Casa de Renoir aberta para visitas

casa de Renoir (3)

Um dos pontos turísticos mais queridos na França por quem aprecia arte é a casa onde viveu Monet, na cidadezinha de Giverny, a pouco mais de uma hora de trem de Paris. Agora, o endereço ganhou um concorrente à altura: desde o último mês de junho, a casa de Renoir também está aberta para visitas.

Situada na região de Champagne, também a cerca de uma hora de trem da capital francesa, a casa onde viveu o impressionista Auguste Renoir – e que estava em posse de seus descendentes até 2013 – fica na pitoresca Essoyes.

casa de Renoir (4)

O governo da região de Champagne levou dois anos reformando o local onde Renoir viveu com sua família desde 1896 (até sua morte, em 1919) para aproveitar a quietude e a serenidade do lugar.

Arte essa, é claro, que está presente em todos os ambientes da casa – mesmo que em forma de reproduções: de cenas da vida camponesa do início do século XX a retratos de sua família e amigos, como “Déjeuner des Canotiers” e “Jeunes filles au piano”. Quem tiver a oportunidade de visitar o local até 24 de setembro, vai se deparar também com duas obras originais, “Jeune fille au miroir”, emprestada pelo Museu de Belas Artes de Rouen, e “Le Petit Pont”, emprestada pelo Museu de Belas Artes de Bordeaux.

casa de Renoir (5)

Os destaques da casa são três ambientes: a sala de exposição permanente, a sala de projeção e o ateliê do pintor. A primeira traz itens da infância do artista e de seus filhos e também a imagem de musas de Renoir, como Aline e Gabrielle Renard. A sala de projeção exibe um filme de 20 minutos com bastidores do processo criativo do artista.

casa de Renoir (6)

Por fim, o ateliê. É ali que se completa o passeio: sentado sobre uma cadeira semelhante à usada pelo artista, o visitante vai poder apreciar a paisagem que o inspirava da janela e entender porque as cores das obras de Renoir são tão comoventes. Segundo o site da casa, “o ateliê é um lugar para sonhar: é uma interpretação contemporânea do turbilhão criativo que transportava Renoir para longe, de acordo com a narrativa de seus parentes. Aqui, ele realizou várias obras de arte: paisagens, plantações de lavanda, cenas da vida cotidiana… Seu espírito ainda está aqui, acariciando a tela com seu pincel”.

casa de Renoir (1)

No mínimo, muito inspirador, não? O ingresso, que inclui a casa, os jardins e o ateliê, custa 9 euros. Para mais informações sobre a casa de Renoir, clique aqui.

casa de Renoir (2)

 


5C9F4512-9479-4BAA-BA17-EE7B8EB40952

:Um bom lugar pra ler um livro… na China!

Não é novidade para ninguém que eu sou fã assídua de bibliotecas. (mais…)(mais...)

65503D36-BC05-4A5B-BC16-2220E1F83947

:Tecnologia a favor da produtividade

Com a chegada do final do ano, parece que nosso rendimento cai e a cabeça fica tão cheia de coisas que não cabe mais nada na memória. (mais…)(mais...)

intercambio depois dos 45

:Que tal um intercâmbio?

Estudar fora depois dos 45? Está se tornando mais comum que você imagina. (mais…)(mais...)

ED05E79C-F28A-4B03-8A65-A8B90E87F981

:Mãos poderosas de uma ceramista

Amigos, Estou começando uma nova série de filmes aqui nas Meninas. (mais…)(mais...)

Café da Tiffany

:O café da Tiffany

Atire o primeiro croissant quem nunca se imaginou vivendo essa cena do filme “Bonequinha de Luxo” diante da vitrine da Tiffany’s na 5ª Avenida, em Nova York. (mais…)(mais...)

maite no roda viva

:Maitê no Roda Viva

A Menina Maitê Proença é a convidada de hoje do programa Roda Viva, que vai ao ar às segundas-feiras às 22h15, na TV Cultura. (mais…)(mais...)