A primeira cidade-floresta do mundo

foto 3

Que a palavra de ordem é sustentabilidade, todo mundo já está cansado de ouvir. Mas daí a realmente conseguir desenvolver soluções sustentáveis no que tangencia a arquitetura e o urbanismo é outra história. É por isso que o trabalho do arquiteto italiano Stefano Boeri sempre me chamou atenção.

O motivo? A cada novo projeto, ele avança mais nas soluções sustentáveis. Uma das coisas mais interessantes que eu visitei em Milão, por exemplo, foi um apartamento no Edifício Bosco Viscale, a tal da “floresta vertical”. São duas torres de um condomínio residencial, cuja parte externa tem simplesmente uma camada de vegetação com árvores de grande, médio e pequeno porte. É realmente impressionante.

foto 2

A novidade é que, dessa vez, Stefano criou um projeto de nada mais e nada menos que uma cidade inteira na China. E o que é mais legal: o projeto foi aprovado, e a inauguração está prevista para 2020. Vai ser a primeira cidade 100% sustentável do mundo.

O projeto foi financiado pelo setor de planejamento urbano da cidade de Liuzhou, no norte da China. A região onde será construída essa cidade é um terreno de 175 hectares, ao longo do rio Liujiang e será conectada a Liuzhou com uma linha ferroviária de alta velocidade. A nova metrópole verde acomodará cerca de 30 mil pessoas.

foto 1

Além das perspectivas do projeto serem lindas, a previsão é que a “cidade-floresta” receba 40 mil árvores e quase um milhão de plantas de mais de 100 espécies diferentes.

A expectativa é que essa vegetação produza 900 toneladas de oxigênio e absorva quase 10 mil toneladas de dióxido de carbono – isto é, o projeto de Stefano pode reduzir efetivamente a poluição do ar, o que na China, convenhamos, é algo realmente crítico. Que seja o começo de uma nova era.

 

 


surpresa

:Vem surpresa aí!

Meninas, vocês nem imaginam! Vem surpresa boa aí! A partir de março, vocês encontram o nosso conteúdo em outro endereço! Aguardem!(mais...)

espaco_arte_são miguel dos milagres

:Arte em São Miguel dos Milagres

Amigos, acabo de chegar de uma viagem a um lugar maravilhoso: São Miguel dos Milagres, em Alagoas. (mais…)(mais...)

amsterda

:GPS off-line em Amsterdã

São poucos os aplicativos de localização que podem ser acessados off-line e isso pode se tornar um problema na primeira vez que a gente visita uma nova cidade. Pensando nisso, a companhia aérea KLM criou uma tag de malas inteligente batizada de KLM Care Tag para quem vai visitar Amsterdã. (mai(mais...)

Nikunotoriko Restaurant

:Não é só a comida que impressiona

No restaurante Nikunotoriko, especializado em carnes grelhadas, não é só a comida que impressiona. Obra do arquiteto japonês Ryoji Iedokoro, o restaurante, situado no übercool distrito de Roppongi, em Tóquio, passou um ano em obras até se transformar nessa impactante estrutura. (mais…)(mais...)

espada de sao jorge na sala

:Espada-de-São-Jorge na decoração

Há um certo tempo, falamos aqui n’As Meninas sobre a tendência de usar as suculentas na decoração, lembra? (Se não lembra, clique aqui). (mais…)(mais...)

lutetia

:Vem aí a reinauguração do Lutetia

Os últimos dois anos foram marcados pela reinauguração de grandes clássicos da hotelaria parisiense: o Hôtel de Crillon e o Ritz. Em 2018, é a vez do Lutetia reabrir suas portas. (mais…)(mais...)