Bem-disposta após uma noite de insônia: 5 dicas

insonia

Um dos grandes males dos nossos tempos, a insônia costuma deixar a gente destruída no dia seguinte – e os compromissos não se cancelam apenas porque a noite anterior foi mal aproveitada, certo? Por isso adoramos essa matéria da revista Madame, do jornal Le Figaro.

Eles conversaram com uma naturopata e trouxeram dicas de ouro, dá uma olhada:

1. A importância de se espreguiçar: estirar-se ainda na cama mobiliza o organismo aos poucos, sem brutalidade. Na sequência, desperte o organismo sentando na ponta da cama e fazendo pequenas torções, apoiando a mão direita no joelho esquerdo e vice-versa.

2. Respire fundo. Sim, literalmente. “Longos suspiros solicitam um pouco de esforço do seu diafragma e relaxam”, explica Nicole Tripier, a profissional consultada pela matéria.

3. Hidratação é tudo. Dois grandes copos de água vão ajudar seu fígado – que costuma limpar as impurezas do organismo durante o sono – a funcionar. Vale acrescentar uma colher (sopa) de limão espremido para dar um boost nesta tarefa de eliminar as toxinas.

4. Aproveite o sol. Estacione o carro a duas ou três quadras do trabalho e faça o restante do trajeto a pé. A luz natural reativa o sistema que sincroniza no nosso corpo o ritmo sono-despertar. Ao ver o sol, nosso organismo entende que é hora de acordar.

5. Tudo o que parece estimular seu organismo acaba fazendo efeito contrário se você está muito cansada. Café e açúcar, por exemplo. O café é um excitante e não energizante, então ele tende a potencializar as situações de estresse que você possa viver neste dia. Já o açúcar traz um pico de glicemia imediato, mas que cai na sequência e vai te deixar ainda mais cansada. A solução? Investir em um chá de especiarias, com canela, cardamomo e gengibre.

 

 


IMG_2401

:Terapia, budismo e algumas lições

Às vésperas de fazer 80 anos, minha mãe me pediu de presente que fizéssemos uma “terapia” de mãe/filha. (mais…)(mais...)

lygia mulher

:O ciclo da vida feminina

Não percam hoje, na Folha. Tati Bernardi, grávida, descrevendo sua busca por um(a) ginecologista/obstetra, e as barbaridades que experimentou em seu périplo.  Ela me inspirou a contar a minha história de outra fase do ciclo reprodutivo feminino. Aí vai! (mais…)(mais...)

ansiedade

:Probióticos para depressão e ansiedade

Não é de hoje que os benefícios de probióticos – como kefir e kimchi – são divulgados aos quatro ventos. (mais…)(mais...)

livro A Primeira Chance

:A perversa loteria da vida

Semana passada em artigo na Folha de São Paulo, o médico Miguel Srougi falou da derrocada de nossa sociedade e a decorrente miséria e falta de oportunidades dos brasileiros. (mais…)(mais...)

azit

:Os benefícios do azeite extra virgem e do sashimi

Aí vai a dica do meu querido endocrinologista, o dr. Mauricio Hirata: não dispense na sua dieta o azeite extra virgem e o sashimi. Por quê? Eles são ricos em ômega 3 e antioxidantes. Ambos evitam o envelhecimento precoce da pele. E têm mais benefícios ainda. (mais…)(mais...)

embrião

:Mais perto do embrião humano transgênico

Estamos mais perto do embrião humano transgênico. É o que diz a Menina Lygia da Veiga Pereira, em um artigo publicado hoje com esse tema, aqui, no jornal O Globo. Confira abaixo: (mais…)(mais...)