Bebida alcoólica: benefícios x malefícios 

giphy

Após as festas de final de ano resolvi fazer uma visita à clínica do Dr. Maurício Hirata, um endocrinologista renomado. Minha ideia era eliminar aqueles quilinhos que ganhei no Natal e no Réveillon. Enquanto estava na sala de espera, comecei a ler umas matérias que ele escreveu, e uma me chamou a atenção: “O álcool: mocinho ou bandido?”.

Resolvi me aprofundar no assunto e trazer para vocês. Afinal, o álcool faz bem ou mal para a saúde? Por exemplo, a ingestão de uma taça de vinho tinto diariamente reduz a pressão, controla o colesterol e protege contra certos tipos de câncer, como de próstata e de mama, além de aumentar a longevidade. Veja ainda o que diz o doutor Maurício: “Em pessoas de meia idade, que bebem com moderação, o álcool está associado com aumento do colesterol bom (HDL) e à redução dos índices de mortalidade por doença coronariana”.

Já os malefícios que o álcool traz para o nosso corpo são diversos, principalmente ao fígado, pâncreas, coração e cérebro. O consumo elevado de álcool elimina todos os possíveis benefícios do consumo leve e ainda pode trazer inúmeras complicações para saúde, como câncer de estômago, de fígado, esôfago. Como tudo em nossa vida, devemos saber dosar a quantidade certa de cada coisa, desfrutar dos benefícios que elas trazem e tomar muito cuidado com os malefícios.
Meninas, aproveitem a vida e bebam com moderação!


C56FD3AD-BBC2-46A6-917F-C045CE8571C8

:Ciência não é gasto!

Hoje o publicitário Nizan Guanaes se juntou a nós cientistas, cedendo seu espaço semanal na Folha de São Paulo para insistirmos no nosso bordão: ciência não é gasto, ciência é investimento! (mais…)(mais...)

jane fonda jogging

:5 benefícios da corrida no pós-menopausa

A chegada da menopausa traz calores incômodos e pode ser que você se sinta desanimada para começar uma atividade física. Reunimos, então, 5 benefícios que a corrida traz para qualquer pessoa – mas que fazem muita diferença na vida de quem convive com a menopausa. (mais…)(mais...)

dificil emagrecer depois dos 40

:Por que é tão difícil emagrecer depois dos 40?

Afinal, por que é tão difícil emagrecer depois dos 40? O caderno Madame, suplemento feminino do jornal francês Le Figaro publicou uma reportagem especial a respeito do assunto – que imediatamente foi parar entre os mais lidos do site, é claro. (mais…)(mais...)

:Vamos salvar a ciência brasileira

A Menina Lygia da Veiga Pereira e outros renomados cientistas brasileiros estão com uma campanha de fundamental importância: vamos salvar a ciência brasileira. (mais…)(mais...)

supe humanosss

:Nós, super-humanos

“A biotecnologia vai criar desigualdades”, disse a aluna do ensino médio depois de ouvir minha aula sobre as novidades das pesquisas em genética, genomas e células-tronco. “Sim, professora, porque quem vai ter acesso a essas tecnologias médicas sofisticadas? Só uma classe privilegiada! Is(mais...)

IMG_2401

:Terapia, budismo e algumas lições

Às vésperas de fazer 80 anos, minha mãe me pediu de presente que fizéssemos uma “terapia” de mãe/filha. (mais…)(mais...)