O amor da moda pelo balé

balé lacroix

Não é de hoje o amor da moda pelo balé. Não bastasse a relação próxima de Paul Poiret com os Balés Russos, de Diaghilev, lá pelos idos de 1910, Christian Lacroix criou um figurino memorável para o Paris Opéra Ballet, no número “La Source”. Isso além de vários outros para apresentações de dança e ópera em Paris.

balé rodarte

Aí veio a Rodarte (acima) e suas criações supercontemporâneas e minimalistas para o New York City Ballet. Na sequência, o mesmo New York City Ballet convidou Karl Lagerfeld para desenhar o figurino do espetáculo de dança Brahms–Schoenberg Quartet:

Bale e Lagerfeld

Pois agora foi a vez de Olivier Rousteing, da Balmain. Em parceria com o dançarino e coreógrafo Sebastien Bertaud, ele assina o figurino do espetáculo “Renaissance”, que entra em cartaz na belíssima Opéra Garnier de Paris em junho. “Para mim, tudo nasce na dança clássica. Sou fascinado por balé desde quando era criança”, disse Rousteing para o site WWD. A imagem divulgada de um croqui já deixa ver quão inspirado o estilista estava.

balé balmain

É de aplaudir de pé!

 

Por Priscilla Portugal


1

:O Basquiat de US$ 110 milhões

Enquanto por aqui, no Brasil, as coisas andam pra lá de turbulentas, a semana de leilões em Nova York foi um sucesso. Sotheby’s e Christie's realizaram os seus leilões numa semana espetacular. (mais…)(mais...)

Bordado feito pelo Grupo Janela Carioca, do Morro de Santa Maria, no Rio

:A casa bordada

O bordado é uma das técnicas que mais me chama atenção no trabalho artesão brasileiro e eu sou apaixonada por ele! Acho uma sutileza que diz muito sobre a identidade nacional. Imagina então uma casa inteira bordada? (mais…)(mais...)

Rupi 1

:O fenômeno Rupi Kaur

“Apaixone-se pela sua solidão”. A frase, assim como outras belas e sucintas poesias sobre dor, ruptura e amor, é de autoria de Rupi Kaur, escritora indiana que encontrou na ilustração, nas palavras e em um subúrbio canadense a cura para seus sofrimentos. (mais…)(mais...)

balé lacroix

:O amor da moda pelo balé

Não é de hoje o amor da moda pelo balé. Não bastasse a relação próxima de Paul Poiret com os Balés Russos, de Diaghilev, lá pelos idos de 1910, Christian Lacroix criou um figurino memorável para o Paris Opéra Ballet, no número “La Source”. (mais…)(mais...)

Mark Bradford in his studio

:Veneza: começou a Bienal

O circuito internacional de arte anda muito agitado. E não é por acaso.  Um dos maiores encontros de arte do mundo começou esse fim de semana. Trata-se da 57ª edição da Bienal de Veneza. (mais…)(mais...)

Teresinha Soares em seu ateliê em 1968

:Quem tem medo de Teresinha Soares?

Depois de uma viagem rápida por Nova York, finalmente estou de volta a São Paulo. Viajar é uma delícia, mas estar em casa é tão aconchegante! Ficar de pijama... nesse friozinho paulistano, então! Tem coisa melhor? (mais…)(mais...)