Que tal acampar?

46A1620C-F617-4700-A956-E5AA55E2503C

Em sua próxima viagem, ao invés de se hospedar em um hotel ou alugar uma casa com a família e os amigos, porque não apostar em um acampamento? Isso mesmo: a moda agora é o tal do “glamping”, junção das palavras glamour e camping. Começou com alguns hotéis de luxo da Ásia e parece ter alcançado a América – e olha que me refiro a Nova York.

Glamping Getaway

Glamping Getaway

Se lhe parece uma opção muito ultrapassada, sugiro uma breve pesquisa sobre a origem das tendas de acampamento. Os marajás indianos já tinham a tradição de se deslocar com tendas e montar grandes acampamentos.

Dá para perceber que essa moda não é tão nova assim. Uma das festas mais caras da história foi a de celebração da fundação do Império Persa, com festividades na cidade de Persépolis, que havia sido uma grande capital. Para receber seus convidados, Farah Pahlavi, a esposa de Mohammad Reza, o último rei persa, organizou mais de 50 tendas dispostas em um padrão de estrela em torno de um chafariz central. Foi como levantar uma cidade do zero no meio do deserto.

Farah Pahlavi

Farah Pahlavi

O que dizem por aí é que essa ostentação foi um dos motivos para o início da revolução iraniana que derrubou o Mohammad e deu início à República no país. Está tudo registrado no livro “An Enduring Love: My Life with the Shah – A Memoir”, escrito por Farah, que mora hoje em Connecticut.

Terra Glamping

Terra Glamping

Ironicamente, é por lá que fica uma das novidades do “glampig”, como o Terra Glamping, que fica em Fort Tilden, a 50 minutos de Manhattan e tem serviço cinco estrelas. Ou o Getaway, que só revela a localização dias antes da viagem de seus hóspedes.

É inegável que as pessoas estão buscando opções que as aproximem da natureza mesmo. E acampar se encaixa perfeitamente com essa proposta. Mas já que é para acampar, faça direito – tenha a rainha persa como referência, que, para mim, foi quem inventou esse tal do glamping.


5C9F4512-9479-4BAA-BA17-EE7B8EB40952

:Um bom lugar pra ler um livro… na China!

Não é novidade para ninguém que eu sou fã assídua de bibliotecas. (mais…)(mais...)

65503D36-BC05-4A5B-BC16-2220E1F83947

:Tecnologia a favor da produtividade

Com a chegada do final do ano, parece que nosso rendimento cai e a cabeça fica tão cheia de coisas que não cabe mais nada na memória. (mais…)(mais...)

intercambio depois dos 45

:Que tal um intercâmbio?

Estudar fora depois dos 45? Está se tornando mais comum que você imagina. (mais…)(mais...)

ED05E79C-F28A-4B03-8A65-A8B90E87F981

:Mãos poderosas de uma ceramista

Amigos, Estou começando uma nova série de filmes aqui nas Meninas. (mais…)(mais...)

Café da Tiffany

:O café da Tiffany

Atire o primeiro croissant quem nunca se imaginou vivendo essa cena do filme “Bonequinha de Luxo” diante da vitrine da Tiffany’s na 5ª Avenida, em Nova York. (mais…)(mais...)

maite no roda viva

:Maitê no Roda Viva

A Menina Maitê Proença é a convidada de hoje do programa Roda Viva, que vai ao ar às segundas-feiras às 22h15, na TV Cultura. (mais…)(mais...)