Kanarie Club: um século de multiuso

KANARIECLUB_CROP_2

Uma das coisas que mais me chama atenção na Europa é a praticidade que eles têm para se apropriar do espaço público e, consequentemente, ressignificar o uso desses lugares. Percebo que aqui no Brasil muito se discute sobre a ocupação dos (raros) espaços públicos, no entanto, fica a questão: ainda que ocupados, esses espaços estão de fato sendo apropriados?

Recentemente descobri o Kanarie Club, em Amsterdã. A descoberta se fez por meio do escritório Studio Modijefsky, que por acaso assina o projeto de design do bar/restaurante que funciona ali. Mas antes já foi um monte de coisa…

KANARIECLUB_CROP_3

A construção é de 1902. Quando foi concluída, acertou-se que ali seria uma estação de trem. E assim foi até1996, quando aproveitaram o espaço para fundar o Museu de Transporte Público. Em 2005, o espaço foi ocupado por moradores da região para criar uma piscina pública abastecida com água da chuva.

Hoje, com uma parceria público-privada, criou-se o Kanarie Club: um lugar que serve como uma estação de trabalho, já que abre às 8h30, mas também é espaço para almoço, jantar e – por que não? – um drinque no pós-expediente. E fica aberto até a madrugada.

KANARIECLUB_CROP_11

O projeto de design se destaca pelas referências à história do local. Os próprios trilhos dos antigos trens permanecem lá. Com um pé direito alto e o espaço amplo, parece que a sensação é de estar em um terminal de transporte público mesmo. A iluminação e a identidade visual do espaço também ajudam. Mas o grande destaque é o bar que eles construíram dentro da antiga piscina… é ou não é se apropriar do espaço?

Os setores públicos e privados de cidades como São Paulo têm que se inspirar em iniciativas como essa. Não tem como dar errado. Pelo contrário! Se der certo, todos acabam ganhando e a cidade se torna mais convidativa.

KANARIECLUB_CROP_23


5C9F4512-9479-4BAA-BA17-EE7B8EB40952

:Um bom lugar pra ler um livro… na China!

Não é novidade para ninguém que eu sou fã assídua de bibliotecas. (mais…)(mais...)

65503D36-BC05-4A5B-BC16-2220E1F83947

:Tecnologia a favor da produtividade

Com a chegada do final do ano, parece que nosso rendimento cai e a cabeça fica tão cheia de coisas que não cabe mais nada na memória. (mais…)(mais...)

intercambio depois dos 45

:Que tal um intercâmbio?

Estudar fora depois dos 45? Está se tornando mais comum que você imagina. (mais…)(mais...)

ED05E79C-F28A-4B03-8A65-A8B90E87F981

:Mãos poderosas de uma ceramista

Amigos, Estou começando uma nova série de filmes aqui nas Meninas. (mais…)(mais...)

Café da Tiffany

:O café da Tiffany

Atire o primeiro croissant quem nunca se imaginou vivendo essa cena do filme “Bonequinha de Luxo” diante da vitrine da Tiffany’s na 5ª Avenida, em Nova York. (mais…)(mais...)

maite no roda viva

:Maitê no Roda Viva

A Menina Maitê Proença é a convidada de hoje do programa Roda Viva, que vai ao ar às segundas-feiras às 22h15, na TV Cultura. (mais…)(mais...)