Basquiat _ Baby Boom (1982)

:Back to the 80’s

“Os anos 80 voltaram a ser grandes". Essa foi a declaração de Wendy Cromwell sobre a edição na Suíça da feira de arte Art Basel, que acabou semana passada. Ela está certa. (mais…)(mais...)

IMG_9971

:A união traz a cor

Andam falando muito da cor cinza. Resolvi então contemplar outras cores. (mais…)(mais...)

instalação Order

:Design em Clerkenwell: a Londres quase escondida

Na semana passada, acabou em Londres a Semana de Design de Clerkenwell. Confesso que eu não conhecia o evento – já na sua oitava edição – com mostras e instalações que tomam conta dessa região da cidade, mas adorei. (mais…)(mais...)

Bordado feito pelo Grupo Janela Carioca, do Morro de Santa Maria, no Rio

:A casa bordada

O bordado é uma das técnicas que mais me chama atenção no trabalho artesão brasileiro e eu sou apaixonada por ele! Acho uma sutileza que diz muito sobre a identidade nacional. Imagina então uma casa inteira bordada? (mais…)(mais...)


Mark Bradford in his studio

:Veneza: começou a Bienal

O circuito internacional de arte anda muito agitado. E não é por acaso.  Um dos maiores encontros de arte do mundo começou esse fim de semana. Trata-se da 57ª edição da Bienal de Veneza. (mais…)(mais...)

O governador Geraldo Alckmin  participou da inauguração da Japan House, com a precença do presidente Michel Temer.  Foto: Mastrangelo Reino/A2IMG

:Bambu: do Japão para o mundo

Na semana passada, eu visitei um projeto que, confesso, estava muito ansiosa para conhecer. Trata-se de uma casa de 2500m2: a Japan House. Isso mesmo: um pedacinho da cultura japonesa (que eu amo!) em São Paulo, mais exatamente na Avenida Paulista. (mais…)(mais...)

Teresinha Soares em seu ateliê em 1968

:Quem tem medo de Teresinha Soares?

Depois de uma viagem rápida por Nova York, finalmente estou de volta a São Paulo. Viajar é uma delícia, mas estar em casa é tão aconchegante! Ficar de pijama... nesse friozinho paulistano, então! Tem coisa melhor? (mais…)(mais...)

1. Pintura (Painting) LP 0012

:Lygia Pape: uma carioca no MET

Estou em Nova York. Vim para cá por vários motivos. Mas, confesso: um dos meus maiores interesses era conferir a exposição sobre a carioca Lygia Pape, em cartaz no Met Breuer. (mais…)(mais...)

amnh_sleepover2

:A cidade dorme (embaixo de uma baleia)

Você pode até não gostar, mas Nova York é Nova York. O que tem lá dificilmente você encontra em outro lugar do mundo. Pois então, a cidade-que- nunca-para reinventou até a hora de parar. (mais…)(mais...)

Albano Afonso, da Casa Triângulo

:SP – Arte: um diário de bordo

Verdade seja dita: eu fico bastante empolgada em época de SP-ARTE. Além dos encontros com pessoas maravilhosas, o evento traz um respiro para o mercado de arte e também para o próprio processo criativo. Enfim... inspira! Tem coisa melhor?! (mais…)(mais...)

16885032967_edfce2b366_o

:SP-Arte: um case de sucesso

Vamos falar de coisa boa, vamos falar de arte... ou melhor: de arte em São Paulo! Assunte-se, porque o começo do mês de abril é superespecial para o mercado de arte da cidade. O motivo principal é o Festival Internacional – também conhecido como SP-Arte, cujo epicentro é o evento que aconte(mais...)

chandigarh 1

:Le Corbusier, urbanismo e a Índia

Nascido na Suíça, naturalizado francês, Charles Edouard Jeanneret-Gris, que ficou popularmente conhecido como Le Corbusier, foi um homem definitivamente a frente do seu tempo. Marco no século XX, ele reúne grandes méritos na arquitetura modernista. Alguns bem peculiares. Um deles é seu envolv(mais...)

:Abstract: o design e os seus sentidos

  Foi com muito espanto que outro dia achei no catálogo da Netflix uma série documental sobre... design! Uma surpresa mais do que positiva. Pode pegar o caderninho e anotar, porque a dica é boa. (mais…)(mais...)

KANARIECLUB_CROP_2

:Kanarie Club: um século de multiuso

Uma das coisas que mais me chama atenção na Europa é a praticidade que eles têm para se apropriar do espaço público e, consequentemente, ressignificar o uso desses lugares. (mais…)(mais...)

10Dutch1-superJumbo

:O novo destino dos presídios na Holanda

Bom se esse fosse o nosso problema... é que a Holanda está com uma escassez de prisioneiros, isto é, excesso de celas não utilizadas. Solução? São duas. A primeira é alugar suas prisões para a Bélgica e a Noruega. A segunda, transformar antigas prisões em centros de habitação. Perfeito!(mais...)

designer Ulla-Johnson 2

:O que é apropriação cultural na moda?

Cá entre nós, uma das melhores coisas do verão é usar pouca roupa. É ou não é verdade?! Eu, pelo menos, amo usar aquelas peças bem leves. Sabe aqueles vestidões ou kaftans largões? Amo e não nego! (mais…)(mais...)

iemanja

:2 de fevereiro: de branco para Iemanjá

Eu fico maravilhada com a cultura brasileira. Sobretudo a baiana! Não é de hoje que tenho uma grande admiração pelo universo cultural brasuca. Mas verdade seja dita: um dos rituais mais lindos que nós temos é o dia de Iemanjá em Salvador. (mais…)(mais...)

RETRATO_Francis_Picabia,_1919,_Danse_de_Saint-Guy,_The_Little_Review,_Picabia_number,_Autumn_1922

:Multifacetado: curiosidades sobre Francis Picabia

Eu sempre me interessei pela vida dos artistas. A história de alguns deles acaba revelando escolhas muito interessantes que apontam para um determinado estilo artístico. (mais…)(mais...)

Tian Shan

:Cazaquistão, Azerbaijão, o Oriente e seus segredos

Não adianta... o Oriente sempre me surpreende. A bola da vez é o Cazaquistão. O jornal The New York Times apontou Astana, a capital do país, como um dos lugares a serem descobertos em 2017. Nunca passei por lá, mas curiosidade não falta. E história também, né? (mais…)(mais...)

Running Fence

:Só a arte salva

Só a arte salva. Na semana passada, me chamou atenção que uma das petições com mais assinaturas enviadas a Donald Trump, o novo presidente americano, foi a feita pelo Luis Camnitzer. (mais…)(mais...)

Praia da Barrinha

:Sol como testemunha: as novas rotas do verão

  Não tem como negar: o verão chegou! Na correria de fim de ano, você até esquece de pesquisar com afinco os novos destinos para aproveitar o sol de uma das melhores estações do Brasil. E parece que boas opções não faltam. É impressão minha ou de fato apareceram novas rotas para o(mais...)

tschabalala-4

:A nova geração em ascensão

O que mais se observou no universo das artes esse ano foi a queda no mercado de obras. O motivo? Simples: a famigerada crise. Como era de se esperar, as contrações da economia mundial alcançaram também o circuito da arte. (mais…)(mais...)