Bem-disposta após uma noite de insônia: 5 dicas

insonia

Um dos grandes males dos nossos tempos, a insônia costuma deixar a gente destruída no dia seguinte – e os compromissos não se cancelam apenas porque a noite anterior foi mal aproveitada, certo? Por isso adoramos essa matéria da revista Madame, do jornal Le Figaro.

Eles conversaram com uma naturopata e trouxeram dicas de ouro, dá uma olhada:

1. A importância de se espreguiçar: estirar-se ainda na cama mobiliza o organismo aos poucos, sem brutalidade. Na sequência, desperte o organismo sentando na ponta da cama e fazendo pequenas torções, apoiando a mão direita no joelho esquerdo e vice-versa.

2. Respire fundo. Sim, literalmente. “Longos suspiros solicitam um pouco de esforço do seu diafragma e relaxam”, explica Nicole Tripier, a profissional consultada pela matéria.

3. Hidratação é tudo. Dois grandes copos de água vão ajudar seu fígado – que costuma limpar as impurezas do organismo durante o sono – a funcionar. Vale acrescentar uma colher (sopa) de limão espremido para dar um boost nesta tarefa de eliminar as toxinas.

4. Aproveite o sol. Estacione o carro a duas ou três quadras do trabalho e faça o restante do trajeto a pé. A luz natural reativa o sistema que sincroniza no nosso corpo o ritmo sono-despertar. Ao ver o sol, nosso organismo entende que é hora de acordar.

5. Tudo o que parece estimular seu organismo acaba fazendo efeito contrário se você está muito cansada. Café e açúcar, por exemplo. O café é um excitante e não energizante, então ele tende a potencializar as situações de estresse que você possa viver neste dia. Já o açúcar traz um pico de glicemia imediato, mas que cai na sequência e vai te deixar ainda mais cansada. A solução? Investir em um chá de especiarias, com canela, cardamomo e gengibre.

 

 


neuroCare_neuroConn_tDCS

:A ciência contra a corrupção

Pois é, escrever sobre o quê no grande tema da ciência que seja relevante para o momento terrivelmente histórico que estamos vivendo?  Que tal sobre a biologia da honestidade?!! (mais…)(mais...)

insonia

:Bem-disposta após uma noite de insônia: 5 dicas

Um dos grandes males dos nossos tempos, a insônia costuma deixar a gente destruída no dia seguinte – e os compromissos não se cancelam apenas porque a noite anterior foi mal aproveitada, certo? Por isso adoramos essa matéria da revista Madame, do jornal Le Figaro. (mais…)(mais...)

Cindy e filha

:Tal mãe, tal filha. A ciência explica por quê

Embora pareça (muito) a mesma pessoa, as modelos que ilustram os retratos acima são mãe e filha. Mais precisamente Cindy Crawford e Kaia Gerber. E o que os olhos veem – uma semelhança que impressiona – a ciência explica. (mais…)(mais...)

kasha-cuit

:Kasha, o supercereal da vez

Você sabe o que é o kasha? Trata-se de um preparo que lembra um mingau e é popular na Rússia, mas que está ganhando muita dieta do lado de cá do planeta por ser à base de grão de trigo sarraceno tostado e leite. (mais…)(mais...)

IMG_8640

:Cidade inventada

Amigos, se hoje usufruímos de muitos benefícios da ciência e da medicina, devemos ser muito agradecidos, pois houve um tempo em que as coisas não eram tão acessíveis. (mais…)(mais...)

3 gerações

:Flashback – ou por que o Brasil não muda

“Mãe, o Brasil tem que parar de só produzir bens primários!  Devemos produzir bens manufaturados, que têm muito mais valor!”, exclamou minha filha de 14 anos durante o jantar.  (mais…)(mais...)