Como repor a testosterona?

testosterona

A testosterona é um hormônio encontrado nos homens e nas mulheres, porém, em quantidades bem maiores no corpo masculino. Por isso, costuma ser conhecida como sinônimo de masculinidade.

Mas mesmo nas mulheres ela é fundamental: sua reposição reduz em cerca de 33% os riscos de ataques cardíacos e outros problemas cardiovasculares. Com essas descobertas, a tendência é que pacientes com deficiência de hormônios masculinos percam o medo da terapia de reposição de testosterona.

A boa notícia é que essa reposição pode ocorrer graças à alimentação. Fique atenta aos alimentos que vão ajudar nesta reposição: carne vermelha, alho, ovos, iogurte grego, verduras e legumes, especialmente o pimentão e o brócolis, além do feijão preto. Esta é a maneira mais econômica e saudável de aumentar sua testosterona.

Outro caminho natural é o dos exercícios físicos: qualquer atividade vai fazer com que seu corpo comece a produzir testosterona. Seja uma caminhada ou uma corrida. Exercícios de academia e esforços físicos de média ou grande intensidade também estimulam a produção deste hormônio. Isso porque o organismo vai precisar de mais energia e força para que os músculos possam suportar a pressão. Então, se você dedicar, em sua rotina semanal, três dias para a prática de exercícios, além de ganhar benefícios estéticos ainda aumentará os níveis da testosterona.

 


IMG_2401

:Terapia, budismo e algumas lições

Às vésperas de fazer 80 anos, minha mãe me pediu de presente que fizéssemos uma “terapia” de mãe/filha. (mais…)(mais...)

lygia mulher

:O ciclo da vida feminina

Não percam hoje, na Folha. Tati Bernardi, grávida, descrevendo sua busca por um(a) ginecologista/obstetra, e as barbaridades que experimentou em seu périplo.  Ela me inspirou a contar a minha história de outra fase do ciclo reprodutivo feminino. Aí vai! (mais…)(mais...)

ansiedade

:Probióticos para depressão e ansiedade

Não é de hoje que os benefícios de probióticos – como kefir e kimchi – são divulgados aos quatro ventos. (mais…)(mais...)

livro A Primeira Chance

:A perversa loteria da vida

Semana passada em artigo na Folha de São Paulo, o médico Miguel Srougi falou da derrocada de nossa sociedade e a decorrente miséria e falta de oportunidades dos brasileiros. (mais…)(mais...)

azit

:Os benefícios do azeite extra virgem e do sashimi

Aí vai a dica do meu querido endocrinologista, o dr. Mauricio Hirata: não dispense na sua dieta o azeite extra virgem e o sashimi. Por quê? Eles são ricos em ômega 3 e antioxidantes. Ambos evitam o envelhecimento precoce da pele. E têm mais benefícios ainda. (mais…)(mais...)

embrião

:Mais perto do embrião humano transgênico

Estamos mais perto do embrião humano transgênico. É o que diz a Menina Lygia da Veiga Pereira, em um artigo publicado hoje com esse tema, aqui, no jornal O Globo. Confira abaixo: (mais…)(mais...)