O fim de uma era: Colette 1997 – 2017

Colette2

“Anúncio especial: todas as boas coisas chegam a um fim. Depois de 20 anos excepcionais, a Colette vai fechar definitivamente suas portas no próximo dia 20 de dezembro”. A notícia deixou o universo da moda – e o do varejo de um modo geral – em polvorosa.

O anúncio está no site da Colette, a multimarcas mais queridinha e revolucionária em termos de conceito que surgiu no mercado nos últimos anos. Sua fundadora, a visionária Colette Roussaux teve uma atitude ousada à sua época ao combinar nos mesmos manequins, peças de roupa e acessórios de marcas diferentes – e concorrentes. No início, foi um escândalo, mas ela iniciava um novo modelo de negócio onde a curadoria conta mais que o total look, onde o styling pesava mais que agradar as marcas… e elas tiveram que se render.

Colette3

A Colette virou destino em Paris: lotada de locais e turistas, todos os dias, atraía de celebridades a curiosos e estudantes de moda por sua abordagem disruptiva e seu mix de produtos sempre cool. Edições limitadas, gadgets assinados, lançamentos de livros de moda e fotografia, lançamentos de papelaria altamente desejáveis… tudo acontecia lá, em um endereço único, no número 213 da rue Saint-Honoré.

O casarão branco de esquina contava entre seus frequentadores o estilista Karl Lagerfeld e o ator Jude Law, e também hospedava o primeiro “bar de águas” do planeta. Sim, você leu certo, era um bar que contava com um menu de águas minerais de diferentes fontes, proporcionando experiências inéditas também na esfera gastronômica.

Colette-store-Paris-France

Por que, então, um endereço tão icônico vai fechar as portas? “Colette Roussaux chega em uma idade em que precisa descansar. E a colette não pode existir sem Colette”, diz o anúncio oficial do site. E tranquiliza quem tiver tempo de dar uma passadinha por lá antes do dia derradeiro: “Até o último dia, nada mudará. A Colette vai continuar se renovando todas as semanas, como sempre, com uma seleção única e diversas colaborações, igualmente disponíveis em nosso site colette.fr”.

É o fim de uma era!

 

(por Priscilla Portugal)

 


bolsa cult gaia

:As bolsas-desejo da Cult Gaia

Fundada em 2012 pela designer Jasmin Larian, a marca Cult Gaia tem os acessórios mais desejados do momento. A proposta da grife é criar objetos de arte únicos e que chamem a atenção e ela traz até um manifesto no site: “Um bom design não é o overdesign”. (mais…)(mais...)

surpresa

:Vem surpresa aí!

Meninas, vocês nem imaginam! Vem surpresa boa aí! A partir de março, vocês encontram o nosso conteúdo em outro endereço! Aguardem!(mais...)

Baile da Vogue 1

:O Baile de Carnaval da Vogue

O Baile de Carnaval da Vogue 2018 aconteceu ontem no Hotel Unique, em São Paulo. O tema era "Divino, Maravilhoso", uma presta homenagem às diferentes culturas brasileiras. Selecionamos os looks mais comentados do red carpet aqui, vem ver:  (mais…)(mais...)

abre - laços são tendência

:Ata-me: a tendência dos laços

Eles foram quase onipresentes nos desfiles de alta costura da primavera 2018 – a semana mais inspiradora da moda – e são aposta certeira se você pretende investir em um vestido de festa nos próximos meses. O bacana é que os laços, embora sejam imediatamente associados a um estilo romântico(mais...)

abre terno

:5 tendências de moda para 2018

Está de olho em quais peças comprar nesse começo de ano para se adiantar às tendências de moda para 2018? Pois a gente traz os 5 investimentos que mais valem a pena para as leitoras d’As Meninas: (mais…)(mais...)

livro Schiaparelli capa

:Elsa Schiaparelli e os artistas

Quando o assunto é a estilista italiana Elsa Schiaparelli (1890-1973) não faltam lendas, sobretudo a respeito de sua rivalidade com Coco Chanel, que a apelidou de “a artista italiana que faz roupas”. Mas também sobra criatividade e um papel poucas vezes ocupado na história da moda: o de mulh(mais...)