A incrível moda do futuro no MoMA

vestido produzido em impressora 3D, em 2013

Até o próximo dia 28 de janeiro, o MoMA, em NY, exibe a mostra “Items: Is Fashion Modern?”, primeira exposição sobre moda da história do museu.

São 111 itens de vestuário e acessórios que mostram a moda e seus impactos no passado e no presente, além de vislumbrar seu futuro. Pense na revolução que representaram as calças Levi’s 501 e o pretinho básico de Mademoiselle Chanel, e na importância religiosa do kippah, por exemplo.

Variações do pretinho básico, de 1925 a 1968

Variações do pretinho básico, de 1925 a 1968

Materiais, conceitos e técnicas empregados por designers, tecelões e engenheiros estão ali mostrando essa trajetória que se relaciona com cultura, funcionalidade, estética, política, identidade, economia e… tecnologia.

E é a parte que fala do futuro que aponta os rumos da moda. Ali, o curioso é ver as tendências – não de cores e formas, mas de produção mesmo. A matéria-prima é um dos principais destaques.

matéria prima do futuro

 

As peles e couros ecológicos tendem a se tornar cada vez mais verossímeis graças a empresas como a startup americana Modern Meadow, que desenvolveu um processo que permite cultivar colágeno – a principal proteína na pele animal – a partir de levedura. A empresa transforma o resultado num produto muito semelhante em termos de toque e visual ao couro, que batizou de Zoa (abaixo). É uma excelente notícia!

couro ecológico Meadow

 

Outra forte tendência de moda é um vestuário que acompanhe as mudanças climáticas. O conjunto Aquos (abaixo), da marca Pyer Moss, é um bom exemplo. Ele é feito de lã respirável e impermeável, e traz junto um dispositivo flutuante feito a partir da borracha das câmaras de ar de pneus de bicicleta. Tem ainda uma espécie de máscara em 3D para o dispositivo de flutuação que parece uma armadura. Tomara que a gente nunca precise disso.

aquos

 

Por fim, acessórios que “crescem” são uma chave para entender o consumo consciente. Afinal, menos peças, com maior durabilidade, significam menos poluição e desperdício. Foi pensando nisso que Liz Ciokajlo e Maurizio Montalti se inspiraram na Moon Boot, criada em 1971 por Giancarlo Zanatta, e na conquista espacial para desenvolver as Grown Mars Boots, feitas de micélio, um fungo tipo cogumelo. Elas crescem à medida que alguém as usa. São como sapatos “cultiváveis”. À medida que uma pessoa usa a bota, o suor dos pés permite que o micélio cresça – por isso, os sapatos nunca se degradam e nunca se transformam em resíduos.

bota que cresce

Não é genial a moda do futuro?

 

Por Priscilla Portugal


bolsa cult gaia

:As bolsas-desejo da Cult Gaia

Fundada em 2012 pela designer Jasmin Larian, a marca Cult Gaia tem os acessórios mais desejados do momento. A proposta da grife é criar objetos de arte únicos e que chamem a atenção e ela traz até um manifesto no site: “Um bom design não é o overdesign”. (mais…)(mais...)

surpresa

:Vem surpresa aí!

Meninas, vocês nem imaginam! Vem surpresa boa aí! A partir de março, vocês encontram o nosso conteúdo em outro endereço! Aguardem!(mais...)

Baile da Vogue 1

:O Baile de Carnaval da Vogue

O Baile de Carnaval da Vogue 2018 aconteceu ontem no Hotel Unique, em São Paulo. O tema era "Divino, Maravilhoso", uma presta homenagem às diferentes culturas brasileiras. Selecionamos os looks mais comentados do red carpet aqui, vem ver:  (mais…)(mais...)

abre - laços são tendência

:Ata-me: a tendência dos laços

Eles foram quase onipresentes nos desfiles de alta costura da primavera 2018 – a semana mais inspiradora da moda – e são aposta certeira se você pretende investir em um vestido de festa nos próximos meses. O bacana é que os laços, embora sejam imediatamente associados a um estilo romântico(mais...)

abre terno

:5 tendências de moda para 2018

Está de olho em quais peças comprar nesse começo de ano para se adiantar às tendências de moda para 2018? Pois a gente traz os 5 investimentos que mais valem a pena para as leitoras d’As Meninas: (mais…)(mais...)

livro Schiaparelli capa

:Elsa Schiaparelli e os artistas

Quando o assunto é a estilista italiana Elsa Schiaparelli (1890-1973) não faltam lendas, sobretudo a respeito de sua rivalidade com Coco Chanel, que a apelidou de “a artista italiana que faz roupas”. Mas também sobra criatividade e um papel poucas vezes ocupado na história da moda: o de mulh(mais...)