A casa bordada

Bordado feito pelo Grupo Janela Carioca, do Morro de Santa Maria, no Rio

O bordado é uma das técnicas que mais me chama atenção no trabalho artesão brasileiro e eu sou apaixonada por ele! Acho uma sutileza que diz muito sobre a identidade nacional. Imagina então uma casa inteira bordada?

Pois então… fiquei comovida com a parceira entre o Ministério da Cultura e o museu A CASA, em São Paulo.  Juntos eles desenvolveram a exposição “A Casa Bordada”, com trabalhos de bordados de 60 comunidades brasileiras.

1911881_932152576814245_8176775677297829948_n

Paredes, portas, janelas, cômodos e divisórias… tudo ocupado por tecidos bordados. Achei superpoético! A ideia foi da diretora geral do museu, Renata Mellão, e a exposição tomou forma com a curadoria de Renato Imbroisi. Eles conseguiram reunir mais de 200 peças, diretamente dos 27 Estados brasileiros.

Rosto colorido por Instituto Colibri, de Paraty, Rio

Rosto colorido por Instituto Colibri, de Paraty, Rio

Este é, acho eu, um levantamento inédito do bordado brasileiro. Tem muita coisa! Há, por exemplo, o encontro do bordado com lantejoulas e pedraria característico do Bumba Meu Boi maranhense com o ponto-russo praticado em Mato Grosso, ensinado por uma comunidade de imigrantes da Rússia. Ou ainda os bordados do Grupo Janela Carioca, como o que retrata o Morro de Santa Maria, no Rio, e abre este post.

Miçangas e lantejoulas por Associação Miemart, de Paço do Lumiar, Maranhão

Miçangas e lantejoulas por Associação Miemart, de Paço do Lumiar, Maranhão

Como se não bastasse, os organizadores ainda realizarão cursos e palestras sobre bordados. E mais: ainda haverá uma rodada de negócios, chamada de Feira Bordada, com a venda dos bordados que compõem a exposição e outras peças dos artesãos participantes.

Blackwork e ponto-cruz da Associação Educativa Rural e Artesanal da Vila Joanes, na Ilha de Marajó, Pará

Blackwork e ponto-cruz da Associação Educativa Rural e Artesanal da Vila Joanes, na Ilha de Marajó, Pará

Quero MUITO garantir o meu… ou os meus. Visita obrigatória!

Bordado assinado pelo Ser Brasileiro, do Distrito Federal

Bordado assinado pelo Ser Brasileiro, do Distrito Federal

 

Exposição “A Casa Bordada”

De 11 de maio a 13 de agosto de 2017
De terça a domingo, das 10h às 18h30
A CASA museu do objeto brasileiro – Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros, São Paulo – SP


Tarsila do Amaral - sol poente

:Tarsila em Nova York

Enxergar além do óbvio. Essa era uma das mais marcantes características da artista paulista Tarsila do Amaral (1886–1973), figura fundamental no Modernismo brasileiro. E enxergar além do óbvio é também o maior mérito do museu de arte moderna de Nova York, o MoMA, com sua programação semp(mais...)

discurso de oprah winfrey no globo de ouro

:O discurso de Oprah Winfrey

“Já entrevistei e representei gente que sofreu muitíssimo na vida. O que essas pessoas têm em comum é manterem viva a esperança de um mundo melhor. Quero que todas as meninas que virem isto saibam que temos um novo dia pela frente. (mais…)(mais...)

Bispo do Rosário

:Mostra de Arthur Bispo do Rosário vai até dia 14

Vai até o próximo domingo, dia 14, a exposição “Flutuações”, de Arthur Bispo do Rosário, em cartaz na Casa Museu Eva Klabin, no Rio de Janeiro.  (mais…)(mais...)

cate-blanchett

:Cate Blanchett preside Cannes

  Ao que tudo indica, a indústria do cinema está mesmo preocupada com a questão do assédio sexual, ainda bem! O Festival de Cinema de Cannes, que este ano acontece de 8 a 19 de maio, escolheu como presidente do seu júri a atriz Cate Blanchett, de 48 anos. (mais…)(mais...)

nuptias

:Nuptias: casamento reinventado

Retratos antigos de casamento feitos na região do Cariri, no nordeste do Brasil, se transformam em fotopinturas nas mãos de Rosângela Rennó graças a  tinta, objetos, recortes e recomposições. (mais…)(mais...)

trama fantasma - estreia cinema 2018

:Cinema: 6 estreias imperdíveis de 2018

O ano já começou e mal podemos esperar para assistir a esses filmes. Confira aqui os trailers das nossas 6 estreias imperdíveis de 2018: (mais…)(mais...)