Bebida alcoólica: benefícios x malefícios 

giphy

Após as festas de final de ano resolvi fazer uma visita à clínica do Dr. Maurício Hirata, um endocrinologista renomado. Minha ideia era eliminar aqueles quilinhos que ganhei no Natal e no Réveillon. Enquanto estava na sala de espera, comecei a ler umas matérias que ele escreveu, e uma me chamou a atenção: “O álcool: mocinho ou bandido?”.

Resolvi me aprofundar no assunto e trazer para vocês. Afinal, o álcool faz bem ou mal para a saúde? Por exemplo, a ingestão de uma taça de vinho tinto diariamente reduz a pressão, controla o colesterol e protege contra certos tipos de câncer, como de próstata e de mama, além de aumentar a longevidade. Veja ainda o que diz o doutor Maurício: “Em pessoas de meia idade, que bebem com moderação, o álcool está associado com aumento do colesterol bom (HDL) e à redução dos índices de mortalidade por doença coronariana”.

Já os malefícios que o álcool traz para o nosso corpo são diversos, principalmente ao fígado, pâncreas, coração e cérebro. O consumo elevado de álcool elimina todos os possíveis benefícios do consumo leve e ainda pode trazer inúmeras complicações para saúde, como câncer de estômago, de fígado, esôfago. Como tudo em nossa vida, devemos saber dosar a quantidade certa de cada coisa, desfrutar dos benefícios que elas trazem e tomar muito cuidado com os malefícios.
Meninas, aproveitem a vida e bebam com moderação!


IMG_2401

:Terapia, budismo e algumas lições

Às vésperas de fazer 80 anos, minha mãe me pediu de presente que fizéssemos uma “terapia” de mãe/filha. (mais…)(mais...)

lygia mulher

:O ciclo da vida feminina

Não percam hoje, na Folha. Tati Bernardi, grávida, descrevendo sua busca por um(a) ginecologista/obstetra, e as barbaridades que experimentou em seu périplo.  Ela me inspirou a contar a minha história de outra fase do ciclo reprodutivo feminino. Aí vai! (mais…)(mais...)

ansiedade

:Probióticos para depressão e ansiedade

Não é de hoje que os benefícios de probióticos – como kefir e kimchi – são divulgados aos quatro ventos. (mais…)(mais...)

livro A Primeira Chance

:A perversa loteria da vida

Semana passada em artigo na Folha de São Paulo, o médico Miguel Srougi falou da derrocada de nossa sociedade e a decorrente miséria e falta de oportunidades dos brasileiros. (mais…)(mais...)

azit

:Os benefícios do azeite extra virgem e do sashimi

Aí vai a dica do meu querido endocrinologista, o dr. Mauricio Hirata: não dispense na sua dieta o azeite extra virgem e o sashimi. Por quê? Eles são ricos em ômega 3 e antioxidantes. Ambos evitam o envelhecimento precoce da pele. E têm mais benefícios ainda. (mais…)(mais...)

embrião

:Mais perto do embrião humano transgênico

Estamos mais perto do embrião humano transgênico. É o que diz a Menina Lygia da Veiga Pereira, em um artigo publicado hoje com esse tema, aqui, no jornal O Globo. Confira abaixo: (mais…)(mais...)