Como montar o guarda-roupa da estação

ABRE Animale_N43_0011

Como muitas devem saber, a semana passada foi dedicada à moda brasileira, com os desfiles da São Paulo Fashion Week. Há muito cubro o evento. Já vivi loucuras de fazer resenhas em seguida às apresentações.
Na época funcionava muito bem. Hoje em dia acho uma bobagem. As mídias sociais cumprem este papel.

Não fotografo nenhum desfile. Nem mesmo os meus preferidos. Como não sou paga para dar opinião acho que isto pode me comprometer. Fico na minha.

Já que faz alguns dias que o evento terminou, poderia ter ficado calada e passar batido. Afinal, o assunto está “velho”. Mas quero dar minha opinião sobre o que está acontecendo com a nossa moda.

Em primeiro lugar, vai os meus parabéns ao Paulo Borges – dono do evento –, que com muita garra conseguiu viabilizar os desfiles. Em segundo lugar, às marcas que, bravamente, se apresentaram por lá. Se gostei de tudo que vi? Não. Mas isto, agora, não faz a menor diferença.

Não sou advogada do diabo e muito menos a dona das opiniões. Ninguém é. Então, para não passar em branco a temporada de moda, resolvi fazer uma lista do que é necessário para compor um guarda-roupa moderno para a estação:

 

Giuliana Romanno SPFW - N43 Março / 2017 foto: Marcelo Soubhia / FOTOSITE

Parkas: Já falei aqui várias vezes delas. A tendência vem do novo ídolo da moda Demna Gvasalia.  Giuliana Romano fez uma releitura linda delas com um ótimo corte de alfaiataria. Chique até para usar mais formal.

 

A LA GARCONNE SPFW - N43 Março / 2017 foto: MARCELO SOUBHIA / FOTOSITE A La Garconne SPFW - N43 Março / 2017 foto: FOTOSITE

Esportivo: Acho um grande ufa! que a moda passe a atender as loucas por malhação, que vivem seus dias de leggings e moletons. Elas  vão poder continuar usando a dupla, mas de forma mais fashion. Comece seu footing de compras pela loja de Alexandre Herchcovitch e Fabio Souza, a À la Garçonne. Tem pra todos os tipos: das modernas às mais clássicas, passando pelos transgêneros.

 

Animale SPFW - N43 Março 2017 Foto: Marcelo Soubhia / FOTOSITE

Anos 80: Sinceramente, não aguento mais… Mas já que precisamos estar na moda, que tal optar pelos blazers? Vitorino Campos criou lindos para a Animale. Só resta saber se chegam às lojas.

 

A Niemeyer_N43_0009

Oversized: As calças têm novas proporções, assim como os casacos. Eu adorei as calças da A.Niemeyer e os casacos que Vitorino Campos mostrou para a marca que leva seu nome.

 

Lilly Sarti SPFW - N43 Março / 2017 foto: Zé Takahashi / FOTOSITE

Rosas e vermelhos: Devem ser usados juntos. E fica lindo mesmo. Sempre gostei. As irmãs Sarti mostraram um total look com este mix muito bom para a Lilly Sarti.

 

carol bassi

Verde militar: Vi esta tendência no off Fashion Week, na apresentação de Carol Bassi no QG F.Hits. A peça, um casaco em seda bem levinho, estava sendo usada pela própria Alice Ferraz.

No mais, continuamos a usar o que temos, sempre de olho no novo styling.  A ideia não só vale para tempos bicudos, mas também como uma regra para as mulheres elegantes!

 

 

 

 

 

*Fotos: Marcelo Soubhia e Zé Takahashi/Agência Fotosite

 

 


artesaos da moda

:Compre direto dos artesãos da moda

Um produto artesanal bem acabado, desenvolvido em matérias-primas de qualidade, é um dos principais valores das marcas de luxo hoje. Mas como ter acesso a mestres artesãos que vivem a milhares de quilômetros da gente se não for se rendendo a Hermès, Chanel, Prada e cia.? É aí que entra a pro(mais...)

Mulher desfilando na rua, cena de street style

:A moda está uma bagunça

Nunca o street style ficou tão perto do que está nas passarelas, e eu não estou falando só do see-now-buy-now, não. É que os influencers estão tão próximos das marcas que acabam ganhando as roupas que vão aparecer nos desfiles antes mesmo das modelos que vão exibir a coleção. (mais&hell(mais...)

guy bourdin

:A moda surreal de Guy Bourdin

A Fondazione Sozzani, em Milão, apresenta até o dia 11 de outubro, a exposição “In Between”, do fotógrafo de moda francês Guy Bourdin, falecido em 1991. (mais…)(mais...)

we wear vale

:Um google só para moda

O calendário de exposições de moda mundo afora anda mais interessante que o de desfiles, mas é praticamente impossível acompanhar essa agenda presencialmente. Rei Kawakubo no Met, Dior no Arts Décoratifs de Paris, Guy Bourdin na galeria Carla Sozzani... Quem dera poder estar em todos os lugare(mais...)

vogue paris abre

:Plumas, pelos e pelúcias

Se ainda existia alguma dúvida sobre “a” tendência de outono-inverno 2017/2018 – que no hemisfério norte começa mês que vem – depois das edições de agosto e setembro das principais revistas de moda do mundo, ela não existe mais. Plumas, pelos e pelúcias estão nas capas das principa(mais...)

capa Pierre Cardin

:Os 70 anos de carreira de Pierre Cardin

“Pierre Cardin” (Assouline, 260 pág.) é um livro para colecionadores e apaixonados por moda. Trata-se de um retrato bem cuidado do designer que completa 70 anos de uma carreira prolífica, que foi das roupas à arquitetura, passando pela decoração e pelo próprio conceito de comunicação de(mais...)