Dopamina, o hormônio da felicidade

dopamina

A dopamina faz parte do chamado quarteto da felicidade, juntamente com a serotonina, as endorfinas e a ocitocina, pois elas interferem nas nossas vidas e estão relacionadas ao bem-estar geral. Por isso, os níveis hormonais adequados são essenciais para a saúde física e psicológica.

Responsável por estimular a busca do prazer, seja na comida, nas drogas ou no sexo, a dopamina é uma substância diretamente ligada ao sistema de recompensa e também está relacionada com a coordenação dos movimentos musculares, com a tomada de decisões e com a regulação da memória. Sem ela, não sentimos curiosidade nem motivação.

Ela traz outro benefício importante: a perda de peso. Quando queremos perder peso, a dopamina nos estimula a agir em direção a essa meta que queremos alcançar. É importante praticarmos caminhadas ou exercícios suaves e sem impacto, como yoga, tai chi, ou qi gong, que produzem poderosos efeitos na mente e no corpo.

Para ajudar a manter os níveis de dopamina equilibrados, aqui vai uma dica com alguns alimentos que são os nossos aliados: amêndoas, maçã, abacate, banana, beterraba, cacau, café e melancia.

 


imunidade

:Como reforçar a imunidade no inverno?

Segundo o meu querido endocrinologista Dr. Maurício Hirata, com a chegada do inverno vêm as doenças típicas da época, como problemas respiratórios, gripes e resfriados. (mais…)(mais...)

molton brown abre

:Pele fresca o tempo todo

Vocês conhecem a Molton Brown? É uma grande marca inglesa de itens de banho, corpo e beleza. Ela atua no mercado desde 1973 e possui uma grande reputação: os perfumes, géis de banho e loções para o corpo são incríveis! (mais…)(mais...)

pele masculina

:Cuidados com a pele masculina

A maior parte dos homens brasileiros tem a pele oleosa e acaba oferecendo certa resistência ao uso de hidratantes com aspecto “pegajoso”. Mas pele oleosa não significa pele hidratada. (mais…)(mais...)

paçoca

:Corretivo que ilumina e batom que hidrata para transgredir

Além de comer todos os tipos de doces típicos desta época do ano – e olha que nem tão fã assim eu sou destas guloseimas – cheguei à conclusão que tudo anda muito morno por aqui, talvez por isso a vontade de transgredir na paçoca e seus aliados. (mais…)(mais...)

nanotecnologia para os cabelos

:Nanotecnologia para os cabelos

A nanotecnologia é uma ciência presente em quase todos os segmentos hoje em dia, sabe por quê? Porque ela oferece a possibilidade de melhorar a qualidade e a performance de produtos em diversas áreas, inclusive na cosmética. (mais…)(mais...)

fotona

:Minha primeira aplicação de Fotona

  O laser Fotona é o último hit entre os tratamentos para rejuvenescer a pele e um fiz a minha primeira sessão na semana passada, no rosto. A próxima aplicação acontece daqui a 40 dias, e eu fiquei surpresa. (mais…)(mais...)