O fim de uma era: Colette 1997 – 2017

Colette2

“Anúncio especial: todas as boas coisas chegam a um fim. Depois de 20 anos excepcionais, a Colette vai fechar definitivamente suas portas no próximo dia 20 de dezembro”. A notícia deixou o universo da moda – e o do varejo de um modo geral – em polvorosa.

O anúncio está no site da Colette, a multimarcas mais queridinha e revolucionária em termos de conceito que surgiu no mercado nos últimos anos. Sua fundadora, a visionária Colette Roussaux teve uma atitude ousada à sua época ao combinar nos mesmos manequins, peças de roupa e acessórios de marcas diferentes – e concorrentes. No início, foi um escândalo, mas ela iniciava um novo modelo de negócio onde a curadoria conta mais que o total look, onde o styling pesava mais que agradar as marcas… e elas tiveram que se render.

Colette3

A Colette virou destino em Paris: lotada de locais e turistas, todos os dias, atraía de celebridades a curiosos e estudantes de moda por sua abordagem disruptiva e seu mix de produtos sempre cool. Edições limitadas, gadgets assinados, lançamentos de livros de moda e fotografia, lançamentos de papelaria altamente desejáveis… tudo acontecia lá, em um endereço único, no número 213 da rue Saint-Honoré.

O casarão branco de esquina contava entre seus frequentadores o estilista Karl Lagerfeld e o ator Jude Law, e também hospedava o primeiro “bar de águas” do planeta. Sim, você leu certo, era um bar que contava com um menu de águas minerais de diferentes fontes, proporcionando experiências inéditas também na esfera gastronômica.

Colette-store-Paris-France

Por que, então, um endereço tão icônico vai fechar as portas? “Colette Roussaux chega em uma idade em que precisa descansar. E a colette não pode existir sem Colette”, diz o anúncio oficial do site. E tranquiliza quem tiver tempo de dar uma passadinha por lá antes do dia derradeiro: “Até o último dia, nada mudará. A Colette vai continuar se renovando todas as semanas, como sempre, com uma seleção única e diversas colaborações, igualmente disponíveis em nosso site colette.fr”.

É o fim de uma era!

 

(por Priscilla Portugal)

 


livro Catwalking 3

:Moda de passarela, por Chris Moore

  De Paris a Nova York, se você entrasse em uma sala de desfiles ao longo dos anos 60, 70, 80 e 90, certamente passaria ao lado de Chris Moore. Nos pits lotados de fotógrafos, esse britânico se consagrou como um dos maiores documentadores da moda de passarela do planeta. (mais…)(mais...)

vitrine da Hermès 3

:As incríveis vitrines da Hermès

 Quando vê uma vitrine montada assim, feito obra de arte, você se pergunta quem é o nome por trás daquela criação? No caso da Hermès e suas incríveis vitrines essa pessoa é Leïla Menchari, 90 anos. (mais…)(mais...)

the shopkeepers - dicas de compras

:Dicas de compras únicas pelo mundo

Butiques independentes, pequenas e únicas. É tudo o que a gente procura na hora de fazer compras, né? Itens exclusivos, que só podem ser encontrados em um lugar, além de atendimento acolhedor são os principais atrativos desse tipo de lugar e a designer Paula Flynn concorda. (mais…)(mais...)

Gloria Coelho

:5 perguntas para Gloria Coelho

Como a gente adiantou aqui, As Meninas estão com um especial indo ao ar todas as semanas, chamado “5 perguntas para”. (mais…)(mais...)

lais-ribeiro-sutiã Victorias

:O sutiã de US$2 milhões

Um dos eventos mais esperados do ano, o desfile anual da grife de lingeries Victoria’s Secret, já tem data para acontecer: será no próximo dia 28 em Xangai, na China. A ideia da grife é marcar sua expansão no país mais populoso do mundo, mas o destaque do desfile ficará por conta de uma br(mais...)

vestido produzido em impressora 3D, em 2013

:A incrível moda do futuro no MoMA

Até o próximo dia 28 de janeiro, o MoMA, em NY, exibe a mostra “Items: Is Fashion Modern?”, primeira exposição sobre moda da história do museu. (mais…)(mais...)