Mostra de Arthur Bispo do Rosário vai até dia 14

Bispo do Rosário

Vai até o próximo domingo, dia 14, a exposição “Flutuações”, de Arthur Bispo do Rosário, em cartaz na Casa Museu Eva Klabin, no Rio de Janeiro. Considerado uma das maiores referências da arte contemporânea brasileira, Bispo do Rosário viveu os últimos 50 anos de sua vida como interno na Colônia Juliano Moreira, até 5 de julho de 1989. Foi lá, por volta dos anos 60, após receber um “chamado divino”, que iniciou o seu processo de fazer “um levantamento de todas as coisas do mundo”, como costumava dizer. Um enorme inventário que representasse sua passagem pela terra, como um verdadeiro testemunho.

Um rico, detalhado, autêntico e genuíno registro de um cotidiano fisicamente limitado, composto por coleções de utensílios como talheres, pratos, copos, potes, vasos, pneus, roupas, vassouras, sapatos, vidros, telhas, e moedas, até estandartes e mantos minuciosamente bordados com descritivos de situações da sua vida.

Mesmo sem se considerar um artista, Bispo do Rosário foi apreciado e admirado, ainda em vida, pelo meio da arte. Após sua morte é consagrado como um dos mais inventivos artistas brasileiros, graças à primeira exposição abrangente realizada sobre sua obra, em 1989, por Frederico Morais, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Em “Flutuações”, nada na Casa foi tirado do lugar e as obras de Bispo do Rosário não encostam em nenhum objeto já presente. As doze peças selecionadas estão suspensas, como se estivessem flutuando, espalhadas pela sala renascença, hall principal, sala inglesa, sala de jantar, sala verde, quarto de dormir, closet e banheiro. No auditório, com capacidade para 80 pessoas, acontece a exibição do filme “O Prisioneiro da Passagem” (Hugo Denizart, 1982), onde é possível conferir depoimentos e imagens exclusivas de Bispo do Rosário.

“‘Flutuações’ nos traz dois personagens que viveram em uma mesma época, numa mesma cidade, atravessaram o mesmo tempo, mas que eram totalmente distintos. Com diferentes perspectivas e percepções do mundo que os cercava, criaram suas próprias realidades, que podem ser interpretadas a partir de suas particularidades e diferenças sociais, nos deixando um legado singular de suas passagens pelo mundo.  Hoje, duas grandes potências espirituais, Eva Klabin e Arthur Bispo do Rosário se encontram, sem se encostar, como foi assim em vida, em uma intervenção reflexiva e emocionante”, resume o curador da mostra Marcio Doctors.

 

 


Tarsila do Amaral - sol poente

:Tarsila em Nova York

Enxergar além do óbvio. Essa era uma das mais marcantes características da artista paulista Tarsila do Amaral (1886–1973), figura fundamental no Modernismo brasileiro. E enxergar além do óbvio é também o maior mérito do museu de arte moderna de Nova York, o MoMA, com sua programação semp(mais...)

discurso de oprah winfrey no globo de ouro

:O discurso de Oprah Winfrey

“Já entrevistei e representei gente que sofreu muitíssimo na vida. O que essas pessoas têm em comum é manterem viva a esperança de um mundo melhor. Quero que todas as meninas que virem isto saibam que temos um novo dia pela frente. (mais…)(mais...)

Bispo do Rosário

:Mostra de Arthur Bispo do Rosário vai até dia 14

Vai até o próximo domingo, dia 14, a exposição “Flutuações”, de Arthur Bispo do Rosário, em cartaz na Casa Museu Eva Klabin, no Rio de Janeiro.  (mais…)(mais...)

cate-blanchett

:Cate Blanchett preside Cannes

  Ao que tudo indica, a indústria do cinema está mesmo preocupada com a questão do assédio sexual, ainda bem! O Festival de Cinema de Cannes, que este ano acontece de 8 a 19 de maio, escolheu como presidente do seu júri a atriz Cate Blanchett, de 48 anos. (mais…)(mais...)

nuptias

:Nuptias: casamento reinventado

Retratos antigos de casamento feitos na região do Cariri, no nordeste do Brasil, se transformam em fotopinturas nas mãos de Rosângela Rennó graças a  tinta, objetos, recortes e recomposições. (mais…)(mais...)

trama fantasma - estreia cinema 2018

:Cinema: 6 estreias imperdíveis de 2018

O ano já começou e mal podemos esperar para assistir a esses filmes. Confira aqui os trailers das nossas 6 estreias imperdíveis de 2018: (mais…)(mais...)