A primeira cidade-floresta do mundo

foto 3

Que a palavra de ordem é sustentabilidade, todo mundo já está cansado de ouvir. Mas daí a realmente conseguir desenvolver soluções sustentáveis no que tangencia a arquitetura e o urbanismo é outra história. É por isso que o trabalho do arquiteto italiano Stefano Boeri sempre me chamou atenção.

O motivo? A cada novo projeto, ele avança mais nas soluções sustentáveis. Uma das coisas mais interessantes que eu visitei em Milão, por exemplo, foi um apartamento no Edifício Bosco Viscale, a tal da “floresta vertical”. São duas torres de um condomínio residencial, cuja parte externa tem simplesmente uma camada de vegetação com árvores de grande, médio e pequeno porte. É realmente impressionante.

foto 2

A novidade é que, dessa vez, Stefano criou um projeto de nada mais e nada menos que uma cidade inteira na China. E o que é mais legal: o projeto foi aprovado, e a inauguração está prevista para 2020. Vai ser a primeira cidade 100% sustentável do mundo.

O projeto foi financiado pelo setor de planejamento urbano da cidade de Liuzhou, no norte da China. A região onde será construída essa cidade é um terreno de 175 hectares, ao longo do rio Liujiang e será conectada a Liuzhou com uma linha ferroviária de alta velocidade. A nova metrópole verde acomodará cerca de 30 mil pessoas.

foto 1

Além das perspectivas do projeto serem lindas, a previsão é que a “cidade-floresta” receba 40 mil árvores e quase um milhão de plantas de mais de 100 espécies diferentes.

A expectativa é que essa vegetação produza 900 toneladas de oxigênio e absorva quase 10 mil toneladas de dióxido de carbono – isto é, o projeto de Stefano pode reduzir efetivamente a poluição do ar, o que na China, convenhamos, é algo realmente crítico. Que seja o começo de uma nova era.

 

 


livro Libraries by Candida Höfer

:As bibliotecas mais lindas do mundo

Quais são as bibliotecas mais lindas do mundo? Mesmo em tempos de iPad e do tal do touch, as bibliotecas continuam funcionando como verdadeiras fortalezas do conhecimento. Claro, fortalezas bem charmosas. (mais…)(mais...)

livro coquetel 4

:Consulte antes do próximo happy hour

À procura de uma inspiração para o próximo happy hour? O livro “Cocktail Chameleon” (Assouline, 240 pág.) tem uma miríade de opções. (mais…)(mais...)

piso e mesa de madeira de demolição

:Inspiração: madeira de demolição

Retirada de antigas construções e transformada em pisos, painéis e até móveis, a madeira de demolição é cheia de personalidade e transforma mesmo o mais básico dos ambientes em um lugar acolhedor. (mais…)(mais...)

amazonia

:A internacionalização da Amazônia

Essa merece ser lida, afinal não é todo dia que um brasileiro dá um esculacho educadíssimo nos americanos! (mais…)(mais...)

Cynthia Garcia vale (1)

:Mulheres de poder: Cynthia Garcia

Obras de arte por todas as paredes, caixas da Hermès, livros e mais livros... tudo em uma “desorganização organizada”. (mais…)(mais...)

Vale

:Lugares imperdíveis pelo vale do Douro

Passei esse mês na Europa. Na parte final da viagem, tive o prazer de ficar na parte portuguesa do vale do Douro, que fica ao norte do país. Embora nasça na Espanha, o Rio Douro tem sua maior parte em Portugal – uma região híbrida entre os dois países ibéricos que só visitando para entende(mais...)