Bambu: do Japão para o mundo

O governador Geraldo Alckmin  participou da inauguração da Japan House, com a precença do presidente Michel Temer.  Foto: Mastrangelo Reino/A2IMG

Na semana passada, eu visitei um projeto que, confesso, estava muito ansiosa para conhecer. Trata-se de uma casa de 2500m2: a Japan House. Isso mesmo: um pedacinho da cultura japonesa (que eu amo!) em São Paulo, mais exatamente na Avenida Paulista.

Logo na rua, antes de entrar, o espaço já causa impacto. O projeto é do arquiteto japonês Kengo Kuma. A impressão é de que se trata de uma grande cabana. Uma cabana toda feita de bambu. Não à toa, para a abertura, a Japan House presta homenagem a uma das matérias-primas de sua cultura tão tradicional com a exposição “Bambu – Histórias de um Japão”, com curadoria de Marcello Dantas em uma cronologia visual de mais de 150 anos da arte em bambu.

Japna House 1Japan House 3Japan House 4

Com essa temática (mais do que acertada), lembrei de uma viagem que eu fiz para a Indonésia. Quando estive em Bali, não pude deixar de passar na Fundação Linda Garland. Lá, eles cultivam uma quantidade enorme de espécies de bambu, e até desenvolvem móveis com esse material. Para quem não sabe, o bambu é um material fantástico para o design por sua versatilidade.

Fundação Linda Garland

Quem também sabe trabalhar muito bem com o bambu é o arquiteto colombiano Simón Vélez. Ele desenvolveu novos sistemas que utilizam madeira de Bambu Guadua como um elemento estrutural em edifícios residenciais e comerciais. Foi com esse material que ele chegou a fazer uma igreja e até uma ponte na Colômbia. Aliás, taí um bom destino para uma próxima viagem.

Simon Velez 1 Simon Velez 2

Parece que é universal: o bambu é bem visto em todo o mundo. A Japan House fez uma ótima opção ao inaugurar seu espaço cultural com essa exposição, que acaba dia 9 de julho. Aos interessados, a Japan House abriu ao público no último fim de semana.


6

:O impressionante Calendário Pirelli 2018

A gente adora acompanhar as mudanças que a imagem da mulher está passando nas campanhas publicitárias recentes. Antes tarde do que nunca! E a Pirelli foi uma das marcas de mais destaque nesse quesito. (mais…)(mais...)

abre

:Arte sobre o café derramado

A Menina Eliana Michaelichen já falou aqui sobre a latte art, ou seja, a arte de criar desenhos com a espuma do cappuccino. Mas hoje descobrimos outro trabalho feito com café que é de cair o queixo! (mais…)(mais...)

paricá 2

:Teçume: a marca must have da vez

Cris Barros, Giuliana Romanno e a nossa Menina Esther Giobbi já se encantaram e levaram para as coleções de suas marcas. Donata Meirelles e Daniela Falcão já foram vistas desfilando com as suas bolsas por aí. (mais…)(mais...)

lucianok_baixa

:Um charmoso hotel-butique em Santiago

  Apesar de ser uma das mais charmosas capitais da América do Sul, Santiago ainda não conta com uma oferta diversificada de hotéis-butique. Aqueles, pequenos e com personalidade, sabe? (mais…)(mais...)

No fim da exposição, a marca de papel lançou de um helicóptero pedaços de papel com a cor escolhida pelo público

:Marrs Green: a cor favorita do mundo

Muito se especula sobre gostos e preferências. Há de se concordar, no entanto, que existe um limite para esse tipo de discussão. (mais…)(mais...)

2

:O faz-de-conta é essencial

O faz-de-conta é essencial para o aprendizado e para estimular a criatividade e a imaginação dos pequenos. (mais…)(mais...)