Nuptias: casamento reinventado

nuptias

Retratos antigos de casamento feitos na região do Cariri, no nordeste do Brasil, se transformam em fotopinturas nas mãos de Rosângela Rennó graças a  tinta, objetos, recortes e recomposições. E é esse o mote da mostra “Nuptias”, em cartaz até o próximo dia 11 na Galeria Vermelho, em São Paulo.

A série que dá nome à exposição reúne 86 fotopinturas, que fazem referência à pluralidade de uniões afetivas independentemente de credo, raça, orientação sexual ou qualquer outra convenção.

nuptias

“Percebe-se que nesse século as sociedades de maneira geral têm sinalizado, de várias maneiras, mudanças radicais no modelo tradicional da união amorosa. Como exemplo, temos visto com maior frequência a oficialização de uniões entre casais homossexuais e os esforços de vários segmentos da sociedade em compreender e aceitar as novas variantes nos modelos de gênero. Digo vários segmentos, infelizmente, não todos. A aceitação dos novos modelos não é unânime e, menos ainda, universal. No Brasil, por exemplo, o que parece ser natural para muitas pessoas ainda é considerado uma doença ou um desvio comportamental abominável, e até mesmo crime em alguns países da África ou da Ásia. Ainda estamos muito longe da harmonia e da sabedoria e, infelizmente, a humanidade talvez pereça antes de atingi-las”, explica a artista.

nuptias

Os títulos das obras fazem referência ao cerimonial (com palavras como arroz e glacê), à cultura pop (“Batman & Robin”, “La Lucha”), à política (“Bela, recatada e do lar”, “Femen”), à religião (“Burkas”, “La cieguita”) e às disparidades sociais (“Chacina”).

nuptias

Antes mesmo de entrar na mostra, na fachada da galeria, fica uma lista de cem palavras sobre um fundo prateado traz a simbologia de cada uma das bodas, como papel, prata, ouro e diamante. Ao entrar, a gente se depara com a coleção de casais de topo de bolo da artista, em uma plataforma de caixas de papel empilhadas em formato de bolo. Imperdível.

 

 

 

*Fotos: Edouard Fraipont para Galeria Vermelho

 

 

 


Tarsila do Amaral - sol poente

:Tarsila em Nova York

Enxergar além do óbvio. Essa era uma das mais marcantes características da artista paulista Tarsila do Amaral (1886–1973), figura fundamental no Modernismo brasileiro. E enxergar além do óbvio é também o maior mérito do museu de arte moderna de Nova York, o MoMA, com sua programação semp(mais...)

discurso de oprah winfrey no globo de ouro

:O discurso de Oprah Winfrey

“Já entrevistei e representei gente que sofreu muitíssimo na vida. O que essas pessoas têm em comum é manterem viva a esperança de um mundo melhor. Quero que todas as meninas que virem isto saibam que temos um novo dia pela frente. (mais…)(mais...)

Bispo do Rosário

:Mostra de Arthur Bispo do Rosário vai até dia 14

Vai até o próximo domingo, dia 14, a exposição “Flutuações”, de Arthur Bispo do Rosário, em cartaz na Casa Museu Eva Klabin, no Rio de Janeiro.  (mais…)(mais...)

cate-blanchett

:Cate Blanchett preside Cannes

  Ao que tudo indica, a indústria do cinema está mesmo preocupada com a questão do assédio sexual, ainda bem! O Festival de Cinema de Cannes, que este ano acontece de 8 a 19 de maio, escolheu como presidente do seu júri a atriz Cate Blanchett, de 48 anos. (mais…)(mais...)

nuptias

:Nuptias: casamento reinventado

Retratos antigos de casamento feitos na região do Cariri, no nordeste do Brasil, se transformam em fotopinturas nas mãos de Rosângela Rennó graças a  tinta, objetos, recortes e recomposições. (mais…)(mais...)

trama fantasma - estreia cinema 2018

:Cinema: 6 estreias imperdíveis de 2018

O ano já começou e mal podemos esperar para assistir a esses filmes. Confira aqui os trailers das nossas 6 estreias imperdíveis de 2018: (mais…)(mais...)