A primeira cidade-floresta do mundo

foto 3

Que a palavra de ordem é sustentabilidade, todo mundo já está cansado de ouvir. Mas daí a realmente conseguir desenvolver soluções sustentáveis no que tangencia a arquitetura e o urbanismo é outra história. É por isso que o trabalho do arquiteto italiano Stefano Boeri sempre me chamou atenção.

O motivo? A cada novo projeto, ele avança mais nas soluções sustentáveis. Uma das coisas mais interessantes que eu visitei em Milão, por exemplo, foi um apartamento no Edifício Bosco Viscale, a tal da “floresta vertical”. São duas torres de um condomínio residencial, cuja parte externa tem simplesmente uma camada de vegetação com árvores de grande, médio e pequeno porte. É realmente impressionante.

foto 2

A novidade é que, dessa vez, Stefano criou um projeto de nada mais e nada menos que uma cidade inteira na China. E o que é mais legal: o projeto foi aprovado, e a inauguração está prevista para 2020. Vai ser a primeira cidade 100% sustentável do mundo.

O projeto foi financiado pelo setor de planejamento urbano da cidade de Liuzhou, no norte da China. A região onde será construída essa cidade é um terreno de 175 hectares, ao longo do rio Liujiang e será conectada a Liuzhou com uma linha ferroviária de alta velocidade. A nova metrópole verde acomodará cerca de 30 mil pessoas.

foto 1

Além das perspectivas do projeto serem lindas, a previsão é que a “cidade-floresta” receba 40 mil árvores e quase um milhão de plantas de mais de 100 espécies diferentes.

A expectativa é que essa vegetação produza 900 toneladas de oxigênio e absorva quase 10 mil toneladas de dióxido de carbono – isto é, o projeto de Stefano pode reduzir efetivamente a poluição do ar, o que na China, convenhamos, é algo realmente crítico. Que seja o começo de uma nova era.

 

 


6

:O impressionante Calendário Pirelli 2018

A gente adora acompanhar as mudanças que a imagem da mulher está passando nas campanhas publicitárias recentes. Antes tarde do que nunca! E a Pirelli foi uma das marcas de mais destaque nesse quesito. (mais…)(mais...)

abre

:Arte sobre o café derramado

A Menina Eliana Michaelichen já falou aqui sobre a latte art, ou seja, a arte de criar desenhos com a espuma do cappuccino. Mas hoje descobrimos outro trabalho feito com café que é de cair o queixo! (mais…)(mais...)

paricá 2

:Teçume: a marca must have da vez

Cris Barros, Giuliana Romanno e a nossa Menina Esther Giobbi já se encantaram e levaram para as coleções de suas marcas. Donata Meirelles e Daniela Falcão já foram vistas desfilando com as suas bolsas por aí. (mais…)(mais...)

lucianok_baixa

:Um charmoso hotel-butique em Santiago

  Apesar de ser uma das mais charmosas capitais da América do Sul, Santiago ainda não conta com uma oferta diversificada de hotéis-butique. Aqueles, pequenos e com personalidade, sabe? (mais…)(mais...)

No fim da exposição, a marca de papel lançou de um helicóptero pedaços de papel com a cor escolhida pelo público

:Marrs Green: a cor favorita do mundo

Muito se especula sobre gostos e preferências. Há de se concordar, no entanto, que existe um limite para esse tipo de discussão. (mais…)(mais...)

2

:O faz-de-conta é essencial

O faz-de-conta é essencial para o aprendizado e para estimular a criatividade e a imaginação dos pequenos. (mais…)(mais...)