Ideias de decoração com cobogó

Cobogó na decoração - abre

Poucos itens de decoração são mais brasileiros que o cobogó. Trata-se de um revestimento originalmente feito em cimento, que fez muito sucesso nas décadas de 40 e 50. Hoje, ele ressurge mais forte que nunca – inclusive na fachada do novo hotel Emiliano do Rio de Janeiro – e em diversos materiais.

Cobogó criando um corredor na entrada de casa

Cobogó criando um corredor na entrada de casa

Segundo a revista de arte, decoração e arquitetura Giz, “os cobogós foram imortalizados nas obras dos mestres Oscar Niemeyer (1917-1912) e Lucio Costa (1902-1998), e o seu nome divertido (quase um trava línguas) deriva das iniciais dos sobrenomes de Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio Góis. Inspirados nos muxarabis – treliças rendadas de madeira muito comuns na arquitetura árabe – os engenheiros e sócios em uma olaria criaram essa solução como alternativa para aliviar as altas temperaturas das casas, na Recife do início do século 20.”.

Cobogó na porta da cozinha

Cobogó na porta da cozinha

Curiosidade sanada, vamos ao lado prático: é justamente nesse frescor e nessa “transparência” que favorece a entrada da iluminação que reside o charme do cobogó, além de seu aspecto de feito à mão, que traz personalidade a qualquer ambiente. Qualquer mesmo. Quer ver?

Cobogó na lavanderia

Cobogó na lavanderia

 

Cobogó na bancada da cozinha americana

Cobogó na bancada da cozinha americana

 

 

Cobogó criando uma parede para dividir ambientes na sala

Cobogó criando uma parede para dividir ambientes na sala

Fotos: Reprodução/Pinterest


surpresa

:Vem surpresa aí!

Meninas, vocês nem imaginam! Vem surpresa boa aí! A partir de março, vocês encontram o nosso conteúdo em outro endereço! Aguardem!(mais...)

espaco_arte_são miguel dos milagres

:Arte em São Miguel dos Milagres

Amigos, acabo de chegar de uma viagem a um lugar maravilhoso: São Miguel dos Milagres, em Alagoas. (mais…)(mais...)

amsterda

:GPS off-line em Amsterdã

São poucos os aplicativos de localização que podem ser acessados off-line e isso pode se tornar um problema na primeira vez que a gente visita uma nova cidade. Pensando nisso, a companhia aérea KLM criou uma tag de malas inteligente batizada de KLM Care Tag para quem vai visitar Amsterdã. (mai(mais...)

Nikunotoriko Restaurant

:Não é só a comida que impressiona

No restaurante Nikunotoriko, especializado em carnes grelhadas, não é só a comida que impressiona. Obra do arquiteto japonês Ryoji Iedokoro, o restaurante, situado no übercool distrito de Roppongi, em Tóquio, passou um ano em obras até se transformar nessa impactante estrutura. (mais…)(mais...)

espada de sao jorge na sala

:Espada-de-São-Jorge na decoração

Há um certo tempo, falamos aqui n’As Meninas sobre a tendência de usar as suculentas na decoração, lembra? (Se não lembra, clique aqui). (mais…)(mais...)

lutetia

:Vem aí a reinauguração do Lutetia

Os últimos dois anos foram marcados pela reinauguração de grandes clássicos da hotelaria parisiense: o Hôtel de Crillon e o Ritz. Em 2018, é a vez do Lutetia reabrir suas portas. (mais…)(mais...)