Bambu: do Japão para o mundo

O governador Geraldo Alckmin  participou da inauguração da Japan House, com a precença do presidente Michel Temer.  Foto: Mastrangelo Reino/A2IMG

Na semana passada, eu visitei um projeto que, confesso, estava muito ansiosa para conhecer. Trata-se de uma casa de 2500m2: a Japan House. Isso mesmo: um pedacinho da cultura japonesa (que eu amo!) em São Paulo, mais exatamente na Avenida Paulista.

Logo na rua, antes de entrar, o espaço já causa impacto. O projeto é do arquiteto japonês Kengo Kuma. A impressão é de que se trata de uma grande cabana. Uma cabana toda feita de bambu. Não à toa, para a abertura, a Japan House presta homenagem a uma das matérias-primas de sua cultura tão tradicional com a exposição “Bambu – Histórias de um Japão”, com curadoria de Marcello Dantas em uma cronologia visual de mais de 150 anos da arte em bambu.

Japna House 1Japan House 3Japan House 4

Com essa temática (mais do que acertada), lembrei de uma viagem que eu fiz para a Indonésia. Quando estive em Bali, não pude deixar de passar na Fundação Linda Garland. Lá, eles cultivam uma quantidade enorme de espécies de bambu, e até desenvolvem móveis com esse material. Para quem não sabe, o bambu é um material fantástico para o design por sua versatilidade.

Fundação Linda Garland

Quem também sabe trabalhar muito bem com o bambu é o arquiteto colombiano Simón Vélez. Ele desenvolveu novos sistemas que utilizam madeira de Bambu Guadua como um elemento estrutural em edifícios residenciais e comerciais. Foi com esse material que ele chegou a fazer uma igreja e até uma ponte na Colômbia. Aliás, taí um bom destino para uma próxima viagem.

Simon Velez 1 Simon Velez 2

Parece que é universal: o bambu é bem visto em todo o mundo. A Japan House fez uma ótima opção ao inaugurar seu espaço cultural com essa exposição, que acaba dia 9 de julho. Aos interessados, a Japan House abriu ao público no último fim de semana.


5C9F4512-9479-4BAA-BA17-EE7B8EB40952

:Um bom lugar pra ler um livro… na China!

Não é novidade para ninguém que eu sou fã assídua de bibliotecas. (mais…)(mais...)

65503D36-BC05-4A5B-BC16-2220E1F83947

:Tecnologia a favor da produtividade

Com a chegada do final do ano, parece que nosso rendimento cai e a cabeça fica tão cheia de coisas que não cabe mais nada na memória. (mais…)(mais...)

intercambio depois dos 45

:Que tal um intercâmbio?

Estudar fora depois dos 45? Está se tornando mais comum que você imagina. (mais…)(mais...)

ED05E79C-F28A-4B03-8A65-A8B90E87F981

:Mãos poderosas de uma ceramista

Amigos, Estou começando uma nova série de filmes aqui nas Meninas. (mais…)(mais...)

Café da Tiffany

:O café da Tiffany

Atire o primeiro croissant quem nunca se imaginou vivendo essa cena do filme “Bonequinha de Luxo” diante da vitrine da Tiffany’s na 5ª Avenida, em Nova York. (mais…)(mais...)

maite no roda viva

:Maitê no Roda Viva

A Menina Maitê Proença é a convidada de hoje do programa Roda Viva, que vai ao ar às segundas-feiras às 22h15, na TV Cultura. (mais…)(mais...)