Sobre a Mulher de Bath

mulher de bath - maite proença

Sobre a “Mulher de Bath” que ora trago para o teatro. Um trecho da conversa que tive com o querido Flávio Gikovate antes de ele nos deixar ano passado. Eu ainda estava pensando em como montar o texto. Veja que belo resumo, nas palavras de Flávio:
“À mulher de Bath é pedido que conte uma história. Antes de sua história ela faz um preâmbulo em que se apresenta nos mínimos detalhes, com sendo a esposa e experiente viúva de vários homens. Ela entende portanto de amor e da relação homem-mulher. Ela sabe que em tudo é preciso equilíbrio e que ambos precisam estar felizes para que qualquer uma das partes o esteja. Posto isso, ela começa a contar a história do wikipedia. Ao ter a vida salva porque chegou ao reino com a tal resposta, ainda falta, ao Knight, cumprir o desejo da velha bruxa. 

Diante da figura à sua frente, ele se desespera. Ela então pergunta se ele prefere uma mulher exuberante que vai atormentá-lo de ciúme e provocações num jogo sem fim, ou uma velha que será companheira fiel, vai amá-lo e compreendê-lo. Atormentado ele dá ela o poder de decisão porque entende que não tem os elementos necessários para julgar, e já que a velha feia salvou sua vida, e que ele, afoito, de fato prometeu que ela teria seu pedido atendido, ele se rende.

Ao se render, a velha se transforma imediatamente em tudo o que ele desejava e eles são felizes para sempre. A mulher estava disfarçada pra que ele pudesse – através de um mergulho profundo no saber verdadeiro – enxergar os valores que realmente importam.

Quando ele fica “inteiro” (e sem ela ele não teria chegado lá nunca), ela se apresenta lindíssima, bela, adorável, etc… Portanto a mulher da história dentro da história da Mulher de Bath quer o poder pra poder fazer seu homem mais feliz do que ele saberia se fazer sozinho. 

Does it seem familiar ?


5C9F4512-9479-4BAA-BA17-EE7B8EB40952

:Um bom lugar pra ler um livro… na China!

Não é novidade para ninguém que eu sou fã assídua de bibliotecas. (mais…)(mais...)

mulher de bath

:Venha conferir

Esta semana estaremos com a peça em São José do Rio Preto (quinta) e sábado e domingo em Uberaba. "A Mulher de Bath" é uma peça ágil, movimentada e surpreendente. (mais…)(mais...)

mulher de bath - maite proença

:Sobre a Mulher de Bath

Sobre a "Mulher de Bath" que ora trago para o teatro. Um trecho da conversa que tive com o querido Flávio Gikovate antes de ele nos deixar ano passado. Eu ainda estava pensando em como montar o texto. Veja que belo resumo, nas palavras de Flávio: (mais…)(mais...)

:Com Amor, Van Gogh

Um filme pintado à mão. É isso que faz a beleza estupenda da animação “Com Amor, Van Gogh”. O longa reúne cerca de 65 mil pinturas inspiradas no mestre holandês e a história se baseia nas centenas de cartas escritas por Van Gogh ao seu irmão Theo. (mais…)(mais...)

Maite e Danilo Gentili

:Eu, no The Noite

Gravei com Danilo Gentili, em seu programa delicioso. (mais…)(mais...)

A mulher de Bath

:A Mulher de Bath

"A Mulher de Bath" é a peça que ensaio há meses. Esta mulher viveu no fim da Idade Média, é profundamente religiosa, mas também livre, soberana, dona de seu nariz. Só fala o que pensa. (mais…)(mais...)