Kasha, o supercereal da vez

kasha-cuit

Você sabe o que é o kasha? Trata-se de um preparo que lembra um mingau e é popular na Rússia, mas que está ganhando muita dieta do lado de cá do planeta por ser à base de grão de trigo sarraceno tostado e leite. É que o grão de sarraceno é livre de glúten e traz muitos benefícios à saúde.

Quando tostado, ele lembra uma amêndoa defumada, mas tem fácil digestão. Além disso, é cheio de antioxidantes, uma fonte rica de proteína vegetal, ajuda a combater o mau colesterol no sangue, reúne aminoácidos essenciais e ainda tem fibras e vitaminas.

Para preparar em casa, basta grelhar os grãos, sem gordura, em uma frigideira, mexendo sempre para que fiquem dourados sem queimar. Aí é só guardar em um pote de vidro hermeticamente fechado e usar em receitas, como o mingau, que pode inclusive ser preparado com água. Para duas medidas de líquido (água, leites vegetais ou leite), coloque uma medida dos grãos torrados e leve a fogo baixo até três minutos depois de levantar fervura.

Se preferir consumi-lo apenas tostado, misture à granola, a frutas frescas e saladas e ganhe uma crocância supersaudável no seu dia a dia. Atualmente, já é possível encontrar o kasha em empórios gourmet, casas especializadas em produtos naturais e zonas cerealistas. Nós vamos adotar!

 


neuroCare_neuroConn_tDCS

:A ciência contra a corrupção

Pois é, escrever sobre o quê no grande tema da ciência que seja relevante para o momento terrivelmente histórico que estamos vivendo?  Que tal sobre a biologia da honestidade?!! (mais…)(mais...)

insonia

:Bem-disposta após uma noite de insônia: 5 dicas

Um dos grandes males dos nossos tempos, a insônia costuma deixar a gente destruída no dia seguinte – e os compromissos não se cancelam apenas porque a noite anterior foi mal aproveitada, certo? Por isso adoramos essa matéria da revista Madame, do jornal Le Figaro. (mais…)(mais...)

Cindy e filha

:Tal mãe, tal filha. A ciência explica por quê

Embora pareça (muito) a mesma pessoa, as modelos que ilustram os retratos acima são mãe e filha. Mais precisamente Cindy Crawford e Kaia Gerber. E o que os olhos veem – uma semelhança que impressiona – a ciência explica. (mais…)(mais...)

kasha-cuit

:Kasha, o supercereal da vez

Você sabe o que é o kasha? Trata-se de um preparo que lembra um mingau e é popular na Rússia, mas que está ganhando muita dieta do lado de cá do planeta por ser à base de grão de trigo sarraceno tostado e leite. (mais…)(mais...)

IMG_8640

:Cidade inventada

Amigos, se hoje usufruímos de muitos benefícios da ciência e da medicina, devemos ser muito agradecidos, pois houve um tempo em que as coisas não eram tão acessíveis. (mais…)(mais...)

3 gerações

:Flashback – ou por que o Brasil não muda

“Mãe, o Brasil tem que parar de só produzir bens primários!  Devemos produzir bens manufaturados, que têm muito mais valor!”, exclamou minha filha de 14 anos durante o jantar.  (mais…)(mais...)