O fim de uma era: Colette 1997 – 2017

Colette2

“Anúncio especial: todas as boas coisas chegam a um fim. Depois de 20 anos excepcionais, a Colette vai fechar definitivamente suas portas no próximo dia 20 de dezembro”. A notícia deixou o universo da moda – e o do varejo de um modo geral – em polvorosa.

O anúncio está no site da Colette, a multimarcas mais queridinha e revolucionária em termos de conceito que surgiu no mercado nos últimos anos. Sua fundadora, a visionária Colette Roussaux teve uma atitude ousada à sua época ao combinar nos mesmos manequins, peças de roupa e acessórios de marcas diferentes – e concorrentes. No início, foi um escândalo, mas ela iniciava um novo modelo de negócio onde a curadoria conta mais que o total look, onde o styling pesava mais que agradar as marcas… e elas tiveram que se render.

Colette3

A Colette virou destino em Paris: lotada de locais e turistas, todos os dias, atraía de celebridades a curiosos e estudantes de moda por sua abordagem disruptiva e seu mix de produtos sempre cool. Edições limitadas, gadgets assinados, lançamentos de livros de moda e fotografia, lançamentos de papelaria altamente desejáveis… tudo acontecia lá, em um endereço único, no número 213 da rue Saint-Honoré.

O casarão branco de esquina contava entre seus frequentadores o estilista Karl Lagerfeld e o ator Jude Law, e também hospedava o primeiro “bar de águas” do planeta. Sim, você leu certo, era um bar que contava com um menu de águas minerais de diferentes fontes, proporcionando experiências inéditas também na esfera gastronômica.

Colette-store-Paris-France

Por que, então, um endereço tão icônico vai fechar as portas? “Colette Roussaux chega em uma idade em que precisa descansar. E a colette não pode existir sem Colette”, diz o anúncio oficial do site. E tranquiliza quem tiver tempo de dar uma passadinha por lá antes do dia derradeiro: “Até o último dia, nada mudará. A Colette vai continuar se renovando todas as semanas, como sempre, com uma seleção única e diversas colaborações, igualmente disponíveis em nosso site colette.fr”.

É o fim de uma era!

 

(por Priscilla Portugal)

 


artesaos da moda

:Compre direto dos artesãos da moda

Um produto artesanal bem acabado, desenvolvido em matérias-primas de qualidade, é um dos principais valores das marcas de luxo hoje. Mas como ter acesso a mestres artesãos que vivem a milhares de quilômetros da gente se não for se rendendo a Hermès, Chanel, Prada e cia.? É aí que entra a pro(mais...)

Mulher desfilando na rua, cena de street style

:A moda está uma bagunça

Nunca o street style ficou tão perto do que está nas passarelas, e eu não estou falando só do see-now-buy-now, não. É que os influencers estão tão próximos das marcas que acabam ganhando as roupas que vão aparecer nos desfiles antes mesmo das modelos que vão exibir a coleção. (mais&hell(mais...)

guy bourdin

:A moda surreal de Guy Bourdin

A Fondazione Sozzani, em Milão, apresenta até o dia 11 de outubro, a exposição “In Between”, do fotógrafo de moda francês Guy Bourdin, falecido em 1991. (mais…)(mais...)

we wear vale

:Um google só para moda

O calendário de exposições de moda mundo afora anda mais interessante que o de desfiles, mas é praticamente impossível acompanhar essa agenda presencialmente. Rei Kawakubo no Met, Dior no Arts Décoratifs de Paris, Guy Bourdin na galeria Carla Sozzani... Quem dera poder estar em todos os lugare(mais...)

vogue paris abre

:Plumas, pelos e pelúcias

Se ainda existia alguma dúvida sobre “a” tendência de outono-inverno 2017/2018 – que no hemisfério norte começa mês que vem – depois das edições de agosto e setembro das principais revistas de moda do mundo, ela não existe mais. Plumas, pelos e pelúcias estão nas capas das principa(mais...)

capa Pierre Cardin

:Os 70 anos de carreira de Pierre Cardin

“Pierre Cardin” (Assouline, 260 pág.) é um livro para colecionadores e apaixonados por moda. Trata-se de um retrato bem cuidado do designer que completa 70 anos de uma carreira prolífica, que foi das roupas à arquitetura, passando pela decoração e pelo próprio conceito de comunicação de(mais...)