Detox das compras: é possível?

CAROL SANDLER

A Carol Sandler é uma jornalista especializada em finanças que teve uma ideia muito bacana: lançar o site Finanças Femininas, em um quase distante 2012. Primeiro portal do Brasil a falar de dinheiro só com mulheres, o Finanças rendeu frutos e agora Carol está lançando o livro “Detox das compras – Como se livrar do consumismo e repensar a forma como gasta seu dinheiro” (ed. Saraiva, 136 pág.). A obra traz uma reflexão sobre como o imediatismo faz a gente realizar compras de impulso e usa uma experiência própria para transmitir lições úteis para o nosso cotidiano.

Detox das Compras

O site As Meninas conversou com ela e você acompanha esse bate-papo aqui:

As Meninas: Como foi ficar seis meses sem fazer compras?

Foi muito interessante. Eu consegui “desligar” o filtro do consumo e parei de prestar atenção nos estímulos. Óbvio que teve dias mais difíceis, e a gente sente mesmo falta da dopamina liberada pelo ato de fazer uma compra. Mas acabei me acostumando. Quando vi, o prazo tinha acabado e eu já estava liberada de novo para comprar. Fiz uma lista de itens que queria, mas, no fim, mais três meses se passaram e eu não fiz nenhuma compra. A sensação foi de ter ficado “imunizada”, e passei a consumir bem menos a partir de então.

As Meninas: Por que tomou a decisão de tentar essa experiência?

Eu já não era das mais consumistas, mas queria ver como seria passar um tempo mais longo sem comprar nada. Via histórias de leitoras do Finanças Femininas com muitos problemas por conta do consumismo, e queria entender de que forma este tipo de experiência poderia me forçar a rever o meu próprio comportamento.

As Meninas: Qual foi sua maior tentação nesse período?

No meio do desafio, fui viajar e passei um fim de semana em Nova York. Foram, sem sombra de dúvida, os dias mais difíceis. Acabei não conseguindo resistir à tentação e me comprei um anel. Fui logo contar nas minhas redes sociais e muita gente me perguntou se eu ia desistir do desafio. Mas acho que ter cedido fez parte do processo. Ninguém é perfeito 100% do tempo. Segui em diante e, depois daquela compra, consegui não comprar mais nada. E o mais impressionante foi que perdi o anel logo após o fim do desafio. Ele realmente não era para ser meu!

As Meninas: Quais as 3 principais lições que aprendeu?

Aprendi que conseguimos controlar nossos impulsos de forma muito mais forte do que imaginamos. Quando tomamos uma decisão como esta, os impulsos e desejos de consumo diminuem naturalmente. Ficar seis meses sem fazer compras foi mais fácil do que imaginava. Aprendi também a esperar e ter consciência dos itens que eu realmente queria comprar – as minhas compras desde que o desafio terminou ficaram muito mais estratégicas. Por fim, vi como podia ser criativa com o que eu já tinha e passei a dar mais valor para o que já estava no meu armário. Não ter novidades no meu armário me forçou a buscar combinações e formas diferentes de usar as peças.

As Meninas: Que dicas daria para quem deseja diminuir seu ritmo de consumo?

Dica 1: Nunca compre por impulso. Espere pelo menos 10 minutos e vá tomar um café, ou responder aos seus e-mails. Muitas vezes, após este tempo, nem lembramos mais aquilo que queríamos comprar.

Dica 2: Deixe o cartão de crédito em casa. Muitos estudos mostram que compramos mais somente por usar o cartão de crédito. Melhor pagar tudo em dinheiro, cartão de débito ou pré-pago, e deixar o cartão de crédito para emergências e compras planejadas.

Dica 3: Não parcele! Quando fazermos uma compra parcelada, acabamos muitas vezes assumindo compromissos financeiros que não temos condições de pagar. E o pior: acumulamos parcelas de diversas compras, e nos esquecemos de somar o todo. Melhor juntar o dinheiro e pagar à vista, com desconto!

 


tecnologia_precoce

:Não exponham as crianças a tanta tecnologia

Amigos, Vocês sabiam que de acordo com estudos, se seguisse o ritmo do nosso processo de evolução, o nosso cérebro poderia ter evoluído muito mais? (mais…)(mais...)

desconectados

:Reconectar é preciso

Amigos, É impressão minha ou temos andado totalmente desconectados? (mais…)(mais...)

inspirado pelo mar 3

:Inspirado no mar

Você já se permitiu passar minutos ou horas observando as ondas do mar ou de um lago? Elas têm uma força impressionante no seu movimento de ir e vir. E essa beleza da natureza também inspira muitos artistas a criarem suas obras e trabalhos. (mais…)(mais...)

por que existe sofrimento?

:Por que existe o sofrimento?

Amigos, No terceiro filme da série gravada com a dra. Amarilis de Oliveira, quero levantar uma questão, e acredito que vocês também já se perguntaram isso: por que existe sofrimento no mundo que vivemos? E aí, podemos compreender o sofrimento em suas mais diversas formas. (mais…)(mais...)

spa_da_alma

:Spa da Alma

Amigos, O que vocês acharam do filme de ontem, sobre a Astrosofia? Gostaram? Confesso que hoje em dia tenho a tendência de ver as coisas com olhos um tanto pessimistas quanto ao futuro. (mais…)(mais...)

astrosofia_1

:O que é a Astrosofia?

Amigos, vamos iniciar hoje uma nova série de filmes. Vocês já pararam pra pensar no quanto devemos nos conectar com nossa essência para que nossa vida seja plena? (mais…)(mais...)