Facebook rompe o trancaço na USP!

FB

Pois é, quarta-feira teve “trancaço” na USP…  Sindicatos mobilizaram alguns funcionários, docentes e alunos, que fizeram uma barreira no portão principal, impedindo a entrada até as 11:30 da manhã.  São contra a reforma da previdência, contra o teórico “desmanche da universidade”, provavelmente são contra o Temer. Até aí, direito de eles serem contra quem bem entenderem.  Mas não me deixar trabalhar? Tirar meu direito de ir e vir? E os experimentos que tínhamos em andamento? E a turma que finalmente ia instalar um novo equipamento? E o curso que eu ia começar naquela tarde? Danem-se todos?!

O experimento e a instalação de fato acabaram se danando, mas o curso… Os alunos me mandaram e-mail dizendo que respeitavam muito minhas aulas etc., mas que estavam aderindo à paralisação por serem contra a reforma da previdência (saco!).  E pediam para que repusesse a aula que seria perdida na semana que vem.

Ou seja, me puseram em xeque: o cronograma de aulas já é super apertado, e não tenho tempo para dar uma aula extra. Por outro lado, se não dou a aula, considero a matéria dada e sigo em frente com o curso, aí periga a turma já começar meio perdida na matéria (e implicada comigo).

Mas o xeque não foi mate!  Resolvi testar um tipo de aula inédita – pelo Facebook!  Sim, uso o Face para me comunicar com os alunos, tirar dúvidas e disponibilizar todo o material do curso, em grupo fechado. Convoquei os universitários para se conectarem no horário da aula e assistirem a minha aula virtual. Coloquei o PowerPoint da aula ali, fui postando o que eu iria falar em cada slide, e fazendo várias perguntas aos alunos. Eles entraram na dança e foram respondendo às questões, fazendo comentários, e de repente os próprios alunos começaram a responder as dúvidas dos colegas. Eu fiquei mediando aquilo tudo: curtindo, respondendo, concordando, discordando, desafiando, uma farra!

Foram três horas de interações intensas sobre genética humana pelo Facebook – uma das aulas mais animadas que já dei. Dos 50 alunos, quase 40 estavam presentes.  E, provavelmente por estarem em seu habitat natural, o meio virtual, participaram loucamente de tudo, uma delícia! Quarta que vem a aula deve ser presencial – vamos ver como eles se saem em carne e osso. Se bater aquela apatia/timidez/falta de interesse, tudo bem: eu volto para o Face!


IMG_9634

:Amor digital

Amigos, o amor alcançou uma dimensão digital. (mais…)(mais...)

escultura de agua 1

:Esculturas de… água?

Esculturas de vidro costumam ser associadas à ilha italiana de Murano, mas existem alguns artistas que estão trazendo uma dimensão mais contemporânea à matéria-prima. (mais…)(mais...)

eliana gravida

:Estou em repouso por ordens médicas

Fazemos tudo por nossos filhos e já estou cuidando da minha pequena ainda dentro da barriga com muita dedicação. Por conta de um desses acontecimentos que não podemos controlar, apenas aceitar, estou em repouso por ordens médicas. (mais…)(mais...)

11087 collier aga khan 1971

:Alta joalheria + artesanato japonês

Já reparou como o Japão tem concentrado eventos de moda este ano? Falamos aqui recentemente sobre o desfile da Louis Vuitton em Kyoto e agora é a vez de uma exposição de joias. (mais…)(mais...)

2

:O casamento de Pippa Midleton

Não era um casamento real, mas parecia: no último fim de semana, os olhos do mundo estavam voltados para o casamento de Pippa Midleton, irmã da duquesa de Cambridge, Kate Midleton. (mais…)(mais...)

Maitê-Proença-livro-– Divulgação

:Não sei por que dei pra escrever

Não sei por que dei pra escrever. Não sei se alguém sabe por que resolve se exibir assim. No meu caso a coisa é duplamente grave, já que, sendo atriz, meus atributos se encontram escancarados para muito além do desejável. (mais…)(mais...)