Sobre a Mulher de Bath

mulher de bath - maite proença

Sobre a “Mulher de Bath” que ora trago para o teatro. Um trecho da conversa que tive com o querido Flávio Gikovate antes de ele nos deixar ano passado. Eu ainda estava pensando em como montar o texto. Veja que belo resumo, nas palavras de Flávio:
“À mulher de Bath é pedido que conte uma história. Antes de sua história ela faz um preâmbulo em que se apresenta nos mínimos detalhes, com sendo a esposa e experiente viúva de vários homens. Ela entende portanto de amor e da relação homem-mulher. Ela sabe que em tudo é preciso equilíbrio e que ambos precisam estar felizes para que qualquer uma das partes o esteja. Posto isso, ela começa a contar a história do wikipedia. Ao ter a vida salva porque chegou ao reino com a tal resposta, ainda falta, ao Knight, cumprir o desejo da velha bruxa. 

Diante da figura à sua frente, ele se desespera. Ela então pergunta se ele prefere uma mulher exuberante que vai atormentá-lo de ciúme e provocações num jogo sem fim, ou uma velha que será companheira fiel, vai amá-lo e compreendê-lo. Atormentado ele dá ela o poder de decisão porque entende que não tem os elementos necessários para julgar, e já que a velha feia salvou sua vida, e que ele, afoito, de fato prometeu que ela teria seu pedido atendido, ele se rende.

Ao se render, a velha se transforma imediatamente em tudo o que ele desejava e eles são felizes para sempre. A mulher estava disfarçada pra que ele pudesse – através de um mergulho profundo no saber verdadeiro – enxergar os valores que realmente importam.

Quando ele fica “inteiro” (e sem ela ele não teria chegado lá nunca), ela se apresenta lindíssima, bela, adorável, etc… Portanto a mulher da história dentro da história da Mulher de Bath quer o poder pra poder fazer seu homem mais feliz do que ele saberia se fazer sozinho. 

Does it seem familiar ?


mulher de bath fotografo amador

:Ei, fotógrafos de plantão! 

A Mulher de Bath tem um convite para você, fotógrafo amador, que tem ideias criativas e diferentes. Assista à peça, inteire-se da história e, depois, fotografe o que considerar relevante no espetáculo. (mais…)(mais...)

Bruce Weber 4

:Bruce Weber em exposição em Milão

Começa no próximo dia 21 a mostra “Kind of a day in Milano, Photographs by Bruce Weber”, na Galleria Carla Sozzani, em Milão. A exposição, que vai até o dia 8 de abril, reúne imagens feitas pelo icônico fotógrafo no estúdio do artista Kris Ruhs, em 2003, 2011 e 2014. (mais…)(mais...)

surpresa

:Vem surpresa aí!

Meninas, vocês nem imaginam! Vem surpresa boa aí! A partir de março, vocês encontram o nosso conteúdo em outro endereço! Aguardem!(mais...)

Maitê - mulher de bath

:Este homem bonito…

Este homem bonito é o tradutor dos Contos da Cantuária, de Geoffrey Chaucer, de onde tirei o texto d' "a Mulher de Bath", que ora levamos para o teatro. (mais…)(mais...)

cena de ladybird - oscar

:Indicados ao Oscar 2018: a lista completa

Apaixonados por cinema já sabem: a edição 2018 do Oscar acontece no próximo dia 4 de março. Então, prepare sua pipoca que trazemos aqui a lista completa dos indicados, que inclui "Lady Bird - É hora de voar", da foto que abre esse post. Qual é a sua torcida? (mais…)(mais...)

1BE0A54F-5D76-4367-9E76-D3C474BE5110

:A Mulher de Bath em São Paulo

Divertida, leve e atual - muito embora seja uma adaptação de um conto medieval - a peça “A Mulher de Bath”, da Menina Maitê Proença, estreia amanhã em São Paulo, às 18 horas no SESC Bom Retiro. (mais…)(mais...)