A casa bordada

Bordado feito pelo Grupo Janela Carioca, do Morro de Santa Maria, no Rio

O bordado é uma das técnicas que mais me chama atenção no trabalho artesão brasileiro e eu sou apaixonada por ele! Acho uma sutileza que diz muito sobre a identidade nacional. Imagina então uma casa inteira bordada?

Pois então… fiquei comovida com a parceira entre o Ministério da Cultura e o museu A CASA, em São Paulo.  Juntos eles desenvolveram a exposição “A Casa Bordada”, com trabalhos de bordados de 60 comunidades brasileiras.

1911881_932152576814245_8176775677297829948_n

Paredes, portas, janelas, cômodos e divisórias… tudo ocupado por tecidos bordados. Achei superpoético! A ideia foi da diretora geral do museu, Renata Mellão, e a exposição tomou forma com a curadoria de Renato Imbroisi. Eles conseguiram reunir mais de 200 peças, diretamente dos 27 Estados brasileiros.

Rosto colorido por Instituto Colibri, de Paraty, Rio

Rosto colorido por Instituto Colibri, de Paraty, Rio

Este é, acho eu, um levantamento inédito do bordado brasileiro. Tem muita coisa! Há, por exemplo, o encontro do bordado com lantejoulas e pedraria característico do Bumba Meu Boi maranhense com o ponto-russo praticado em Mato Grosso, ensinado por uma comunidade de imigrantes da Rússia. Ou ainda os bordados do Grupo Janela Carioca, como o que retrata o Morro de Santa Maria, no Rio, e abre este post.

Miçangas e lantejoulas por Associação Miemart, de Paço do Lumiar, Maranhão

Miçangas e lantejoulas por Associação Miemart, de Paço do Lumiar, Maranhão

Como se não bastasse, os organizadores ainda realizarão cursos e palestras sobre bordados. E mais: ainda haverá uma rodada de negócios, chamada de Feira Bordada, com a venda dos bordados que compõem a exposição e outras peças dos artesãos participantes.

Blackwork e ponto-cruz da Associação Educativa Rural e Artesanal da Vila Joanes, na Ilha de Marajó, Pará

Blackwork e ponto-cruz da Associação Educativa Rural e Artesanal da Vila Joanes, na Ilha de Marajó, Pará

Quero MUITO garantir o meu… ou os meus. Visita obrigatória!

Bordado assinado pelo Ser Brasileiro, do Distrito Federal

Bordado assinado pelo Ser Brasileiro, do Distrito Federal

 

Exposição “A Casa Bordada”

De 11 de maio a 13 de agosto de 2017
De terça a domingo, das 10h às 18h30
A CASA museu do objeto brasileiro – Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros, São Paulo – SP


5C9F4512-9479-4BAA-BA17-EE7B8EB40952

:Um bom lugar pra ler um livro… na China!

Não é novidade para ninguém que eu sou fã assídua de bibliotecas. (mais…)(mais...)

mulher de bath

:Venha conferir

Esta semana estaremos com a peça em São José do Rio Preto (quinta) e sábado e domingo em Uberaba. "A Mulher de Bath" é uma peça ágil, movimentada e surpreendente. (mais…)(mais...)

mulher de bath - maite proença

:Sobre a Mulher de Bath

Sobre a "Mulher de Bath" que ora trago para o teatro. Um trecho da conversa que tive com o querido Flávio Gikovate antes de ele nos deixar ano passado. Eu ainda estava pensando em como montar o texto. Veja que belo resumo, nas palavras de Flávio: (mais…)(mais...)

:Com Amor, Van Gogh

Um filme pintado à mão. É isso que faz a beleza estupenda da animação “Com Amor, Van Gogh”. O longa reúne cerca de 65 mil pinturas inspiradas no mestre holandês e a história se baseia nas centenas de cartas escritas por Van Gogh ao seu irmão Theo. (mais…)(mais...)

Maite e Danilo Gentili

:Eu, no The Noite

Gravei com Danilo Gentili, em seu programa delicioso. (mais…)(mais...)

A mulher de Bath

:A Mulher de Bath

"A Mulher de Bath" é a peça que ensaio há meses. Esta mulher viveu no fim da Idade Média, é profundamente religiosa, mas também livre, soberana, dona de seu nariz. Só fala o que pensa. (mais…)(mais...)