Bambu: do Japão para o mundo

O governador Geraldo Alckmin  participou da inauguração da Japan House, com a precença do presidente Michel Temer.  Foto: Mastrangelo Reino/A2IMG

Na semana passada, eu visitei um projeto que, confesso, estava muito ansiosa para conhecer. Trata-se de uma casa de 2500m2: a Japan House. Isso mesmo: um pedacinho da cultura japonesa (que eu amo!) em São Paulo, mais exatamente na Avenida Paulista.

Logo na rua, antes de entrar, o espaço já causa impacto. O projeto é do arquiteto japonês Kengo Kuma. A impressão é de que se trata de uma grande cabana. Uma cabana toda feita de bambu. Não à toa, para a abertura, a Japan House presta homenagem a uma das matérias-primas de sua cultura tão tradicional com a exposição “Bambu – Histórias de um Japão”, com curadoria de Marcello Dantas em uma cronologia visual de mais de 150 anos da arte em bambu.

Japna House 1Japan House 3Japan House 4

Com essa temática (mais do que acertada), lembrei de uma viagem que eu fiz para a Indonésia. Quando estive em Bali, não pude deixar de passar na Fundação Linda Garland. Lá, eles cultivam uma quantidade enorme de espécies de bambu, e até desenvolvem móveis com esse material. Para quem não sabe, o bambu é um material fantástico para o design por sua versatilidade.

Fundação Linda Garland

Quem também sabe trabalhar muito bem com o bambu é o arquiteto colombiano Simón Vélez. Ele desenvolveu novos sistemas que utilizam madeira de Bambu Guadua como um elemento estrutural em edifícios residenciais e comerciais. Foi com esse material que ele chegou a fazer uma igreja e até uma ponte na Colômbia. Aliás, taí um bom destino para uma próxima viagem.

Simon Velez 1 Simon Velez 2

Parece que é universal: o bambu é bem visto em todo o mundo. A Japan House fez uma ótima opção ao inaugurar seu espaço cultural com essa exposição, que acaba dia 9 de julho. Aos interessados, a Japan House abriu ao público no último fim de semana.


IMG_9634

:Amor digital

Amigos, o amor alcançou uma dimensão digital. (mais…)(mais...)

escultura de agua 1

:Esculturas de… água?

Esculturas de vidro costumam ser associadas à ilha italiana de Murano, mas existem alguns artistas que estão trazendo uma dimensão mais contemporânea à matéria-prima. (mais…)(mais...)

eliana gravida

:Estou em repouso por ordens médicas

Fazemos tudo por nossos filhos e já estou cuidando da minha pequena ainda dentro da barriga com muita dedicação. Por conta de um desses acontecimentos que não podemos controlar, apenas aceitar, estou em repouso por ordens médicas. (mais…)(mais...)

11087 collier aga khan 1971

:Alta joalheria + artesanato japonês

Já reparou como o Japão tem concentrado eventos de moda este ano? Falamos aqui recentemente sobre o desfile da Louis Vuitton em Kyoto e agora é a vez de uma exposição de joias. (mais…)(mais...)

2

:O casamento de Pippa Midleton

Não era um casamento real, mas parecia: no último fim de semana, os olhos do mundo estavam voltados para o casamento de Pippa Midleton, irmã da duquesa de Cambridge, Kate Midleton. (mais…)(mais...)

Maitê-Proença-livro-– Divulgação

:Não sei por que dei pra escrever

Não sei por que dei pra escrever. Não sei se alguém sabe por que resolve se exibir assim. No meu caso a coisa é duplamente grave, já que, sendo atriz, meus atributos se encontram escancarados para muito além do desejável. (mais…)(mais...)