Quando o outro é o nosso espelho

Um dos maiores desafios para uma sociedade mais justa, igualitária, desprovida de ódio e preconceitos é enxergar de fato o outro – e mais do que isso: enxergar-se no outro, entender suas dores e motivações.

E “See Yourself in Others” (Veja-se nos outros, em tradução livre), um filme de pouco mais de um minuto feito para o Tribeca Film Festival, propõe exatamente isso através de uma inteligente provocação. No curta, dirigido por Jared Knecht, pessoas de diferentes religiões, culturas e classes sociais caminham por Nova York usando cubos de espelho sobre suas cabeças. Quem passa por elas, inevitavelmente se vê refletido no corpo do outro. Algo simples, mas que pode trazer muitos questionamentos e reflexões:

“Este foi um ano de muita divisão em todo o mundo e a única maneira de mudar isso é através da empatia. Para suscitar uma conversa sobre o assunto e inspirar as pessoas para a reflexão, o Tribeca Film Festival quer nos convidar a nos ver nos outros – lembrando a importância de compartilhar os sentimentos de outras pessoas e reforçando o fato de que grandes histórias nos permitem fazer isso”, conta o texto que acompanha o curta. Para pensar e levar para a vida, não é?

 

* Este texto também foi publicado no meu blog, que fica aqui.

 


IMG_9634

:Amor digital

Amigos, o amor alcançou uma dimensão digital. (mais…)(mais...)

escultura de agua 1

:Esculturas de… água?

Esculturas de vidro costumam ser associadas à ilha italiana de Murano, mas existem alguns artistas que estão trazendo uma dimensão mais contemporânea à matéria-prima. (mais…)(mais...)

eliana gravida

:Estou em repouso por ordens médicas

Fazemos tudo por nossos filhos e já estou cuidando da minha pequena ainda dentro da barriga com muita dedicação. Por conta de um desses acontecimentos que não podemos controlar, apenas aceitar, estou em repouso por ordens médicas. (mais…)(mais...)

11087 collier aga khan 1971

:Alta joalheria + artesanato japonês

Já reparou como o Japão tem concentrado eventos de moda este ano? Falamos aqui recentemente sobre o desfile da Louis Vuitton em Kyoto e agora é a vez de uma exposição de joias. (mais…)(mais...)

2

:O casamento de Pippa Midleton

Não era um casamento real, mas parecia: no último fim de semana, os olhos do mundo estavam voltados para o casamento de Pippa Midleton, irmã da duquesa de Cambridge, Kate Midleton. (mais…)(mais...)

Maitê-Proença-livro-– Divulgação

:Não sei por que dei pra escrever

Não sei por que dei pra escrever. Não sei se alguém sabe por que resolve se exibir assim. No meu caso a coisa é duplamente grave, já que, sendo atriz, meus atributos se encontram escancarados para muito além do desejável. (mais…)(mais...)