Bebida alcoólica: benefícios x malefícios 

giphy

Após as festas de final de ano resolvi fazer uma visita à clínica do Dr. Maurício Hirata, um endocrinologista renomado. Minha ideia era eliminar aqueles quilinhos que ganhei no Natal e no Réveillon. Enquanto estava na sala de espera, comecei a ler umas matérias que ele escreveu, e uma me chamou a atenção: “O álcool: mocinho ou bandido?”.

Resolvi me aprofundar no assunto e trazer para vocês. Afinal, o álcool faz bem ou mal para a saúde? Por exemplo, a ingestão de uma taça de vinho tinto diariamente reduz a pressão, controla o colesterol e protege contra certos tipos de câncer, como de próstata e de mama, além de aumentar a longevidade. Veja ainda o que diz o doutor Maurício: “Em pessoas de meia idade, que bebem com moderação, o álcool está associado com aumento do colesterol bom (HDL) e à redução dos índices de mortalidade por doença coronariana”.

Já os malefícios que o álcool traz para o nosso corpo são diversos, principalmente ao fígado, pâncreas, coração e cérebro. O consumo elevado de álcool elimina todos os possíveis benefícios do consumo leve e ainda pode trazer inúmeras complicações para saúde, como câncer de estômago, de fígado, esôfago. Como tudo em nossa vida, devemos saber dosar a quantidade certa de cada coisa, desfrutar dos benefícios que elas trazem e tomar muito cuidado com os malefícios.
Meninas, aproveitem a vida e bebam com moderação!


imunidade

:Como reforçar a imunidade no inverno?

Segundo o meu querido endocrinologista Dr. Maurício Hirata, com a chegada do inverno vêm as doenças típicas da época, como problemas respiratórios, gripes e resfriados. (mais…)(mais...)

mingau de aveia

:O mingau de aveia não é mais o mesmo

Um dos ingredientes mais queridinhos dos nutricionistas, a aveia regula o intestino e reduz o colesterol o ruim e, ainda por cima, é naturalmente livre de glúten. (mais…)(mais...)

fatherhood

:Ser bom pai é genético?

No século do DNA, tudo é culpa da genética. Se comemos demais é porque nossos ancestrais da Idade da Pedra passavam fome, e só sobreviveram aqueles com genes glutões que, quando surgia a oportunidade, caíam de boca no mamute abatido. (mais…)(mais...)

:Na dieta, equilíbrio é a chave do sucesso

Para emagrecer tem mesmo que cortar glúten? E lactose? E chocolate? “Não! Sou avessa a modismos e não existe alimento proibido”, diz, categoricamente a nutricionista e consultora de alimentação Valéria Rangel. (mais…)(mais...)

comida-saudavel

:Minha primeira vez com uma nutricionista

 Amigos, Sabem aquelas questões da vida que por algum motivo a gente vai deixando de lado, adiando e fechando os olhos, até que num belo dia toma aquele susto? (mais…)(mais...)

testosterona

:Como repor a testosterona?

A testosterona é um hormônio encontrado nos homens e nas mulheres, porém, em quantidades bem maiores no corpo masculino. Por isso, costuma ser conhecida como sinônimo de masculinidade. (mais…)(mais...)