Di Cavalcanti na Pinacoteca

Di Cavalcanti na Pinacoteca

Um dos mais importantes artistas do modernismo brasileiro, Emiliano Di Cavalcanti será tema da mostra “No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos”, na Pinacoteca de São Paulo.

No mês em que se comemoram os 120 anos do nascimento do artista, será possível conferir mais de 200 obras, entre pinturas, desenhos e ilustrações, realizadas ao longo de quase seis décadas.

"Amigos", Di Cavancanti, c. 1921

“Amigos”, Di Cavancanti, c. 1921

O pesquisador José Augusto Ribeiro, que assina a curadoria da mostra, conta que a ideia é chamar a atenção para a condição e o sentimento de atraso do Brasil em relação à modernidade europeia no começo do século XX. “Ao mesmo tempo, o título se refere aos lugares que o artista costumava figurar nas suas pinturas e desenhos: os bordéis, os bares, a zona portuária, o mangue, os morros cariocas, as rodas de samba e as festas populares – lugares e situações que, na obra de Di Cavalcanti, são representados como espaços de prazer e descanso”, disse em comunicado oficial.

"Mulheres na janela", Di Cavalcanti, 1926

“Mulheres na janela”, Di Cavalcanti, 1926

A exposição, em cartaz até 22 de janeiro de 2018, destacará também aspectos menos conhecidos da trajetória do artista, como as ilustrações e charges para revistas, livros e até mesmo capas de discos. Lembrando que, aos sábados, a entrada é gratuita para todos os visitantes.

"Bordel", Di Cavalcanti, década de 1930

“Bordel”, Di Cavalcanti, década de 1930

 

 

Foto:  Isabella Matheus/Divulgação


Tarsila do Amaral - sol poente

:Tarsila em Nova York

Enxergar além do óbvio. Essa era uma das mais marcantes características da artista paulista Tarsila do Amaral (1886–1973), figura fundamental no Modernismo brasileiro. E enxergar além do óbvio é também o maior mérito do museu de arte moderna de Nova York, o MoMA, com sua programação semp(mais...)

discurso de oprah winfrey no globo de ouro

:O discurso de Oprah Winfrey

“Já entrevistei e representei gente que sofreu muitíssimo na vida. O que essas pessoas têm em comum é manterem viva a esperança de um mundo melhor. Quero que todas as meninas que virem isto saibam que temos um novo dia pela frente. (mais…)(mais...)

Bispo do Rosário

:Mostra de Arthur Bispo do Rosário vai até dia 14

Vai até o próximo domingo, dia 14, a exposição “Flutuações”, de Arthur Bispo do Rosário, em cartaz na Casa Museu Eva Klabin, no Rio de Janeiro.  (mais…)(mais...)

cate-blanchett

:Cate Blanchett preside Cannes

  Ao que tudo indica, a indústria do cinema está mesmo preocupada com a questão do assédio sexual, ainda bem! O Festival de Cinema de Cannes, que este ano acontece de 8 a 19 de maio, escolheu como presidente do seu júri a atriz Cate Blanchett, de 48 anos. (mais…)(mais...)

nuptias

:Nuptias: casamento reinventado

Retratos antigos de casamento feitos na região do Cariri, no nordeste do Brasil, se transformam em fotopinturas nas mãos de Rosângela Rennó graças a  tinta, objetos, recortes e recomposições. (mais…)(mais...)

trama fantasma - estreia cinema 2018

:Cinema: 6 estreias imperdíveis de 2018

O ano já começou e mal podemos esperar para assistir a esses filmes. Confira aqui os trailers das nossas 6 estreias imperdíveis de 2018: (mais…)(mais...)