Bambu: do Japão para o mundo

O governador Geraldo Alckmin  participou da inauguração da Japan House, com a precença do presidente Michel Temer.  Foto: Mastrangelo Reino/A2IMG

Na semana passada, eu visitei um projeto que, confesso, estava muito ansiosa para conhecer. Trata-se de uma casa de 2500m2: a Japan House. Isso mesmo: um pedacinho da cultura japonesa (que eu amo!) em São Paulo, mais exatamente na Avenida Paulista.

Logo na rua, antes de entrar, o espaço já causa impacto. O projeto é do arquiteto japonês Kengo Kuma. A impressão é de que se trata de uma grande cabana. Uma cabana toda feita de bambu. Não à toa, para a abertura, a Japan House presta homenagem a uma das matérias-primas de sua cultura tão tradicional com a exposição “Bambu – Histórias de um Japão”, com curadoria de Marcello Dantas em uma cronologia visual de mais de 150 anos da arte em bambu.

Japna House 1Japan House 3Japan House 4

Com essa temática (mais do que acertada), lembrei de uma viagem que eu fiz para a Indonésia. Quando estive em Bali, não pude deixar de passar na Fundação Linda Garland. Lá, eles cultivam uma quantidade enorme de espécies de bambu, e até desenvolvem móveis com esse material. Para quem não sabe, o bambu é um material fantástico para o design por sua versatilidade.

Fundação Linda Garland

Quem também sabe trabalhar muito bem com o bambu é o arquiteto colombiano Simón Vélez. Ele desenvolveu novos sistemas que utilizam madeira de Bambu Guadua como um elemento estrutural em edifícios residenciais e comerciais. Foi com esse material que ele chegou a fazer uma igreja e até uma ponte na Colômbia. Aliás, taí um bom destino para uma próxima viagem.

Simon Velez 1 Simon Velez 2

Parece que é universal: o bambu é bem visto em todo o mundo. A Japan House fez uma ótima opção ao inaugurar seu espaço cultural com essa exposição, que acaba dia 9 de julho. Aos interessados, a Japan House abriu ao público no último fim de semana.


piso e mesa de madeira de demolição

:Inspiração: madeira de demolição

Retirada de antigas construções e transformada em pisos, painéis e até móveis, a madeira de demolição é cheia de personalidade e transforma mesmo o mais básico dos ambientes em um lugar acolhedor. (mais…)(mais...)

amazonia

:A internacionalização da Amazônia

Essa merece ser lida, afinal não é todo dia que um brasileiro dá um esculacho educadíssimo nos americanos! (mais…)(mais...)

Cynthia Garcia vale (1)

:Mulheres de poder: Cynthia Garcia

Obras de arte por todas as paredes, caixas da Hermès, livros e mais livros... tudo em uma “desorganização organizada”. (mais…)(mais...)

Vale

:Lugares imperdíveis pelo vale do Douro

Passei esse mês na Europa. Na parte final da viagem, tive o prazer de ficar na parte portuguesa do vale do Douro, que fica ao norte do país. Embora nasça na Espanha, o Rio Douro tem sua maior parte em Portugal – uma região híbrida entre os dois países ibéricos que só visitando para entende(mais...)

Paixao e amor 4

:A diferença entre paixão e amor

“Amor é cristão. Sexo é pagão. Amor é latifúndio. Sexo é invasão. Amor é divino. Sexo é animal. Amor é bossa nova. Sexo é carnaval”, já diz Rita Lee na canção “Amor e Sexo”. (mais…)(mais...)

abre

:Artista de Instagram

O “artista de Instagram” (sim, é assim que ele se intitula!) Kalen Hollomon conquistou mais de 100.000 seguidores com boas doses de bom humor e uma técnica relativamente simples: ele faz montagens de cenários nova-iorquinos com recortes de revista. (mais…)(mais...)