oceano 1

:Fotos maravilhosas homenageiam o Oceano

"Como é inapropriado chamarmos este planeta de Terra, quando ele é claramente Oceano".  (mais…)(mais...)

sequenciaram o genome

:Tenha filhos, plante uma árvore, escreva um livro

Tenha filhos, plante uma árvore, escreva um livro. Escrevi. Três. Explicando na linguagem mais simples possível o genoma humano, clonagem e células-tronco. (mais…)(mais...)

abraço

:O poder do abraço

Mais um dia de USP.  Mas este tinha se tornado um dia daqueles… Primeiro, descubro que um grupo está para publicar um trabalho parecido com o que estou desenvolvendo há dois anos com uma turma do Rio. (mais…)(mais...)

crack

:Crack, internação compulsória e a dignidade

Em meio à polêmica da internação compulsória de usuários de crack da Cracolândia, o Dr Drauzio Varela deu uma entrevista de extrema lucidez à Folha de São Paulo nesta semana.  (mais…)(mais...)


neuroCare_neuroConn_tDCS

:A ciência contra a corrupção

Pois é, escrever sobre o quê no grande tema da ciência que seja relevante para o momento terrivelmente histórico que estamos vivendo?  Que tal sobre a biologia da honestidade?!! (mais…)(mais...)

3 gerações

:Flashback – ou por que o Brasil não muda

“Mãe, o Brasil tem que parar de só produzir bens primários!  Devemos produzir bens manufaturados, que têm muito mais valor!”, exclamou minha filha de 14 anos durante o jantar.  (mais…)(mais...)

embriao transparente

:A admirável metamorfose do ser humano

Quando criança, eu era fascinada com a metamorfose que transformava uma lagarta em borboleta – e mais tarde com toda sua simbologia. Que mistérios aconteciam dentro da pupa que reorganizavam a matéria orgânica da lagarta em um ser tão diferente, mas geneticamente o mesmo, a borboleta? (mais&h(mais...)

FB

:Facebook rompe o trancaço na USP!

Pois é, quarta-feira teve “trancaço” na USP...  Sindicatos mobilizaram alguns funcionários, docentes e alunos, que fizeram uma barreira no portão principal, impedindo a entrada até as 11:30 da manhã.  (mais…)(mais...)

Como-Surgiu-o-Dia-Internacional-da-Mulher-–-História-24-630x340

:Precisamos do Dia Internacional da Mulher?

  Confesso que me irrita um pouco esse negócio de termos um dia “nosso”, e os mil whatsapps com flores, músicas, corações, piadas ridicularizando os homens, e tudo mais que recebo durante esse dia todo.  Receber parabéns então, sei lá bem o porquê, mas acho uma besteirada, uma f(mais...)

somos brasil

:Somos Brasil

Ano passado fui convidada para participar de um projeto de arte (!!!) bem bacana – o “Somos Brasil”, do fotógrafo Marcus Lyon. (mais…)(mais...)

gracinha

:As gracinhas de meus alunos

Outro dia recebi um whatsapp com essas gracinhas que alunos disseram em sala de aula – gracinhas mesmo, dei risada e pensei: “Ah, eu teria dado um ponto pela criatividade e senso de humor!”. (mais…)(mais...)

celulas

:A outra face das células-tronco

Quando falamos em células-tronco, todo mundo pensa em terapias milagrosas que devolverão os movimentos a paralíticos, regenerarão nossos órgãos como o coração e o fígado, e nos livrarão de doenças como diabetes, Parkinson e Alzheimer. (mais…)(mais...)

img_5322

:Quer viver para sempre? Filtro solar!

Pasmem, mas se proteger do sol é coisa relativamente recente... (mais…)(mais...)

transf

:O Duelo dos Transformadores

O primeiro a que assisti foi em junho deste ano, em São Francisco. Eu estava participando de um congresso internacional sobre células-tronco, que reunia 3600 cientistas de 55 países dedicados a melhorar a qualidade de vida humana através do estudo dessas células curinga. (mais…)(mais...)

poder-do-agora

:Você pensa demais?

A primeira lembrança que tenho desse desconforto é da minha adolescência, onde de vez em quando eu me ressentia por “pensar demais...”, e por isso me divertir menos que muitas de minhas amigas (ou, eu achava que era por isso que eu me divertia menos). (mais…)(mais...)

ancestralidade

:De onde vim?

Ao contrário de muitos paulistas, descendentes de imigrantes dos séculos XVIII e XIX, que sabem bem de onde vieram (meu marido, por exemplo, é neto de italianos de Mântua), eu conheço muito pouco da minha história pré-Brasil. (mais…)(mais...)

img_4653

:Agora, sim. Curti o Facebook!

Depois do Google, agora o Facebook vai investir na nossa “vida eterna”. (mais…)(mais...)

img_4313

:Uma arma na sala

Imaginem uma sociedade onde, em casas das mais simples às mais sofisticadas, diferentes armas estivessem ao alcance de qualquer um. (mais…)(mais...)

tres-pais

:Nasceu o primeiro bebê com 3 pais!

Sim, descobrimos ontem que, há quatro meses, médicos nova-iorquinos trabalhando secretamente no México fizeram o experimento com um casal jordaniano, dando origem ao bebê com DNA de 3 pessoas! (mais…)(mais...)

screen-shot-2016-09-27-at-4-03-36-pm

:Você sabe o que é altruísmo efetivo?

Aquele era um conflito familiar sério: o pai, sociólogo, altamente tocado pelas diferenças sociais no país e um filantropo contumaz. (mais…)(mais...)

professor

:A melhor educação para meus filhos

Procurando a melhor educação para seus filhos, a mãe zelosa os colocou numa escola de elite, cara, muito cara (a mãe ficou com vergonha de revelar exatamente quão cara), com um campus enorme em bairro nobre da cidade, laboratórios, sala de informática, salas de música.  (mais…)(mais...)

botanica

:Aprender Botânica pra quê?

Pergunta o aluno, entediado e ao mesmo tempo com ódio da decoreba de nomes complicados de partes de plantas, sem nenhuma utilidade para sua vida...  De fato, de uma forma geral, a ciência da Botânica é muito mal apresentada a alunos do Ensino Médio. (mais…)(mais...)