Tenha filhos, plante uma árvore, escreva um livro

sequenciaram o genome

Tenha filhos, plante uma árvore, escreva um livro. Escrevi. Três. Explicando na linguagem mais simples possível o genoma humano, clonagem e células-tronco. O primeiro, “Sequenciaram o Genoma Humano… E agora?”, nasceu de um telefonema da Menina Silvana Tinelli, na época do anúncio do sequenciamento, em 2001.

Depois de ler todas as matérias publicadas sobre o assunto, inclusive em italiano, ela me declarou não ter entendido “um cazzo”. E me pediu para explicar. Aliás, pedir para explicar o que eu faço foi coisa que minha mãe fez desde que enveredei pelas ciências – ela nunca se conformava em não entender o que eu estudava, e assim me exercitou na tradução da ciência.

Pois do “cazzo”, saiu um artigo n’O Globo. E do artigo, o livro. A glória foi quando minha avó me ligou dizendo que suas amigas tinham lido e entendido tudo!  Pronto, atingi meu objetivo!

Pois semana passada, 16 anos depois, recebo um e-mail de uma professora de Cascavel, no interior do Paraná, me contando sobre como o livro a ajuda a ensinar genética para seu alunos: jovens e adultos, de até 73 anos, que descobrem as maravilhas do genoma humano. Fiquei emocionada!

Leiam aqui sobre a experiência da Professora Marília Coutinho.

 


imunidade

:Como reforçar a imunidade no inverno?

Segundo o meu querido endocrinologista Dr. Maurício Hirata, com a chegada do inverno vêm as doenças típicas da época, como problemas respiratórios, gripes e resfriados. (mais…)(mais...)

mingau de aveia

:O mingau de aveia não é mais o mesmo

Um dos ingredientes mais queridinhos dos nutricionistas, a aveia regula o intestino e reduz o colesterol o ruim e, ainda por cima, é naturalmente livre de glúten. (mais…)(mais...)

fatherhood

:Ser bom pai é genético?

No século do DNA, tudo é culpa da genética. Se comemos demais é porque nossos ancestrais da Idade da Pedra passavam fome, e só sobreviveram aqueles com genes glutões que, quando surgia a oportunidade, caíam de boca no mamute abatido. (mais…)(mais...)

:Na dieta, equilíbrio é a chave do sucesso

Para emagrecer tem mesmo que cortar glúten? E lactose? E chocolate? “Não! Sou avessa a modismos e não existe alimento proibido”, diz, categoricamente a nutricionista e consultora de alimentação Valéria Rangel. (mais…)(mais...)

comida-saudavel

:Minha primeira vez com uma nutricionista

 Amigos, Sabem aquelas questões da vida que por algum motivo a gente vai deixando de lado, adiando e fechando os olhos, até que num belo dia toma aquele susto? (mais…)(mais...)

testosterona

:Como repor a testosterona?

A testosterona é um hormônio encontrado nos homens e nas mulheres, porém, em quantidades bem maiores no corpo masculino. Por isso, costuma ser conhecida como sinônimo de masculinidade. (mais…)(mais...)