Mulheres extraordinárias

livro Extraordinárias

Ao longo da história do Brasil, o que não falta é uma lista de mulheres incríveis que fizeram a diferença, muitas vezes deixadas em segundo plano nos livros. Mas o “Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil” (ed. Seguinte, 208 pág.) busca reparar essa injustiça.

O livro apresenta mais de 40 mulheres de etnias, regiões e épocas variadas, que fazem parte da história do país, mas raramente são lembradas. “Extraordinárias” é resultado de uma extensa pesquisa das autoras Duda Porto de Souza e Aryane Cararo. Ah, e a publicação é totalmente ilustrada por artistas brasileiras.

Entre as personagens retratadas, está Marinalva Dantas, paraibana de 63 anos que é auditora fiscal e libertou mais de 2.500 trabalhadores atuando em regime de escravidão do Brasil. Detalhe: isso de 1995 para cá. Ela integra uma equipe da Móvel, grupo do Ministério do Trabalho responsável por correr a estrada à procura de empregos nessas condições.

Também estão no livro Sâmia Bomfim, a mais jovem vereadora eleita na cidade de São Paulo, Dandara, que foi guerreira do Quilombo dos Palmares, Maria da Penha, importante ativista contra a violência doméstica e Indianara Siqueira, uma das lideranças mais atuantes da comunidade trans. Além de outras mulheres extraordinárias que lutaram e lutam para vivermos em um país melhor. Leitura imperdível!


Cruzando Jesus Cristo com o Deus Shiva, obra de Fernando Baril, 1996, exposta no Queermuseu

:É proibido proibir

Não tem como negar que estamos vivendo tempos estranhos – para dizer o mínimo. Uma estranheza que vem carregada de certo moralismo capaz de subjugar comportamentos do dia-a-dia e até cancelar exposições ou menosprezar obras consagradas da história da arte. (mais…)(mais...)

Modigliani em 1915 por Paul Guillaum

:Nudes de Modigliani em Londres

De todos os artistas do século XX, há rumores de que o Amedeo Modigliani era realmente quente... (mais…)(mais...)

maite 1

:Antes da cena

Antes da cena. Essas fotos foram tiradas por uma fotógrafa de Fortaleza no fim de semana passado. (mais…)(mais...)

livro Extraordinárias

:Mulheres extraordinárias

Ao longo da história do Brasil, o que não falta é uma lista de mulheres incríveis que fizeram a diferença, muitas vezes deixadas em segundo plano nos livros. Mas o “Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil” (ed. Seguinte, 208 pág.) busca reparar essa injustiça. (mais&hellip(mais...)

museu Louvre de Abu Dhabi

:O novo Louvre de Abu Dhabi

Inaugurou esse mês um dos museus mais aguardados do ano: o Louvre de Abu Dhabi. (mais…)(mais...)

becky-ann-baker

:Becky Ann Baker e sua primeira cena nua, aos 50

Praticamente toda atriz – no Brasil ou em Hollywood – precisa se deparar, cedo ou tarde com uma questão espinhosa para a vaidade feminina: as cenas de nudez. (mais…)(mais...)