O fim de uma era: Colette 1997 – 2017

Colette2

“Anúncio especial: todas as boas coisas chegam a um fim. Depois de 20 anos excepcionais, a Colette vai fechar definitivamente suas portas no próximo dia 20 de dezembro”. A notícia deixou o universo da moda – e o do varejo de um modo geral – em polvorosa.

O anúncio está no site da Colette, a multimarcas mais queridinha e revolucionária em termos de conceito que surgiu no mercado nos últimos anos. Sua fundadora, a visionária Colette Roussaux teve uma atitude ousada à sua época ao combinar nos mesmos manequins, peças de roupa e acessórios de marcas diferentes – e concorrentes. No início, foi um escândalo, mas ela iniciava um novo modelo de negócio onde a curadoria conta mais que o total look, onde o styling pesava mais que agradar as marcas… e elas tiveram que se render.

Colette3

A Colette virou destino em Paris: lotada de locais e turistas, todos os dias, atraía de celebridades a curiosos e estudantes de moda por sua abordagem disruptiva e seu mix de produtos sempre cool. Edições limitadas, gadgets assinados, lançamentos de livros de moda e fotografia, lançamentos de papelaria altamente desejáveis… tudo acontecia lá, em um endereço único, no número 213 da rue Saint-Honoré.

O casarão branco de esquina contava entre seus frequentadores o estilista Karl Lagerfeld e o ator Jude Law, e também hospedava o primeiro “bar de águas” do planeta. Sim, você leu certo, era um bar que contava com um menu de águas minerais de diferentes fontes, proporcionando experiências inéditas também na esfera gastronômica.

Colette-store-Paris-France

Por que, então, um endereço tão icônico vai fechar as portas? “Colette Roussaux chega em uma idade em que precisa descansar. E a colette não pode existir sem Colette”, diz o anúncio oficial do site. E tranquiliza quem tiver tempo de dar uma passadinha por lá antes do dia derradeiro: “Até o último dia, nada mudará. A Colette vai continuar se renovando todas as semanas, como sempre, com uma seleção única e diversas colaborações, igualmente disponíveis em nosso site colette.fr”.

É o fim de uma era!

 

(por Priscilla Portugal)

 


mark shaw 3

:Bastidores da Alta Costura em mostra

Uma pequena galeria, situada no piso térreo de uma vila residencial no bairro do Marais, em Paris, a MR 14 é um dos endereços mais charmosos da Cidade-Luz. (mais…)(mais...)

tendencia gola alta maxipull

:Tendência de inverno: gola alta

Herança dos anos 60, quando era chamada de gola rolê – e imortalizada por figuras como Audrey Hepburn, Mick Jagger, Jackie O. e Steve Jobs, a gola alta – em inglês, turtleneck – voltou nesse inverno com força total. (mais…)(mais...)

Colette2

:O fim de uma era: Colette 1997 – 2017

“Anúncio especial: todas as boas coisas chegam a um fim. Depois de 20 anos excepcionais, a Colette vai fechar definitivamente suas portas no próximo dia 20 de dezembro”. A notícia deixou o universo da moda – e o do varejo de um modo geral – em polvorosa. (mais…)(mais...)

nostalgica

:As lições que a idade me ensina

Uma coisa que a idade me ensinou é a não ser nostálgica.  O que passou, passou e não adianta correr pra trás. (mais…)(mais...)

Giorgio Armani Prive

:O top 10 da Semana de Alta Costura

Aconteceu no começo desse mês o evento mais inspirador para a moda: a Semana de Alta Costura de Paris. Assim, com maiúsculas, mesmo. (mais…)(mais...)

abre fashion films

:3 fashion films que você TEM que ver

Foi aberta a temporada de fashion films. Alguns, aliás, a gente já mencionou aqui, como este, mas agora já dá para fazer um balanço que realmente está imperdível e nós fizemos uma curadoria com nossos três favoritos. (mais…)(mais...)