Kanarie Club: um século de multiuso

KANARIECLUB_CROP_2

Uma das coisas que mais me chama atenção na Europa é a praticidade que eles têm para se apropriar do espaço público e, consequentemente, ressignificar o uso desses lugares. Percebo que aqui no Brasil muito se discute sobre a ocupação dos (raros) espaços públicos, no entanto, fica a questão: ainda que ocupados, esses espaços estão de fato sendo apropriados?

Recentemente descobri o Kanarie Club, em Amsterdã. A descoberta se fez por meio do escritório Studio Modijefsky, que por acaso assina o projeto de design do bar/restaurante que funciona ali. Mas antes já foi um monte de coisa…

KANARIECLUB_CROP_3

A construção é de 1902. Quando foi concluída, acertou-se que ali seria uma estação de trem. E assim foi até1996, quando aproveitaram o espaço para fundar o Museu de Transporte Público. Em 2005, o espaço foi ocupado por moradores da região para criar uma piscina pública abastecida com água da chuva.

Hoje, com uma parceria público-privada, criou-se o Kanarie Club: um lugar que serve como uma estação de trabalho, já que abre às 8h30, mas também é espaço para almoço, jantar e – por que não? – um drinque no pós-expediente. E fica aberto até a madrugada.

KANARIECLUB_CROP_11

O projeto de design se destaca pelas referências à história do local. Os próprios trilhos dos antigos trens permanecem lá. Com um pé direito alto e o espaço amplo, parece que a sensação é de estar em um terminal de transporte público mesmo. A iluminação e a identidade visual do espaço também ajudam. Mas o grande destaque é o bar que eles construíram dentro da antiga piscina… é ou não é se apropriar do espaço?

Os setores públicos e privados de cidades como São Paulo têm que se inspirar em iniciativas como essa. Não tem como dar errado. Pelo contrário! Se der certo, todos acabam ganhando e a cidade se torna mais convidativa.

KANARIECLUB_CROP_23


surpresa

:Vem surpresa aí!

Meninas, vocês nem imaginam! Vem surpresa boa aí! A partir de março, vocês encontram o nosso conteúdo em outro endereço! Aguardem!(mais...)

espaco_arte_são miguel dos milagres

:Arte em São Miguel dos Milagres

Amigos, acabo de chegar de uma viagem a um lugar maravilhoso: São Miguel dos Milagres, em Alagoas. (mais…)(mais...)

amsterda

:GPS off-line em Amsterdã

São poucos os aplicativos de localização que podem ser acessados off-line e isso pode se tornar um problema na primeira vez que a gente visita uma nova cidade. Pensando nisso, a companhia aérea KLM criou uma tag de malas inteligente batizada de KLM Care Tag para quem vai visitar Amsterdã. (mai(mais...)

Nikunotoriko Restaurant

:Não é só a comida que impressiona

No restaurante Nikunotoriko, especializado em carnes grelhadas, não é só a comida que impressiona. Obra do arquiteto japonês Ryoji Iedokoro, o restaurante, situado no übercool distrito de Roppongi, em Tóquio, passou um ano em obras até se transformar nessa impactante estrutura. (mais…)(mais...)

espada de sao jorge na sala

:Espada-de-São-Jorge na decoração

Há um certo tempo, falamos aqui n’As Meninas sobre a tendência de usar as suculentas na decoração, lembra? (Se não lembra, clique aqui). (mais…)(mais...)

lutetia

:Vem aí a reinauguração do Lutetia

Os últimos dois anos foram marcados pela reinauguração de grandes clássicos da hotelaria parisiense: o Hôtel de Crillon e o Ritz. Em 2018, é a vez do Lutetia reabrir suas portas. (mais…)(mais...)