C56FD3AD-BBC2-46A6-917F-C045CE8571C8

:Ciência não é gasto!

Hoje o publicitário Nizan Guanaes se juntou a nós cientistas, cedendo seu espaço semanal na Folha de São Paulo para insistirmos no nosso bordão: ciência não é gasto, ciência é investimento! (mais…)(mais...)

supe humanosss

:Nós, super-humanos

“A biotecnologia vai criar desigualdades”, disse a aluna do ensino médio depois de ouvir minha aula sobre as novidades das pesquisas em genética, genomas e células-tronco. “Sim, professora, porque quem vai ter acesso a essas tecnologias médicas sofisticadas? Só uma classe privilegiada! Is(mais...)

IMG_2401

:Terapia, budismo e algumas lições

Às vésperas de fazer 80 anos, minha mãe me pediu de presente que fizéssemos uma “terapia” de mãe/filha. (mais…)(mais...)

lygia mulher

:O ciclo da vida feminina

Não percam hoje, na Folha. Tati Bernardi, grávida, descrevendo sua busca por um(a) ginecologista/obstetra, e as barbaridades que experimentou em seu périplo.  Ela me inspirou a contar a minha história de outra fase do ciclo reprodutivo feminino. Aí vai! (mais…)(mais...)


livro A Primeira Chance

:A perversa loteria da vida

Semana passada em artigo na Folha de São Paulo, o médico Miguel Srougi falou da derrocada de nossa sociedade e a decorrente miséria e falta de oportunidades dos brasileiros. (mais…)(mais...)

IMG_0886

:Aquários e zoológicos ainda fazem sentido?

Tudo começou quando levei minha filhota de 4 anos numa festinha cujo tema era “Procurando Nemo”, e de lembrancinha ela ganhou... um peixinho dourado num saco plástico! (mais…)(mais...)

fatherhood

:Ser bom pai é genético?

No século do DNA, tudo é culpa da genética. Se comemos demais é porque nossos ancestrais da Idade da Pedra passavam fome, e só sobreviveram aqueles com genes glutões que, quando surgia a oportunidade, caíam de boca no mamute abatido. (mais…)(mais...)

oceano 1

:Fotos maravilhosas homenageiam o Oceano

"Como é inapropriado chamarmos este planeta de Terra, quando ele é claramente Oceano".  (mais…)(mais...)

sequenciaram o genome

:Tenha filhos, plante uma árvore, escreva um livro

Tenha filhos, plante uma árvore, escreva um livro. Escrevi. Três. Explicando na linguagem mais simples possível o genoma humano, clonagem e células-tronco. (mais…)(mais...)

abraço

:O poder do abraço

Mais um dia de USP.  Mas este tinha se tornado um dia daqueles… Primeiro, descubro que um grupo está para publicar um trabalho parecido com o que estou desenvolvendo há dois anos com uma turma do Rio. (mais…)(mais...)

crack

:Crack, internação compulsória e a dignidade

Em meio à polêmica da internação compulsória de usuários de crack da Cracolândia, o Dr Drauzio Varela deu uma entrevista de extrema lucidez à Folha de São Paulo nesta semana.  (mais…)(mais...)

neuroCare_neuroConn_tDCS

:A ciência contra a corrupção

Pois é, escrever sobre o quê no grande tema da ciência que seja relevante para o momento terrivelmente histórico que estamos vivendo?  Que tal sobre a biologia da honestidade?!! (mais…)(mais...)

3 gerações

:Flashback – ou por que o Brasil não muda

“Mãe, o Brasil tem que parar de só produzir bens primários!  Devemos produzir bens manufaturados, que têm muito mais valor!”, exclamou minha filha de 14 anos durante o jantar.  (mais…)(mais...)

embriao transparente

:A admirável metamorfose do ser humano

Quando criança, eu era fascinada com a metamorfose que transformava uma lagarta em borboleta – e mais tarde com toda sua simbologia. Que mistérios aconteciam dentro da pupa que reorganizavam a matéria orgânica da lagarta em um ser tão diferente, mas geneticamente o mesmo, a borboleta? (mais&h(mais...)

FB

:Facebook rompe o trancaço na USP!

Pois é, quarta-feira teve “trancaço” na USP...  Sindicatos mobilizaram alguns funcionários, docentes e alunos, que fizeram uma barreira no portão principal, impedindo a entrada até as 11:30 da manhã.  (mais…)(mais...)

Como-Surgiu-o-Dia-Internacional-da-Mulher-–-História-24-630x340

:Precisamos do Dia Internacional da Mulher?

  Confesso que me irrita um pouco esse negócio de termos um dia “nosso”, e os mil whatsapps com flores, músicas, corações, piadas ridicularizando os homens, e tudo mais que recebo durante esse dia todo.  Receber parabéns então, sei lá bem o porquê, mas acho uma besteirada, uma f(mais...)

somos brasil

:Somos Brasil

Ano passado fui convidada para participar de um projeto de arte (!!!) bem bacana – o “Somos Brasil”, do fotógrafo Marcus Lyon. (mais…)(mais...)

gracinha

:As gracinhas de meus alunos

Outro dia recebi um whatsapp com essas gracinhas que alunos disseram em sala de aula – gracinhas mesmo, dei risada e pensei: “Ah, eu teria dado um ponto pela criatividade e senso de humor!”. (mais…)(mais...)

celulas

:A outra face das células-tronco

Quando falamos em células-tronco, todo mundo pensa em terapias milagrosas que devolverão os movimentos a paralíticos, regenerarão nossos órgãos como o coração e o fígado, e nos livrarão de doenças como diabetes, Parkinson e Alzheimer. (mais…)(mais...)

img_5322

:Quer viver para sempre? Filtro solar!

Pasmem, mas se proteger do sol é coisa relativamente recente... (mais…)(mais...)

transf

:O Duelo dos Transformadores

O primeiro a que assisti foi em junho deste ano, em São Francisco. Eu estava participando de um congresso internacional sobre células-tronco, que reunia 3600 cientistas de 55 países dedicados a melhorar a qualidade de vida humana através do estudo dessas células curinga. (mais…)(mais...)

poder-do-agora

:Você pensa demais?

A primeira lembrança que tenho desse desconforto é da minha adolescência, onde de vez em quando eu me ressentia por “pensar demais...”, e por isso me divertir menos que muitas de minhas amigas (ou, eu achava que era por isso que eu me divertia menos). (mais…)(mais...)