A primeira cidade-floresta do mundo

foto 3

Que a palavra de ordem é sustentabilidade, todo mundo já está cansado de ouvir. Mas daí a realmente conseguir desenvolver soluções sustentáveis no que tangencia a arquitetura e o urbanismo é outra história. É por isso que o trabalho do arquiteto italiano Stefano Boeri sempre me chamou atenção.

O motivo? A cada novo projeto, ele avança mais nas soluções sustentáveis. Uma das coisas mais interessantes que eu visitei em Milão, por exemplo, foi um apartamento no Edifício Bosco Viscale, a tal da “floresta vertical”. São duas torres de um condomínio residencial, cuja parte externa tem simplesmente uma camada de vegetação com árvores de grande, médio e pequeno porte. É realmente impressionante.

foto 2

A novidade é que, dessa vez, Stefano criou um projeto de nada mais e nada menos que uma cidade inteira na China. E o que é mais legal: o projeto foi aprovado, e a inauguração está prevista para 2020. Vai ser a primeira cidade 100% sustentável do mundo.

O projeto foi financiado pelo setor de planejamento urbano da cidade de Liuzhou, no norte da China. A região onde será construída essa cidade é um terreno de 175 hectares, ao longo do rio Liujiang e será conectada a Liuzhou com uma linha ferroviária de alta velocidade. A nova metrópole verde acomodará cerca de 30 mil pessoas.

foto 1

Além das perspectivas do projeto serem lindas, a previsão é que a “cidade-floresta” receba 40 mil árvores e quase um milhão de plantas de mais de 100 espécies diferentes.

A expectativa é que essa vegetação produza 900 toneladas de oxigênio e absorva quase 10 mil toneladas de dióxido de carbono – isto é, o projeto de Stefano pode reduzir efetivamente a poluição do ar, o que na China, convenhamos, é algo realmente crítico. Que seja o começo de uma nova era.

 

 


5C9F4512-9479-4BAA-BA17-EE7B8EB40952

:Um bom lugar pra ler um livro… na China!

Não é novidade para ninguém que eu sou fã assídua de bibliotecas. (mais…)(mais...)

65503D36-BC05-4A5B-BC16-2220E1F83947

:Tecnologia a favor da produtividade

Com a chegada do final do ano, parece que nosso rendimento cai e a cabeça fica tão cheia de coisas que não cabe mais nada na memória. (mais…)(mais...)

intercambio depois dos 45

:Que tal um intercâmbio?

Estudar fora depois dos 45? Está se tornando mais comum que você imagina. (mais…)(mais...)

ED05E79C-F28A-4B03-8A65-A8B90E87F981

:Mãos poderosas de uma ceramista

Amigos, Estou começando uma nova série de filmes aqui nas Meninas. (mais…)(mais...)

Café da Tiffany

:O café da Tiffany

Atire o primeiro croissant quem nunca se imaginou vivendo essa cena do filme “Bonequinha de Luxo” diante da vitrine da Tiffany’s na 5ª Avenida, em Nova York. (mais…)(mais...)

maite no roda viva

:Maitê no Roda Viva

A Menina Maitê Proença é a convidada de hoje do programa Roda Viva, que vai ao ar às segundas-feiras às 22h15, na TV Cultura. (mais…)(mais...)