Os souqs pelo mundo

loja SouQ

O filme “O Céu que nos Protege” (1990), de Bernardo Bertolucci, baseado no livro homônimo de Paul Bowles, definitivamente não é qualquer coisa. Sabe aqueles filmes que ficam martelando na sua cabeça depois que acabam? Pois é… reassisti recentemente essa marco do cinema – e da literatura –, e fique pensando em como o deserto pode ser perturbador e, ao mesmo tempo, muito inspirador.

O Ceu que Nos Protege

O casal Kit e Port Moresby, vivido por Debra Winger e John Malkovich no cinema, que o diga. Eles são os protagonistas que, após dez anos juntos, resolvem ir para a África para resolver uma crise do casamento. Primeira parada: Marrocos . Uma das cenas que mais me chama atenção é eles no souq de  Tanger, que é uma cidade no norte do país, de onde saíam as caravanas para o deserto. É bem significativo: o casal americano fica completamente desorientado naquele meio cultural e econômico organicamente integrado.

ISTAMBUL - Grande Bazzar

O Grand Bazaar, em Istambul

Quando se fala nisso, não tem como não lembrar de toda uma tradição desses polos culturais pelo mundo, como os da Turquia. Aliás, em Istambul tem o Grand Bazaar, que foi fundado em 1461 e é  conhecido por ser o mercado coberto mais antigo do mundo.

As grandes cidades do Oriente, por sua vez, surgiram a partir desses centros urbanos.  A cidade de Aleppo, na Síria, é um ótimo exemplo. Antes da guerra civil que a destruiu, Aleppo era a segunda maior cidade do país. Ela foi toda organizada em torno do Bazar de Aleppo, um mercado enorme e também coberto, que foi incendiado.

Tanger

Mercado em Tanger

Os exemplos não acabam: desde o Chandni Chowk, em Délhi, que é um dos mercados mais antigos (e barulhentos) da Índia, até uma rua fechada para dar espaço para um mercado colorido como o Temple Street Night Market, em Hong Kong. E por que não falar do Mercado Rialto, em Veneza? Datado do século 11, era ponto final da Rota da Seda, percorrida pelo viajante Marco Polo.

VENEZA - Mercado Rialto

Mercado Rialto, em Veneza

Confesso que todo esse universo me fascina muito, o que me estimula a pesquisar e buscar referências para o meu trabalho. Nesse sentindo, imagina qual foi a minha alegria ao receber o convite para criar o projeto de design da mais nova loja SouQ, no shopping Iguatemi, em São Paulo? Inauguramos a loja essa semana. Se quiser fazer uma pequena viagem pela Índia, China, Turquia e outros cantos no mundo em um só lugar, aproveite. Fica aqui o convite.

 

 

 

 


tecnologia_precoce

:Não exponham as crianças a tanta tecnologia

Amigos, Vocês sabiam que de acordo com estudos, se seguisse o ritmo do nosso processo de evolução, o nosso cérebro poderia ter evoluído muito mais? (mais…)(mais...)

desconectados

:Reconectar é preciso

Amigos, É impressão minha ou temos andado totalmente desconectados? (mais…)(mais...)

inspirado pelo mar 3

:Inspirado no mar

Você já se permitiu passar minutos ou horas observando as ondas do mar ou de um lago? Elas têm uma força impressionante no seu movimento de ir e vir. E essa beleza da natureza também inspira muitos artistas a criarem suas obras e trabalhos. (mais…)(mais...)

por que existe sofrimento?

:Por que existe o sofrimento?

Amigos, No terceiro filme da série gravada com a dra. Amarilis de Oliveira, quero levantar uma questão, e acredito que vocês também já se perguntaram isso: por que existe sofrimento no mundo que vivemos? E aí, podemos compreender o sofrimento em suas mais diversas formas. (mais…)(mais...)

spa_da_alma

:Spa da Alma

Amigos, O que vocês acharam do filme de ontem, sobre a Astrosofia? Gostaram? Confesso que hoje em dia tenho a tendência de ver as coisas com olhos um tanto pessimistas quanto ao futuro. (mais…)(mais...)

astrosofia_1

:O que é a Astrosofia?

Amigos, vamos iniciar hoje uma nova série de filmes. Vocês já pararam pra pensar no quanto devemos nos conectar com nossa essência para que nossa vida seja plena? (mais…)(mais...)