O mingau de aveia não é mais o mesmo

mingau de aveia

Um dos ingredientes mais queridinhos dos nutricionistas, a aveia regula o intestino e reduz o colesterol o ruim e, ainda por cima, é naturalmente livre de glúten. Sim, você sabia que as aveias mais fáceis de encontrar no mercado apenas têm glúten porque são processadas junto com o trigo? Se não fosse isso – e há boas marcas orgânicas disponíveis por aí – ela não teria um miligrama de glúten. Pois é. Dito isso, vamos ao mingau.

Combinações são a chave do negócio. Além da aveia – que pode ser em flocos, para preservar melhor o sabor – comece pelo leite. Os leites vegetais, como de coco, amêndoas e arroz, são opções leves e saudáveis, mas se a lactose não for um problema para você, qualquer leite vale.

Há duas maneiras de fazer: preparar na hora em uma panela ou deixar de um dia para o outro um bowl com leite e aveia na geladeira. Pode incrementar com alguma gordura boa, como óleo de coco e manteiga de amendoim, por exemplo.

Dica: uma pitada de sal desperta o paladar, enquanto especiarias como canela, cravo, cardamomo e baunilha podem fazer as vezes de açúcar. Umas gotas de mel ou maple syrup também resolvem.

Na hora de comer acrescente frutas. Ao natural, morango, blueberry, banana e manga ficam uma delícia (ainda mais se o leite for de coco!). Frutas secas, como gojiberry, damasco, ameixa, passas e tâmaras, se você tiver predileção por doce, também ficam uma delícia. E ainda, compotas de maçã, pera, pêssego, goiaba e cereja, trazem um toque gourmet ao seu café-da-manhã.

Por fim, que tal um toque crocante: gergelim, sementes e castanhas completam seu mingau de aveia com uma textura inusitada e um toque extra de antioxidante.

 

 


imunidade

:Como reforçar a imunidade no inverno?

Segundo o meu querido endocrinologista Dr. Maurício Hirata, com a chegada do inverno vêm as doenças típicas da época, como problemas respiratórios, gripes e resfriados. (mais…)(mais...)

mingau de aveia

:O mingau de aveia não é mais o mesmo

Um dos ingredientes mais queridinhos dos nutricionistas, a aveia regula o intestino e reduz o colesterol o ruim e, ainda por cima, é naturalmente livre de glúten. (mais…)(mais...)

fatherhood

:Ser bom pai é genético?

No século do DNA, tudo é culpa da genética. Se comemos demais é porque nossos ancestrais da Idade da Pedra passavam fome, e só sobreviveram aqueles com genes glutões que, quando surgia a oportunidade, caíam de boca no mamute abatido. (mais…)(mais...)

:Na dieta, equilíbrio é a chave do sucesso

Para emagrecer tem mesmo que cortar glúten? E lactose? E chocolate? “Não! Sou avessa a modismos e não existe alimento proibido”, diz, categoricamente a nutricionista e consultora de alimentação Valéria Rangel. (mais…)(mais...)

comida-saudavel

:Minha primeira vez com uma nutricionista

 Amigos, Sabem aquelas questões da vida que por algum motivo a gente vai deixando de lado, adiando e fechando os olhos, até que num belo dia toma aquele susto? (mais…)(mais...)

testosterona

:Como repor a testosterona?

A testosterona é um hormônio encontrado nos homens e nas mulheres, porém, em quantidades bem maiores no corpo masculino. Por isso, costuma ser conhecida como sinônimo de masculinidade. (mais…)(mais...)