Kasha, o supercereal da vez

kasha-cuit

Você sabe o que é o kasha? Trata-se de um preparo que lembra um mingau e é popular na Rússia, mas que está ganhando muita dieta do lado de cá do planeta por ser à base de grão de trigo sarraceno tostado e leite. É que o grão de sarraceno é livre de glúten e traz muitos benefícios à saúde.

Quando tostado, ele lembra uma amêndoa defumada, mas tem fácil digestão. Além disso, é cheio de antioxidantes, uma fonte rica de proteína vegetal, ajuda a combater o mau colesterol no sangue, reúne aminoácidos essenciais e ainda tem fibras e vitaminas.

Para preparar em casa, basta grelhar os grãos, sem gordura, em uma frigideira, mexendo sempre para que fiquem dourados sem queimar. Aí é só guardar em um pote de vidro hermeticamente fechado e usar em receitas, como o mingau, que pode inclusive ser preparado com água. Para duas medidas de líquido (água, leites vegetais ou leite), coloque uma medida dos grãos torrados e leve a fogo baixo até três minutos depois de levantar fervura.

Se preferir consumi-lo apenas tostado, misture à granola, a frutas frescas e saladas e ganhe uma crocância supersaudável no seu dia a dia. Atualmente, já é possível encontrar o kasha em empórios gourmet, casas especializadas em produtos naturais e zonas cerealistas. Nós vamos adotar!

 


IMG_2401

:Terapia, budismo e algumas lições

Às vésperas de fazer 80 anos, minha mãe me pediu de presente que fizéssemos uma “terapia” de mãe/filha. (mais…)(mais...)

lygia mulher

:O ciclo da vida feminina

Não percam hoje, na Folha. Tati Bernardi, grávida, descrevendo sua busca por um(a) ginecologista/obstetra, e as barbaridades que experimentou em seu périplo.  Ela me inspirou a contar a minha história de outra fase do ciclo reprodutivo feminino. Aí vai! (mais…)(mais...)

ansiedade

:Probióticos para depressão e ansiedade

Não é de hoje que os benefícios de probióticos – como kefir e kimchi – são divulgados aos quatro ventos. (mais…)(mais...)

livro A Primeira Chance

:A perversa loteria da vida

Semana passada em artigo na Folha de São Paulo, o médico Miguel Srougi falou da derrocada de nossa sociedade e a decorrente miséria e falta de oportunidades dos brasileiros. (mais…)(mais...)

azit

:Os benefícios do azeite extra virgem e do sashimi

Aí vai a dica do meu querido endocrinologista, o dr. Mauricio Hirata: não dispense na sua dieta o azeite extra virgem e o sashimi. Por quê? Eles são ricos em ômega 3 e antioxidantes. Ambos evitam o envelhecimento precoce da pele. E têm mais benefícios ainda. (mais…)(mais...)

embrião

:Mais perto do embrião humano transgênico

Estamos mais perto do embrião humano transgênico. É o que diz a Menina Lygia da Veiga Pereira, em um artigo publicado hoje com esse tema, aqui, no jornal O Globo. Confira abaixo: (mais…)(mais...)