Tenha filhos, plante uma árvore, escreva um livro

sequenciaram o genome

Tenha filhos, plante uma árvore, escreva um livro. Escrevi. Três. Explicando na linguagem mais simples possível o genoma humano, clonagem e células-tronco. O primeiro, “Sequenciaram o Genoma Humano… E agora?”, nasceu de um telefonema da Menina Silvana Tinelli, na época do anúncio do sequenciamento, em 2001.

Depois de ler todas as matérias publicadas sobre o assunto, inclusive em italiano, ela me declarou não ter entendido “um cazzo”. E me pediu para explicar. Aliás, pedir para explicar o que eu faço foi coisa que minha mãe fez desde que enveredei pelas ciências – ela nunca se conformava em não entender o que eu estudava, e assim me exercitou na tradução da ciência.

Pois do “cazzo”, saiu um artigo n’O Globo. E do artigo, o livro. A glória foi quando minha avó me ligou dizendo que suas amigas tinham lido e entendido tudo!  Pronto, atingi meu objetivo!

Pois semana passada, 16 anos depois, recebo um e-mail de uma professora de Cascavel, no interior do Paraná, me contando sobre como o livro a ajuda a ensinar genética para seu alunos: jovens e adultos, de até 73 anos, que descobrem as maravilhas do genoma humano. Fiquei emocionada!

Leiam aqui sobre a experiência da Professora Marília Coutinho.

 


IMG_2401

:Terapia, budismo e algumas lições

Às vésperas de fazer 80 anos, minha mãe me pediu de presente que fizéssemos uma “terapia” de mãe/filha. (mais…)(mais...)

lygia mulher

:O ciclo da vida feminina

Não percam hoje, na Folha. Tati Bernardi, grávida, descrevendo sua busca por um(a) ginecologista/obstetra, e as barbaridades que experimentou em seu périplo.  Ela me inspirou a contar a minha história de outra fase do ciclo reprodutivo feminino. Aí vai! (mais…)(mais...)

ansiedade

:Probióticos para depressão e ansiedade

Não é de hoje que os benefícios de probióticos – como kefir e kimchi – são divulgados aos quatro ventos. (mais…)(mais...)

livro A Primeira Chance

:A perversa loteria da vida

Semana passada em artigo na Folha de São Paulo, o médico Miguel Srougi falou da derrocada de nossa sociedade e a decorrente miséria e falta de oportunidades dos brasileiros. (mais…)(mais...)

azit

:Os benefícios do azeite extra virgem e do sashimi

Aí vai a dica do meu querido endocrinologista, o dr. Mauricio Hirata: não dispense na sua dieta o azeite extra virgem e o sashimi. Por quê? Eles são ricos em ômega 3 e antioxidantes. Ambos evitam o envelhecimento precoce da pele. E têm mais benefícios ainda. (mais…)(mais...)

embrião

:Mais perto do embrião humano transgênico

Estamos mais perto do embrião humano transgênico. É o que diz a Menina Lygia da Veiga Pereira, em um artigo publicado hoje com esse tema, aqui, no jornal O Globo. Confira abaixo: (mais…)(mais...)