A casa bordada

Bordado feito pelo Grupo Janela Carioca, do Morro de Santa Maria, no Rio

O bordado é uma das técnicas que mais me chama atenção no trabalho artesão brasileiro e eu sou apaixonada por ele! Acho uma sutileza que diz muito sobre a identidade nacional. Imagina então uma casa inteira bordada?

Pois então… fiquei comovida com a parceira entre o Ministério da Cultura e o museu A CASA, em São Paulo.  Juntos eles desenvolveram a exposição “A Casa Bordada”, com trabalhos de bordados de 60 comunidades brasileiras.

1911881_932152576814245_8176775677297829948_n

Paredes, portas, janelas, cômodos e divisórias… tudo ocupado por tecidos bordados. Achei superpoético! A ideia foi da diretora geral do museu, Renata Mellão, e a exposição tomou forma com a curadoria de Renato Imbroisi. Eles conseguiram reunir mais de 200 peças, diretamente dos 27 Estados brasileiros.

Rosto colorido por Instituto Colibri, de Paraty, Rio

Rosto colorido por Instituto Colibri, de Paraty, Rio

Este é, acho eu, um levantamento inédito do bordado brasileiro. Tem muita coisa! Há, por exemplo, o encontro do bordado com lantejoulas e pedraria característico do Bumba Meu Boi maranhense com o ponto-russo praticado em Mato Grosso, ensinado por uma comunidade de imigrantes da Rússia. Ou ainda os bordados do Grupo Janela Carioca, como o que retrata o Morro de Santa Maria, no Rio, e abre este post.

Miçangas e lantejoulas por Associação Miemart, de Paço do Lumiar, Maranhão

Miçangas e lantejoulas por Associação Miemart, de Paço do Lumiar, Maranhão

Como se não bastasse, os organizadores ainda realizarão cursos e palestras sobre bordados. E mais: ainda haverá uma rodada de negócios, chamada de Feira Bordada, com a venda dos bordados que compõem a exposição e outras peças dos artesãos participantes.

Blackwork e ponto-cruz da Associação Educativa Rural e Artesanal da Vila Joanes, na Ilha de Marajó, Pará

Blackwork e ponto-cruz da Associação Educativa Rural e Artesanal da Vila Joanes, na Ilha de Marajó, Pará

Quero MUITO garantir o meu… ou os meus. Visita obrigatória!

Bordado assinado pelo Ser Brasileiro, do Distrito Federal

Bordado assinado pelo Ser Brasileiro, do Distrito Federal

 

Exposição “A Casa Bordada”

De 11 de maio a 13 de agosto de 2017
De terça a domingo, das 10h às 18h30
A CASA museu do objeto brasileiro – Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros, São Paulo – SP


shanh tovah

:Shana Tova!

  Uma das boas coisas de viver em um mundo plural é comemorar, durante o ano, vários recomeços. E, com isto, renovar sempre nossas energias. Nesta quarta, celebramos o Rosh Hashanah, o ano novo judaico. (mais…)(mais...)

Figura Humana con Estructura de Joaquin Torres Garcia

:Começa a 7ª edição da ArtRio

Começa amanhã a 7ª edição da ArtRio. Desta vez, a Marina da Glória recebe o evento, que apresenta um novo formato, reunindo seus principais programas – Panorama e Vista – em um mesmo espaço. (mais…)(mais...)

comprar fotografia

:Cuidados na hora de comprar uma fotografia

Finalmente agosto acabou. Uma coisa que me marcou esse mês foi o sucesso da 11ª edição da SP-Arte/Foto, a feira internacional de fotografia de São Paulo que rolou na semana passada. (mais…)(mais...)

Di Cavalcanti na Pinacoteca

:Di Cavalcanti na Pinacoteca

Um dos mais importantes artistas do modernismo brasileiro, Emiliano Di Cavalcanti será tema da mostra “No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos”, na Pinacoteca de São Paulo. (mais…)(mais...)

palette maniac 1

:Sem filtro: as cores dos filmes

Que tal embarcar no mundo da cultura pop de uma maneira bem criativa e curiosa? Essa é a proposta da conta de Instagram Palette Maniac, que dá uma mostra das paletas de cores utilizadas em filmes, programas de TV e videoclipes famosos. (mais…)(mais...)

EH_col_scan_calderjewl-neck1b 001

:Calder, o joalheiro

Quando se pensa em Alexander Calder é quase impossível não lembrar de seus móbiles. Aquelas esculturas maravilhosas que, quando instaladas, projetam imagens e até sons. É realmente algo muito pontual (e inspirador) no percurso da arte. Não à toa, o Whitney Museum, em Nova York, está com a e(mais...)