E têm mais benefícios ainda. (mais…)(mais...)

embrião

:Mais perto do embrião humano transgênico

Estamos mais perto do embrião humano transgênico. É o que diz a Menina Lygia da Veiga Pereira, em um artigo publicado hoje com esse tema, aqui, no jornal O Globo. Confira abaixo: (mais…)(mais...)