A incrível moda do futuro no MoMA

vestido produzido em impressora 3D, em 2013

Até o próximo dia 28 de janeiro, o MoMA, em NY, exibe a mostra “Items: Is Fashion Modern?”, primeira exposição sobre moda da história do museu.

São 111 itens de vestuário e acessórios que mostram a moda e seus impactos no passado e no presente, além de vislumbrar seu futuro. Pense na revolução que representaram as calças Levi’s 501 e o pretinho básico de Mademoiselle Chanel, e na importância religiosa do kippah, por exemplo.

Variações do pretinho básico, de 1925 a 1968

Variações do pretinho básico, de 1925 a 1968

Materiais, conceitos e técnicas empregados por designers, tecelões e engenheiros estão ali mostrando essa trajetória que se relaciona com cultura, funcionalidade, estética, política, identidade, economia e… tecnologia.

E é a parte que fala do futuro que aponta os rumos da moda. Ali, o curioso é ver as tendências – não de cores e formas, mas de produção mesmo. A matéria-prima é um dos principais destaques.

matéria prima do futuro

 

As peles e couros ecológicos tendem a se tornar cada vez mais verossímeis graças a empresas como a startup americana Modern Meadow, que desenvolveu um processo que permite cultivar colágeno – a principal proteína na pele animal – a partir de levedura. A empresa transforma o resultado num produto muito semelhante em termos de toque e visual ao couro, que batizou de Zoa (abaixo). É uma excelente notícia!

couro ecológico Meadow

 

Outra forte tendência de moda é um vestuário que acompanhe as mudanças climáticas. O conjunto Aquos (abaixo), da marca Pyer Moss, é um bom exemplo. Ele é feito de lã respirável e impermeável, e traz junto um dispositivo flutuante feito a partir da borracha das câmaras de ar de pneus de bicicleta. Tem ainda uma espécie de máscara em 3D para o dispositivo de flutuação que parece uma armadura. Tomara que a gente nunca precise disso.

aquos

 

Por fim, acessórios que “crescem” são uma chave para entender o consumo consciente. Afinal, menos peças, com maior durabilidade, significam menos poluição e desperdício. Foi pensando nisso que Liz Ciokajlo e Maurizio Montalti se inspiraram na Moon Boot, criada em 1971 por Giancarlo Zanatta, e na conquista espacial para desenvolver as Grown Mars Boots, feitas de micélio, um fungo tipo cogumelo. Elas crescem à medida que alguém as usa. São como sapatos “cultiváveis”. À medida que uma pessoa usa a bota, o suor dos pés permite que o micélio cresça – por isso, os sapatos nunca se degradam e nunca se transformam em resíduos.

bota que cresce

Não é genial a moda do futuro?

 

Por Priscilla Portugal


livro Catwalking 3

:Moda de passarela, por Chris Moore

  De Paris a Nova York, se você entrasse em uma sala de desfiles ao longo dos anos 60, 70, 80 e 90, certamente passaria ao lado de Chris Moore. Nos pits lotados de fotógrafos, esse britânico se consagrou como um dos maiores documentadores da moda de passarela do planeta. (mais…)(mais...)

vitrine da Hermès 3

:As incríveis vitrines da Hermès

 Quando vê uma vitrine montada assim, feito obra de arte, você se pergunta quem é o nome por trás daquela criação? No caso da Hermès e suas incríveis vitrines essa pessoa é Leïla Menchari, 90 anos. (mais…)(mais...)

the shopkeepers - dicas de compras

:Dicas de compras únicas pelo mundo

Butiques independentes, pequenas e únicas. É tudo o que a gente procura na hora de fazer compras, né? Itens exclusivos, que só podem ser encontrados em um lugar, além de atendimento acolhedor são os principais atrativos desse tipo de lugar e a designer Paula Flynn concorda. (mais…)(mais...)

Gloria Coelho

:5 perguntas para Gloria Coelho

Como a gente adiantou aqui, As Meninas estão com um especial indo ao ar todas as semanas, chamado “5 perguntas para”. (mais…)(mais...)

lais-ribeiro-sutiã Victorias

:O sutiã de US$2 milhões

Um dos eventos mais esperados do ano, o desfile anual da grife de lingeries Victoria’s Secret, já tem data para acontecer: será no próximo dia 28 em Xangai, na China. A ideia da grife é marcar sua expansão no país mais populoso do mundo, mas o destaque do desfile ficará por conta de uma br(mais...)

vestido produzido em impressora 3D, em 2013

:A incrível moda do futuro no MoMA

Até o próximo dia 28 de janeiro, o MoMA, em NY, exibe a mostra “Items: Is Fashion Modern?”, primeira exposição sobre moda da história do museu. (mais…)(mais...)