Bem-disposta após uma noite de insônia: 5 dicas

insonia

Um dos grandes males dos nossos tempos, a insônia costuma deixar a gente destruída no dia seguinte – e os compromissos não se cancelam apenas porque a noite anterior foi mal aproveitada, certo? Por isso adoramos essa matéria da revista Madame, do jornal Le Figaro.

Eles conversaram com uma naturopata e trouxeram dicas de ouro, dá uma olhada:

1. A importância de se espreguiçar: estirar-se ainda na cama mobiliza o organismo aos poucos, sem brutalidade. Na sequência, desperte o organismo sentando na ponta da cama e fazendo pequenas torções, apoiando a mão direita no joelho esquerdo e vice-versa.

2. Respire fundo. Sim, literalmente. “Longos suspiros solicitam um pouco de esforço do seu diafragma e relaxam”, explica Nicole Tripier, a profissional consultada pela matéria.

3. Hidratação é tudo. Dois grandes copos de água vão ajudar seu fígado – que costuma limpar as impurezas do organismo durante o sono – a funcionar. Vale acrescentar uma colher (sopa) de limão espremido para dar um boost nesta tarefa de eliminar as toxinas.

4. Aproveite o sol. Estacione o carro a duas ou três quadras do trabalho e faça o restante do trajeto a pé. A luz natural reativa o sistema que sincroniza no nosso corpo o ritmo sono-despertar. Ao ver o sol, nosso organismo entende que é hora de acordar.

5. Tudo o que parece estimular seu organismo acaba fazendo efeito contrário se você está muito cansada. Café e açúcar, por exemplo. O café é um excitante e não energizante, então ele tende a potencializar as situações de estresse que você possa viver neste dia. Já o açúcar traz um pico de glicemia imediato, mas que cai na sequência e vai te deixar ainda mais cansada. A solução? Investir em um chá de especiarias, com canela, cardamomo e gengibre.

 

 


imunidade

:Como reforçar a imunidade no inverno?

Segundo o meu querido endocrinologista Dr. Maurício Hirata, com a chegada do inverno vêm as doenças típicas da época, como problemas respiratórios, gripes e resfriados. (mais…)(mais...)

mingau de aveia

:O mingau de aveia não é mais o mesmo

Um dos ingredientes mais queridinhos dos nutricionistas, a aveia regula o intestino e reduz o colesterol o ruim e, ainda por cima, é naturalmente livre de glúten. (mais…)(mais...)

fatherhood

:Ser bom pai é genético?

No século do DNA, tudo é culpa da genética. Se comemos demais é porque nossos ancestrais da Idade da Pedra passavam fome, e só sobreviveram aqueles com genes glutões que, quando surgia a oportunidade, caíam de boca no mamute abatido. (mais…)(mais...)

:Na dieta, equilíbrio é a chave do sucesso

Para emagrecer tem mesmo que cortar glúten? E lactose? E chocolate? “Não! Sou avessa a modismos e não existe alimento proibido”, diz, categoricamente a nutricionista e consultora de alimentação Valéria Rangel. (mais…)(mais...)

comida-saudavel

:Minha primeira vez com uma nutricionista

 Amigos, Sabem aquelas questões da vida que por algum motivo a gente vai deixando de lado, adiando e fechando os olhos, até que num belo dia toma aquele susto? (mais…)(mais...)

testosterona

:Como repor a testosterona?

A testosterona é um hormônio encontrado nos homens e nas mulheres, porém, em quantidades bem maiores no corpo masculino. Por isso, costuma ser conhecida como sinônimo de masculinidade. (mais…)(mais...)