Kanarie Club: um século de multiuso

KANARIECLUB_CROP_2

Uma das coisas que mais me chama atenção na Europa é a praticidade que eles têm para se apropriar do espaço público e, consequentemente, ressignificar o uso desses lugares. Percebo que aqui no Brasil muito se discute sobre a ocupação dos (raros) espaços públicos, no entanto, fica a questão: ainda que ocupados, esses espaços estão de fato sendo apropriados?

Recentemente descobri o Kanarie Club, em Amsterdã. A descoberta se fez por meio do escritório Studio Modijefsky, que por acaso assina o projeto de design do bar/restaurante que funciona ali. Mas antes já foi um monte de coisa…

KANARIECLUB_CROP_3

A construção é de 1902. Quando foi concluída, acertou-se que ali seria uma estação de trem. E assim foi até1996, quando aproveitaram o espaço para fundar o Museu de Transporte Público. Em 2005, o espaço foi ocupado por moradores da região para criar uma piscina pública abastecida com água da chuva.

Hoje, com uma parceria público-privada, criou-se o Kanarie Club: um lugar que serve como uma estação de trabalho, já que abre às 8h30, mas também é espaço para almoço, jantar e – por que não? – um drinque no pós-expediente. E fica aberto até a madrugada.

KANARIECLUB_CROP_11

O projeto de design se destaca pelas referências à história do local. Os próprios trilhos dos antigos trens permanecem lá. Com um pé direito alto e o espaço amplo, parece que a sensação é de estar em um terminal de transporte público mesmo. A iluminação e a identidade visual do espaço também ajudam. Mas o grande destaque é o bar que eles construíram dentro da antiga piscina… é ou não é se apropriar do espaço?

Os setores públicos e privados de cidades como São Paulo têm que se inspirar em iniciativas como essa. Não tem como dar errado. Pelo contrário! Se der certo, todos acabam ganhando e a cidade se torna mais convidativa.

KANARIECLUB_CROP_23


ornellaia 2

:Ernesto Neto e o vinho Ornellaia

Aparentemente o artista e a vinícola não têm nada em comum, mas é pura impressão. Ernesto Neto foi convidado pela Ornellaia para fazer a nona edição da Vendemmia D’Artista. (mais…)(mais...)

montemarcello_1

:Montemarcello

Amigos, há pouco tempo estive na Itália e a convite de minha prima Mirka (lembram que ela já esteve aqui no site, preparando um risoto comigo?), visitei sua casa localizada em um “borgo” chamado Montemarcello. (mais…)(mais...)

chandigarh 1

:Le Corbusier, urbanismo e a Índia

Nascido na Suíça, naturalizado francês, Charles Edouard Jeanneret-Gris, que ficou popularmente conhecido como Le Corbusier, foi um homem definitivamente a frente do seu tempo. Marco no século XX, ele reúne grandes méritos na arquitetura modernista. Alguns bem peculiares. Um deles é seu envolv(mais...)

nutella

:Homens Nutella?

Amigos,  apesar do tom polêmico, a provocação que quero fazer vai no sentido de construir uma reflexão. Vocês já viram este meme? (mais…)(mais...)

vigna_1

:Milão: La vigna di Leonardo

Amigos, Nesta semana retornei de Milão e, como fazia tempo que não ia para lá, fiquei impressionada: além de ser moderna, a cidade oferece muito o que fazer. (mais…)(mais...)

:Abstract: o design e os seus sentidos

  Foi com muito espanto que outro dia achei no catálogo da Netflix uma série documental sobre... design! Uma surpresa mais do que positiva. Pode pegar o caderninho e anotar, porque a dica é boa. (mais…)(mais...)