Amuleto: conheça as joias inspiradas no tarô

amsterdam sauer e tarô

Quando se pensa em jogos divinatórios, que dizem trazer uma determinada visão sobre o futuro, o baralho de tarô é um dos instrumentos mais conhecidos. E ele agora inspira uma coleção de joias.

O que poucos sabem é que nem sempre foi função do tarô ver o futuro. Os jogos de cartas entraram na Europa no século 14 com os povos da Pérsia. Mas os registros das primeiras cartas de tarô são só do começo do século 15, no norte da Itália. Eram cartas que faziam parte de um jogo do mesmo nome, jogado pelos nobres das casas mais tradicionais da Europa continental.

tarot

O pesquisador Michael Dummett concluiu que, embora esse baralho tenha sido concebido na Itália, ele foi introduzido no sul da França, quando os franceses conquistaram Milão e Piemonte em 1499. Com o tempo, o jogo de tarô acabou declinando na Itália, porém ele sobreviveu na França. Por isso, ficou conhecido como tarô de Marselha.

A característica básica desse baralho é um conjunto de 78 cartas composto por 21 trunfos, um Curinga e quatro conjuntos de naipes com 14 cartas cada (10 cartas numeradas e 4 figuras).  Os trunfos e o curinga são conhecidos como arcanos maiores e as 56 cartas de naipe são arcanos menores.

amsterdam sauer e tarô 2

Os significados divinatórios dessas cartas vieram depois. Eles foram derivados da alquimia medieval, mas sobretudo da Cabala (a vertente mística do judaísmo). No entanto, foi só a partir do século 19, que o tarô divinatório se tornou mais popular com diferentes autores escrevendo sobre as leituras que o jogo oferecia.

amsterdam sauer e tarô 3

Esse fascínio tanto pelo futuro como pela sorte caiu nas graças da Amsterdam Sauer, joalheria que desde 1941 se destaca no design brasileiro. Essa semana eles lançaram a coleção Tarot, que traz brincos, anéis, colares e braceletes inspirados no universo desse baralho místico. Como dizia Julio Cesar, a sorte está lançada. Eu não arriscaria ficar sem meus amuletos de bom presságio.

amsterdam sauer e tarô


surpresa

:Vem surpresa aí!

Meninas, vocês nem imaginam! Vem surpresa boa aí! A partir de março, vocês encontram o nosso conteúdo em outro endereço! Aguardem!(mais...)

espaco_arte_são miguel dos milagres

:Arte em São Miguel dos Milagres

Amigos, acabo de chegar de uma viagem a um lugar maravilhoso: São Miguel dos Milagres, em Alagoas. (mais…)(mais...)

amsterda

:GPS off-line em Amsterdã

São poucos os aplicativos de localização que podem ser acessados off-line e isso pode se tornar um problema na primeira vez que a gente visita uma nova cidade. Pensando nisso, a companhia aérea KLM criou uma tag de malas inteligente batizada de KLM Care Tag para quem vai visitar Amsterdã. (mai(mais...)

Nikunotoriko Restaurant

:Não é só a comida que impressiona

No restaurante Nikunotoriko, especializado em carnes grelhadas, não é só a comida que impressiona. Obra do arquiteto japonês Ryoji Iedokoro, o restaurante, situado no übercool distrito de Roppongi, em Tóquio, passou um ano em obras até se transformar nessa impactante estrutura. (mais…)(mais...)

espada de sao jorge na sala

:Espada-de-São-Jorge na decoração

Há um certo tempo, falamos aqui n’As Meninas sobre a tendência de usar as suculentas na decoração, lembra? (Se não lembra, clique aqui). (mais…)(mais...)

lutetia

:Vem aí a reinauguração do Lutetia

Os últimos dois anos foram marcados pela reinauguração de grandes clássicos da hotelaria parisiense: o Hôtel de Crillon e o Ritz. Em 2018, é a vez do Lutetia reabrir suas portas. (mais…)(mais...)