Bambu: do Japão para o mundo

O governador Geraldo Alckmin  participou da inauguração da Japan House, com a precença do presidente Michel Temer.  Foto: Mastrangelo Reino/A2IMG

Na semana passada, eu visitei um projeto que, confesso, estava muito ansiosa para conhecer. Trata-se de uma casa de 2500m2: a Japan House. Isso mesmo: um pedacinho da cultura japonesa (que eu amo!) em São Paulo, mais exatamente na Avenida Paulista.

Logo na rua, antes de entrar, o espaço já causa impacto. O projeto é do arquiteto japonês Kengo Kuma. A impressão é de que se trata de uma grande cabana. Uma cabana toda feita de bambu. Não à toa, para a abertura, a Japan House presta homenagem a uma das matérias-primas de sua cultura tão tradicional com a exposição “Bambu – Histórias de um Japão”, com curadoria de Marcello Dantas em uma cronologia visual de mais de 150 anos da arte em bambu.

Japna House 1Japan House 3Japan House 4

Com essa temática (mais do que acertada), lembrei de uma viagem que eu fiz para a Indonésia. Quando estive em Bali, não pude deixar de passar na Fundação Linda Garland. Lá, eles cultivam uma quantidade enorme de espécies de bambu, e até desenvolvem móveis com esse material. Para quem não sabe, o bambu é um material fantástico para o design por sua versatilidade.

Fundação Linda Garland

Quem também sabe trabalhar muito bem com o bambu é o arquiteto colombiano Simón Vélez. Ele desenvolveu novos sistemas que utilizam madeira de Bambu Guadua como um elemento estrutural em edifícios residenciais e comerciais. Foi com esse material que ele chegou a fazer uma igreja e até uma ponte na Colômbia. Aliás, taí um bom destino para uma próxima viagem.

Simon Velez 1 Simon Velez 2

Parece que é universal: o bambu é bem visto em todo o mundo. A Japan House fez uma ótima opção ao inaugurar seu espaço cultural com essa exposição, que acaba dia 9 de julho. Aos interessados, a Japan House abriu ao público no último fim de semana.


surpresa

:Vem surpresa aí!

Meninas, vocês nem imaginam! Vem surpresa boa aí! A partir de março, vocês encontram o nosso conteúdo em outro endereço! Aguardem!(mais...)

espaco_arte_são miguel dos milagres

:Arte em São Miguel dos Milagres

Amigos, acabo de chegar de uma viagem a um lugar maravilhoso: São Miguel dos Milagres, em Alagoas. (mais…)(mais...)

amsterda

:GPS off-line em Amsterdã

São poucos os aplicativos de localização que podem ser acessados off-line e isso pode se tornar um problema na primeira vez que a gente visita uma nova cidade. Pensando nisso, a companhia aérea KLM criou uma tag de malas inteligente batizada de KLM Care Tag para quem vai visitar Amsterdã. (mai(mais...)

Nikunotoriko Restaurant

:Não é só a comida que impressiona

No restaurante Nikunotoriko, especializado em carnes grelhadas, não é só a comida que impressiona. Obra do arquiteto japonês Ryoji Iedokoro, o restaurante, situado no übercool distrito de Roppongi, em Tóquio, passou um ano em obras até se transformar nessa impactante estrutura. (mais…)(mais...)

espada de sao jorge na sala

:Espada-de-São-Jorge na decoração

Há um certo tempo, falamos aqui n’As Meninas sobre a tendência de usar as suculentas na decoração, lembra? (Se não lembra, clique aqui). (mais…)(mais...)

lutetia

:Vem aí a reinauguração do Lutetia

Os últimos dois anos foram marcados pela reinauguração de grandes clássicos da hotelaria parisiense: o Hôtel de Crillon e o Ritz. Em 2018, é a vez do Lutetia reabrir suas portas. (mais…)(mais...)