Facebook rompe o trancaço na USP!

FB

Pois é, quarta-feira teve “trancaço” na USP…  Sindicatos mobilizaram alguns funcionários, docentes e alunos, que fizeram uma barreira no portão principal, impedindo a entrada até as 11:30 da manhã.  São contra a reforma da previdência, contra o teórico “desmanche da universidade”, provavelmente são contra o Temer. Até aí, direito de eles serem contra quem bem entenderem.  Mas não me deixar trabalhar? Tirar meu direito de ir e vir? E os experimentos que tínhamos em andamento? E a turma que finalmente ia instalar um novo equipamento? E o curso que eu ia começar naquela tarde? Danem-se todos?!

O experimento e a instalação de fato acabaram se danando, mas o curso… Os alunos me mandaram e-mail dizendo que respeitavam muito minhas aulas etc., mas que estavam aderindo à paralisação por serem contra a reforma da previdência (saco!).  E pediam para que repusesse a aula que seria perdida na semana que vem.

Ou seja, me puseram em xeque: o cronograma de aulas já é super apertado, e não tenho tempo para dar uma aula extra. Por outro lado, se não dou a aula, considero a matéria dada e sigo em frente com o curso, aí periga a turma já começar meio perdida na matéria (e implicada comigo).

Mas o xeque não foi mate!  Resolvi testar um tipo de aula inédita – pelo Facebook!  Sim, uso o Face para me comunicar com os alunos, tirar dúvidas e disponibilizar todo o material do curso, em grupo fechado. Convoquei os universitários para se conectarem no horário da aula e assistirem a minha aula virtual. Coloquei o PowerPoint da aula ali, fui postando o que eu iria falar em cada slide, e fazendo várias perguntas aos alunos. Eles entraram na dança e foram respondendo às questões, fazendo comentários, e de repente os próprios alunos começaram a responder as dúvidas dos colegas. Eu fiquei mediando aquilo tudo: curtindo, respondendo, concordando, discordando, desafiando, uma farra!

Foram três horas de interações intensas sobre genética humana pelo Facebook – uma das aulas mais animadas que já dei. Dos 50 alunos, quase 40 estavam presentes.  E, provavelmente por estarem em seu habitat natural, o meio virtual, participaram loucamente de tudo, uma delícia! Quarta que vem a aula deve ser presencial – vamos ver como eles se saem em carne e osso. Se bater aquela apatia/timidez/falta de interesse, tudo bem: eu volto para o Face!


5C9F4512-9479-4BAA-BA17-EE7B8EB40952

:Um bom lugar pra ler um livro… na China!

Não é novidade para ninguém que eu sou fã assídua de bibliotecas. (mais…)(mais...)

65503D36-BC05-4A5B-BC16-2220E1F83947

:Tecnologia a favor da produtividade

Com a chegada do final do ano, parece que nosso rendimento cai e a cabeça fica tão cheia de coisas que não cabe mais nada na memória. (mais…)(mais...)

intercambio depois dos 45

:Que tal um intercâmbio?

Estudar fora depois dos 45? Está se tornando mais comum que você imagina. (mais…)(mais...)

ED05E79C-F28A-4B03-8A65-A8B90E87F981

:Mãos poderosas de uma ceramista

Amigos, Estou começando uma nova série de filmes aqui nas Meninas. (mais…)(mais...)

Café da Tiffany

:O café da Tiffany

Atire o primeiro croissant quem nunca se imaginou vivendo essa cena do filme “Bonequinha de Luxo” diante da vitrine da Tiffany’s na 5ª Avenida, em Nova York. (mais…)(mais...)

maite no roda viva

:Maitê no Roda Viva

A Menina Maitê Proença é a convidada de hoje do programa Roda Viva, que vai ao ar às segundas-feiras às 22h15, na TV Cultura. (mais…)(mais...)