Kasha, o supercereal da vez

kasha-cuit

Você sabe o que é o kasha? Trata-se de um preparo que lembra um mingau e é popular na Rússia, mas que está ganhando muita dieta do lado de cá do planeta por ser à base de grão de trigo sarraceno tostado e leite. É que o grão de sarraceno é livre de glúten e traz muitos benefícios à saúde.

Quando tostado, ele lembra uma amêndoa defumada, mas tem fácil digestão. Além disso, é cheio de antioxidantes, uma fonte rica de proteína vegetal, ajuda a combater o mau colesterol no sangue, reúne aminoácidos essenciais e ainda tem fibras e vitaminas.

Para preparar em casa, basta grelhar os grãos, sem gordura, em uma frigideira, mexendo sempre para que fiquem dourados sem queimar. Aí é só guardar em um pote de vidro hermeticamente fechado e usar em receitas, como o mingau, que pode inclusive ser preparado com água. Para duas medidas de líquido (água, leites vegetais ou leite), coloque uma medida dos grãos torrados e leve a fogo baixo até três minutos depois de levantar fervura.

Se preferir consumi-lo apenas tostado, misture à granola, a frutas frescas e saladas e ganhe uma crocância supersaudável no seu dia a dia. Atualmente, já é possível encontrar o kasha em empórios gourmet, casas especializadas em produtos naturais e zonas cerealistas. Nós vamos adotar!

 


C56FD3AD-BBC2-46A6-917F-C045CE8571C8

:Ciência não é gasto!

Hoje o publicitário Nizan Guanaes se juntou a nós cientistas, cedendo seu espaço semanal na Folha de São Paulo para insistirmos no nosso bordão: ciência não é gasto, ciência é investimento! (mais…)(mais...)

jane fonda jogging

:5 benefícios da corrida no pós-menopausa

A chegada da menopausa traz calores incômodos e pode ser que você se sinta desanimada para começar uma atividade física. Reunimos, então, 5 benefícios que a corrida traz para qualquer pessoa – mas que fazem muita diferença na vida de quem convive com a menopausa. (mais…)(mais...)

dificil emagrecer depois dos 40

:Por que é tão difícil emagrecer depois dos 40?

Afinal, por que é tão difícil emagrecer depois dos 40? O caderno Madame, suplemento feminino do jornal francês Le Figaro publicou uma reportagem especial a respeito do assunto – que imediatamente foi parar entre os mais lidos do site, é claro. (mais…)(mais...)

:Vamos salvar a ciência brasileira

A Menina Lygia da Veiga Pereira e outros renomados cientistas brasileiros estão com uma campanha de fundamental importância: vamos salvar a ciência brasileira. (mais…)(mais...)

supe humanosss

:Nós, super-humanos

“A biotecnologia vai criar desigualdades”, disse a aluna do ensino médio depois de ouvir minha aula sobre as novidades das pesquisas em genética, genomas e células-tronco. “Sim, professora, porque quem vai ter acesso a essas tecnologias médicas sofisticadas? Só uma classe privilegiada! Is(mais...)

IMG_2401

:Terapia, budismo e algumas lições

Às vésperas de fazer 80 anos, minha mãe me pediu de presente que fizéssemos uma “terapia” de mãe/filha. (mais…)(mais...)