5C9F4512-9479-4BAA-BA17-EE7B8EB40952

:Um bom lugar pra ler um livro… na China!

Não é novidade para ninguém que eu sou fã assídua de bibliotecas. (mais…)(mais...)

amsterdam sauer e tarô

:Amuleto: conheça as joias inspiradas no tarô

Quando se pensa em jogos divinatórios, que dizem trazer uma determinada visão sobre o futuro, o baralho de tarô é um dos instrumentos mais conhecidos. E ele agora inspira uma coleção de joias. (mais…)(mais...)

46A1620C-F617-4700-A956-E5AA55E2503C

:Que tal acampar?

Em sua próxima viagem, ao invés de se hospedar em um hotel ou alugar uma casa com a família e os amigos, porque não apostar em um acampamento? Isso mesmo: a moda agora é o tal do “glamping”, junção das palavras glamour e camping. (mais…)(mais...)

16D2F83C-CB13-4C3B-8C4D-F878FA080800

:Mais um motivo para ir a Marrakesh

Depois de muita especulação (e muita festa) finalmente foi inaugurado o Museu Yves Saint Laurent, na cidade de Marrakesh, no Marrocos. (mais…)(mais...)


Ai Weiwei

:Ai Weiwei ataca novamente

Quem lembra da instalação com coletes salva-vidas nas colunas de Konzerthaus, em Berlim? Ou ainda da exposição Laundromat, em Nova York, com as roupas de refugiados da Grécia em uma espécie de loja de varejo? Ambas são obras do artista chinês Ai Weiwei, que tem um trabalho sério apontando p(mais...)

desfile Chanel

:A moda como refúgio

Karl Lagerfeld disse uma vez que “moda é uma linguagem que se cria com roupas para interpretar a realidade”. Concordo, mas eu diria mais. (mais…)(mais...)

fundação Serralves

:Serralves: uma visita obrigatória no Porto

Voltar para casa depois de uma viagem é sempre bom. Mas existe um período logo após a chegada que me agrada em especial. (mais…)(mais...)

livro Libraries by Candida Höfer

:As bibliotecas mais lindas do mundo

Quais são as bibliotecas mais lindas do mundo? Mesmo em tempos de iPad e do tal do touch, as bibliotecas continuam funcionando como verdadeiras fortalezas do conhecimento. Claro, fortalezas bem charmosas. (mais…)(mais...)

Vale

:Lugares imperdíveis pelo vale do Douro

Passei esse mês na Europa. Na parte final da viagem, tive o prazer de ficar na parte portuguesa do vale do Douro, que fica ao norte do país. Embora nasça na Espanha, o Rio Douro tem sua maior parte em Portugal – uma região híbrida entre os dois países ibéricos que só visitando para entende(mais...)

comprar fotografia

:Cuidados na hora de comprar uma fotografia

Finalmente agosto acabou. Uma coisa que me marcou esse mês foi o sucesso da 11ª edição da SP-Arte/Foto, a feira internacional de fotografia de São Paulo que rolou na semana passada. (mais…)(mais...)

EH_col_scan_calderjewl-neck1b 001

:Calder, o joalheiro

Quando se pensa em Alexander Calder é quase impossível não lembrar de seus móbiles. Aquelas esculturas maravilhosas que, quando instaladas, projetam imagens e até sons. É realmente algo muito pontual (e inspirador) no percurso da arte. Não à toa, o Whitney Museum, em Nova York, está com a e(mais...)

_LITHOL - Untitled (Red, Orange), 1968 by Mark Rothko

:A história do vermelho na arte

Eu gosto de cores. Não seria nada sem elas. Em tempos cinzentos, nos quais offwhite ou preto parecem ser as únicas opções, é preciso se posicionar: pois então, eu fico com o colorido. Não à toa, muito me chamou atenção o livro que o historiador francês Michel Pastoureau lançou ano passad(mais...)

estampa Frank Wright

:Frank Lloyd Wright: um verdadeiro influencer

Se Frank Lloyd Wright estivesse vivo, no dia 8 de junho desse ano ele teria comemorado 150 anos. Essa informação não faria nenhuma diferença se esse não fosse o motivo que estimulou o MoMA a organizar a maior exposição do arquiteto americano – e uma das principais referências culturais do(mais...)

Bari vale

:Puglia: um outro lado da Itália

Sabe o que seria o salto da bota do mapa da Itália? Então, essa é uma região conhecida como Puglia. Em português, ela também é chamada de Apúlia. Assunte-se, porque a Puglia é o novo destino do verão europeu. (mais…)(mais...)

IMG_0839

:Todos querem Portugal

Não sei exatamente o que acontece, mas, nos últimos três anos, parece que Portugal é o lugar onde todo mundo quer estar – até mesmo se for para passar uma pequena temporada durante o verão europeu. (mais…)(mais...)

No fim da exposição, a marca de papel lançou de um helicóptero pedaços de papel com a cor escolhida pelo público

:Marrs Green: a cor favorita do mundo

Muito se especula sobre gostos e preferências. Há de se concordar, no entanto, que existe um limite para esse tipo de discussão. (mais…)(mais...)

foto 3

:A primeira cidade-floresta do mundo

Que a palavra de ordem é sustentabilidade, todo mundo já está cansado de ouvir. Mas daí a realmente conseguir desenvolver soluções sustentáveis no que tangencia a arquitetura e o urbanismo é outra história. (mais…)(mais...)

Basquiat _ Baby Boom (1982)

:Back to the 80’s

“Os anos 80 voltaram a ser grandes". Essa foi a declaração de Wendy Cromwell sobre a edição na Suíça da feira de arte Art Basel, que acabou semana passada. Ela está certa. (mais…)(mais...)

IMG_9971

:A união traz a cor

Andam falando muito da cor cinza. Resolvi então contemplar outras cores. (mais…)(mais...)

instalação Order

:Design em Clerkenwell: a Londres quase escondida

Na semana passada, acabou em Londres a Semana de Design de Clerkenwell. Confesso que eu não conhecia o evento – já na sua oitava edição – com mostras e instalações que tomam conta dessa região da cidade, mas adorei. (mais…)(mais...)

Bordado feito pelo Grupo Janela Carioca, do Morro de Santa Maria, no Rio

:A casa bordada

O bordado é uma das técnicas que mais me chama atenção no trabalho artesão brasileiro e eu sou apaixonada por ele! Acho uma sutileza que diz muito sobre a identidade nacional. Imagina então uma casa inteira bordada? (mais…)(mais...)

Mark Bradford in his studio

:Veneza: começou a Bienal

O circuito internacional de arte anda muito agitado. E não é por acaso.  Um dos maiores encontros de arte do mundo começou esse fim de semana. Trata-se da 57ª edição da Bienal de Veneza. (mais…)(mais...)