Di Cavalcanti na Pinacoteca

Di Cavalcanti na Pinacoteca

Um dos mais importantes artistas do modernismo brasileiro, Emiliano Di Cavalcanti será tema da mostra “No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos”, na Pinacoteca de São Paulo.

No mês em que se comemoram os 120 anos do nascimento do artista, será possível conferir mais de 200 obras, entre pinturas, desenhos e ilustrações, realizadas ao longo de quase seis décadas.

"Amigos", Di Cavancanti, c. 1921

“Amigos”, Di Cavancanti, c. 1921

O pesquisador José Augusto Ribeiro, que assina a curadoria da mostra, conta que a ideia é chamar a atenção para a condição e o sentimento de atraso do Brasil em relação à modernidade europeia no começo do século XX. “Ao mesmo tempo, o título se refere aos lugares que o artista costumava figurar nas suas pinturas e desenhos: os bordéis, os bares, a zona portuária, o mangue, os morros cariocas, as rodas de samba e as festas populares – lugares e situações que, na obra de Di Cavalcanti, são representados como espaços de prazer e descanso”, disse em comunicado oficial.

"Mulheres na janela", Di Cavalcanti, 1926

“Mulheres na janela”, Di Cavalcanti, 1926

A exposição, em cartaz até 22 de janeiro de 2018, destacará também aspectos menos conhecidos da trajetória do artista, como as ilustrações e charges para revistas, livros e até mesmo capas de discos. Lembrando que, aos sábados, a entrada é gratuita para todos os visitantes.

"Bordel", Di Cavalcanti, década de 1930

“Bordel”, Di Cavalcanti, década de 1930

 

 

Foto:  Isabella Matheus/Divulgação


shanh tovah

:Shana Tova!

  Uma das boas coisas de viver em um mundo plural é comemorar, durante o ano, vários recomeços. E, com isto, renovar sempre nossas energias. Nesta quarta, celebramos o Rosh Hashanah, o ano novo judaico. (mais…)(mais...)

Figura Humana con Estructura de Joaquin Torres Garcia

:Começa a 7ª edição da ArtRio

Começa amanhã a 7ª edição da ArtRio. Desta vez, a Marina da Glória recebe o evento, que apresenta um novo formato, reunindo seus principais programas – Panorama e Vista – em um mesmo espaço. (mais…)(mais...)

comprar fotografia

:Cuidados na hora de comprar uma fotografia

Finalmente agosto acabou. Uma coisa que me marcou esse mês foi o sucesso da 11ª edição da SP-Arte/Foto, a feira internacional de fotografia de São Paulo que rolou na semana passada. (mais…)(mais...)

Di Cavalcanti na Pinacoteca

:Di Cavalcanti na Pinacoteca

Um dos mais importantes artistas do modernismo brasileiro, Emiliano Di Cavalcanti será tema da mostra “No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos”, na Pinacoteca de São Paulo. (mais…)(mais...)

palette maniac 1

:Sem filtro: as cores dos filmes

Que tal embarcar no mundo da cultura pop de uma maneira bem criativa e curiosa? Essa é a proposta da conta de Instagram Palette Maniac, que dá uma mostra das paletas de cores utilizadas em filmes, programas de TV e videoclipes famosos. (mais…)(mais...)

EH_col_scan_calderjewl-neck1b 001

:Calder, o joalheiro

Quando se pensa em Alexander Calder é quase impossível não lembrar de seus móbiles. Aquelas esculturas maravilhosas que, quando instaladas, projetam imagens e até sons. É realmente algo muito pontual (e inspirador) no percurso da arte. Não à toa, o Whitney Museum, em Nova York, está com a e(mais...)