Tenha filhos, plante uma árvore, escreva um livro

sequenciaram o genome

Tenha filhos, plante uma árvore, escreva um livro. Escrevi. Três. Explicando na linguagem mais simples possível o genoma humano, clonagem e células-tronco. O primeiro, “Sequenciaram o Genoma Humano… E agora?”, nasceu de um telefonema da Menina Silvana Tinelli, na época do anúncio do sequenciamento, em 2001.

Depois de ler todas as matérias publicadas sobre o assunto, inclusive em italiano, ela me declarou não ter entendido “um cazzo”. E me pediu para explicar. Aliás, pedir para explicar o que eu faço foi coisa que minha mãe fez desde que enveredei pelas ciências – ela nunca se conformava em não entender o que eu estudava, e assim me exercitou na tradução da ciência.

Pois do “cazzo”, saiu um artigo n’O Globo. E do artigo, o livro. A glória foi quando minha avó me ligou dizendo que suas amigas tinham lido e entendido tudo!  Pronto, atingi meu objetivo!

Pois semana passada, 16 anos depois, recebo um e-mail de uma professora de Cascavel, no interior do Paraná, me contando sobre como o livro a ajuda a ensinar genética para seu alunos: jovens e adultos, de até 73 anos, que descobrem as maravilhas do genoma humano. Fiquei emocionada!

Leiam aqui sobre a experiência da Professora Marília Coutinho.

 


surpresa

:Vem surpresa aí!

Meninas, vocês nem imaginam! Vem surpresa boa aí! A partir de março, vocês encontram o nosso conteúdo em outro endereço! Aguardem!(mais...)

viva a vagina

:Viva a vagina

“Viva a vagina”. É com esse nome bem explícito que as autoras Nina Brochmann e Ellen Støkken Dahl batizam seu livro sobre o órgão humano mais cercado de tabus de que se tem história. (mais…)(mais...)

C56FD3AD-BBC2-46A6-917F-C045CE8571C8

:Ciência não é gasto!

Hoje o publicitário Nizan Guanaes se juntou a nós cientistas, cedendo seu espaço semanal na Folha de São Paulo para insistirmos no nosso bordão: ciência não é gasto, ciência é investimento! (mais…)(mais...)

jane fonda jogging

:5 benefícios da corrida no pós-menopausa

A chegada da menopausa traz calores incômodos e pode ser que você se sinta desanimada para começar uma atividade física. Reunimos, então, 5 benefícios que a corrida traz para qualquer pessoa – mas que fazem muita diferença na vida de quem convive com a menopausa. (mais…)(mais...)

dificil emagrecer depois dos 40

:Por que é tão difícil emagrecer depois dos 40?

Afinal, por que é tão difícil emagrecer depois dos 40? O caderno Madame, suplemento feminino do jornal francês Le Figaro publicou uma reportagem especial a respeito do assunto – que imediatamente foi parar entre os mais lidos do site, é claro. (mais…)(mais...)

:Vamos salvar a ciência brasileira

A Menina Lygia da Veiga Pereira e outros renomados cientistas brasileiros estão com uma campanha de fundamental importância: vamos salvar a ciência brasileira. (mais…)(mais...)