Bebida alcoólica: benefícios x malefícios 

giphy

Após as festas de final de ano resolvi fazer uma visita à clínica do Dr. Maurício Hirata, um endocrinologista renomado. Minha ideia era eliminar aqueles quilinhos que ganhei no Natal e no Réveillon. Enquanto estava na sala de espera, comecei a ler umas matérias que ele escreveu, e uma me chamou a atenção: “O álcool: mocinho ou bandido?”.

Resolvi me aprofundar no assunto e trazer para vocês. Afinal, o álcool faz bem ou mal para a saúde? Por exemplo, a ingestão de uma taça de vinho tinto diariamente reduz a pressão, controla o colesterol e protege contra certos tipos de câncer, como de próstata e de mama, além de aumentar a longevidade. Veja ainda o que diz o doutor Maurício: “Em pessoas de meia idade, que bebem com moderação, o álcool está associado com aumento do colesterol bom (HDL) e à redução dos índices de mortalidade por doença coronariana”.

Já os malefícios que o álcool traz para o nosso corpo são diversos, principalmente ao fígado, pâncreas, coração e cérebro. O consumo elevado de álcool elimina todos os possíveis benefícios do consumo leve e ainda pode trazer inúmeras complicações para saúde, como câncer de estômago, de fígado, esôfago. Como tudo em nossa vida, devemos saber dosar a quantidade certa de cada coisa, desfrutar dos benefícios que elas trazem e tomar muito cuidado com os malefícios.
Meninas, aproveitem a vida e bebam com moderação!


neuroCare_neuroConn_tDCS

:A ciência contra a corrupção

Pois é, escrever sobre o quê no grande tema da ciência que seja relevante para o momento terrivelmente histórico que estamos vivendo?  Que tal sobre a biologia da honestidade?!! (mais…)(mais...)

insonia

:Bem-disposta após uma noite de insônia: 5 dicas

Um dos grandes males dos nossos tempos, a insônia costuma deixar a gente destruída no dia seguinte – e os compromissos não se cancelam apenas porque a noite anterior foi mal aproveitada, certo? Por isso adoramos essa matéria da revista Madame, do jornal Le Figaro. (mais…)(mais...)

Cindy e filha

:Tal mãe, tal filha. A ciência explica por quê

Embora pareça (muito) a mesma pessoa, as modelos que ilustram os retratos acima são mãe e filha. Mais precisamente Cindy Crawford e Kaia Gerber. E o que os olhos veem – uma semelhança que impressiona – a ciência explica. (mais…)(mais...)

kasha-cuit

:Kasha, o supercereal da vez

Você sabe o que é o kasha? Trata-se de um preparo que lembra um mingau e é popular na Rússia, mas que está ganhando muita dieta do lado de cá do planeta por ser à base de grão de trigo sarraceno tostado e leite. (mais…)(mais...)

IMG_8640

:Cidade inventada

Amigos, se hoje usufruímos de muitos benefícios da ciência e da medicina, devemos ser muito agradecidos, pois houve um tempo em que as coisas não eram tão acessíveis. (mais…)(mais...)

3 gerações

:Flashback – ou por que o Brasil não muda

“Mãe, o Brasil tem que parar de só produzir bens primários!  Devemos produzir bens manufaturados, que têm muito mais valor!”, exclamou minha filha de 14 anos durante o jantar.  (mais…)(mais...)