Di Cavalcanti na Pinacoteca

Di Cavalcanti na Pinacoteca

Um dos mais importantes artistas do modernismo brasileiro, Emiliano Di Cavalcanti será tema da mostra “No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos”, na Pinacoteca de São Paulo.

No mês em que se comemoram os 120 anos do nascimento do artista, será possível conferir mais de 200 obras, entre pinturas, desenhos e ilustrações, realizadas ao longo de quase seis décadas.

"Amigos", Di Cavancanti, c. 1921

“Amigos”, Di Cavancanti, c. 1921

O pesquisador José Augusto Ribeiro, que assina a curadoria da mostra, conta que a ideia é chamar a atenção para a condição e o sentimento de atraso do Brasil em relação à modernidade europeia no começo do século XX. “Ao mesmo tempo, o título se refere aos lugares que o artista costumava figurar nas suas pinturas e desenhos: os bordéis, os bares, a zona portuária, o mangue, os morros cariocas, as rodas de samba e as festas populares – lugares e situações que, na obra de Di Cavalcanti, são representados como espaços de prazer e descanso”, disse em comunicado oficial.

"Mulheres na janela", Di Cavalcanti, 1926

“Mulheres na janela”, Di Cavalcanti, 1926

A exposição, em cartaz até 22 de janeiro de 2018, destacará também aspectos menos conhecidos da trajetória do artista, como as ilustrações e charges para revistas, livros e até mesmo capas de discos. Lembrando que, aos sábados, a entrada é gratuita para todos os visitantes.

"Bordel", Di Cavalcanti, década de 1930

“Bordel”, Di Cavalcanti, década de 1930

 

 

Foto:  Isabella Matheus/Divulgação


5C9F4512-9479-4BAA-BA17-EE7B8EB40952

:Um bom lugar pra ler um livro… na China!

Não é novidade para ninguém que eu sou fã assídua de bibliotecas. (mais…)(mais...)

mulher de bath

:Venha conferir

Esta semana estaremos com a peça em São José do Rio Preto (quinta) e sábado e domingo em Uberaba. "A Mulher de Bath" é uma peça ágil, movimentada e surpreendente. (mais…)(mais...)

mulher de bath - maite proença

:Sobre a Mulher de Bath

Sobre a "Mulher de Bath" que ora trago para o teatro. Um trecho da conversa que tive com o querido Flávio Gikovate antes de ele nos deixar ano passado. Eu ainda estava pensando em como montar o texto. Veja que belo resumo, nas palavras de Flávio: (mais…)(mais...)

:Com Amor, Van Gogh

Um filme pintado à mão. É isso que faz a beleza estupenda da animação “Com Amor, Van Gogh”. O longa reúne cerca de 65 mil pinturas inspiradas no mestre holandês e a história se baseia nas centenas de cartas escritas por Van Gogh ao seu irmão Theo. (mais…)(mais...)

Maite e Danilo Gentili

:Eu, no The Noite

Gravei com Danilo Gentili, em seu programa delicioso. (mais…)(mais...)

A mulher de Bath

:A Mulher de Bath

"A Mulher de Bath" é a peça que ensaio há meses. Esta mulher viveu no fim da Idade Média, é profundamente religiosa, mas também livre, soberana, dona de seu nariz. Só fala o que pensa. (mais…)(mais...)