chandigarh 1

:Le Corbusier, urbanismo e a Índia

Nascido na Suíça, naturalizado francês, Charles Edouard Jeanneret-Gris, que ficou popularmente conhecido como Le Corbusier, foi um homem definitivamente a frente do seu tempo. Marco no século XX, ele reúne grandes méritos na arquitetura modernista. Alguns bem peculiares. Um deles é seu envolv(mais...)

:Abstract: o design e os seus sentidos

  Foi com muito espanto que outro dia achei no catálogo da Netflix uma série documental sobre... design! Uma surpresa mais do que positiva. Pode pegar o caderninho e anotar, porque a dica é boa. (mais…)(mais...)

KANARIECLUB_CROP_2

:Kanarie Club: um século de multiuso

Uma das coisas que mais me chama atenção na Europa é a praticidade que eles têm para se apropriar do espaço público e, consequentemente, ressignificar o uso desses lugares. (mais…)(mais...)

10Dutch1-superJumbo

:O novo destino dos presídios na Holanda

Bom se esse fosse o nosso problema... é que a Holanda está com uma escassez de prisioneiros, isto é, excesso de celas não utilizadas. Solução? São duas. A primeira é alugar suas prisões para a Bélgica e a Noruega. A segunda, transformar antigas prisões em centros de habitação. Perfeito!(mais...)


designer Ulla-Johnson 2

:O que é apropriação cultural na moda?

Cá entre nós, uma das melhores coisas do verão é usar pouca roupa. É ou não é verdade?! Eu, pelo menos, amo usar aquelas peças bem leves. Sabe aqueles vestidões ou kaftans largões? Amo e não nego! (mais…)(mais...)

iemanja

:2 de fevereiro: de branco para Iemanjá

Eu fico maravilhada com a cultura brasileira. Sobretudo a baiana! Não é de hoje que tenho uma grande admiração pelo universo cultural brasuca. Mas verdade seja dita: um dos rituais mais lindos que nós temos é o dia de Iemanjá em Salvador. (mais…)(mais...)

RETRATO_Francis_Picabia,_1919,_Danse_de_Saint-Guy,_The_Little_Review,_Picabia_number,_Autumn_1922

:Multifacetado: curiosidades sobre Francis Picabia

Eu sempre me interessei pela vida dos artistas. A história de alguns deles acaba revelando escolhas muito interessantes que apontam para um determinado estilo artístico. (mais…)(mais...)

Tian Shan

:Cazaquistão, Azerbaijão, o Oriente e seus segredos

Não adianta... o Oriente sempre me surpreende. A bola da vez é o Cazaquistão. O jornal The New York Times apontou Astana, a capital do país, como um dos lugares a serem descobertos em 2017. Nunca passei por lá, mas curiosidade não falta. E história também, né? (mais…)(mais...)

Running Fence

:Só a arte salva

Só a arte salva. Na semana passada, me chamou atenção que uma das petições com mais assinaturas enviadas a Donald Trump, o novo presidente americano, foi a feita pelo Luis Camnitzer. (mais…)(mais...)

Praia da Barrinha

:Sol como testemunha: as novas rotas do verão

  Não tem como negar: o verão chegou! Na correria de fim de ano, você até esquece de pesquisar com afinco os novos destinos para aproveitar o sol de uma das melhores estações do Brasil. E parece que boas opções não faltam. É impressão minha ou de fato apareceram novas rotas para o(mais...)

tschabalala-4

:A nova geração em ascensão

O que mais se observou no universo das artes esse ano foi a queda no mercado de obras. O motivo? Simples: a famigerada crise. Como era de se esperar, as contrações da economia mundial alcançaram também o circuito da arte. (mais…)(mais...)

dol_9524-cortado

:Um brinde ao patrimônio nosso de cada dia

Que a cultura brasileira é multifacetada não é novidade. O que pouca gente sabe é que o termo “cultura” abrange também a produção de artesanato. Sim, isso mesmo. Tomou nota?! O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), por exemplo, reconhece alguns desses elemento(mais...)

vivienne

:O lado secreto de Paris

  Tem coisa melhor do que viajar e descobrir cantinhos quase secretos, longe das rotas turísticas e ainda com registro histórico? Pois bem, você pode encontrar esse combo no centro de Paris, pertinho do Louvre e do lindo Jardin des Tuileries: por lá, existem 17 passagens secretas no meio(mais...)

amt_desviantes_eden_gal_vermelho_2011_lamenhaf_13s

:A mineirice de Ana Maria Tavares

  O bom filho à casa torna. É o caso da artista Ana Maria Tavares, que, depois de 35 anos de sua primeira individual, volta para a Pinacoteca com uma retrospectiva de fôlego na exposição “No lugar mesmo: uma antologia de Ana Maria Tavares”. (mais…)(mais...)

obra-no-art-basel

:Miami: cidade artsy

Miami não é minha cidade preferida dos EUA. Mas verdade seja dita: é inegável que a edição da Art Basel por lá é a maior feira de arte do país – e provavelmente a mais importante para o mercado latino-americano. Não à toa, o evento desse ano, que acabou ontem (4), reuniu 269 expositores(mais...)

chanel-fancy-crochet-accordian

:Fio a Fio: alta temporada de crochês

Se tem uma coisa que aprendi durante esses anos é que crochê nunca sai de moda. Vira e mexe alguém aposta no bom e velho trançado. (mais…)(mais...)

img_5228

:David Hockney, com orgulho

“Não sou antissocial, só estou muito surdo”, foi assim que David Hockney se justificou por não gostar mais de sair de casa. (mais…)(mais...)

ettore-sottsass

:In Memphis we trust!

“La vita non mi interessa niente, mi interessa l'esistenza”. Essa frase poderia ser de um roteiro de Almodóvar, mas não... (mais…)(mais...)

trump-x-hilary-singing

:Trump e Hillary: I want you?

O outono em Nova York é realmente algo peculiar. Sobretudo no Brooklyn, onde a rotina americana parece ser de fato mais pulsante. (mais…)(mais...)

burning-man-the-pier-group-embrace-2014-8

:Burning Man: mais do que um ritual, uma obra unificada

  Todo ano, desde 1986, entre agosto e setembro, um grupo de pessoas se reúne no deserto Black Rock, em Nevada. O motivo é o festival de arte Burning Man. (mais…)(mais...)

trevelyan_betweenthelines_021-crop-1500x0

:Não precisa cruzar o Atlântico

Em 2006, Julien Lombrail e Loic Le Gaillard fundaram na região do Chelsea, em Londres, a galeria de arte e design Carpenters Workshop. (mais…)(mais...)

jv00117

:Joana Vasconcelos e o crochê ressignificado

Existe uma graça no trabalho com crochê que sempre me chamou atenção. É uma paixão antiga... (mais…)(mais...)